page--front.tpl.php

Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental

Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 20/11/2024 - Das 18:30 às 21:30
  • 22/11/2024 - Das 18:30 às 21:30
  • 23/11/2024 - Das 10:00 às 13:00
  • 27/11/2024 - Das 18:30 às 21:30
  • 29/11/2024 - Das 18:30 às 21:30
  • 30/11/2024 - Das 10:00 às 13:00
  • 06/12/2024 - Das 18:30 às 21:30
  • 07/12/2024 - Das 09:00 às 13:00
  • DURAÇÃO
    25H
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    INVESTIMENTO
    €245

    Detalhe/Condições de investimento

    Fatura

    Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

    Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

     

    Possibilidade de fracionamento

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso. 
    • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

     

    Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

    Número máximo de inscrições - 20 vagas

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção de Saúde Mental 

    Destinatários

    • Psicólogos, educadores, enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e licenciados em reabilitação psicomotora, educação física, desporto e ciências sociais e humanas.

    Objetivos do curso

    • Promover um diálogo mais próximo entre a escola e os restantes contextos;
    • Promover comportamentos promotores de saúde mental nos diversos contextos de vida dos jovens em idade escolar;
    • Promover a participação e envolvimento da escola, comunidade e família na promoção da saúde mental dos jovens em idade escolar;
    • Promover a saúde mental de crianças e adolescentes em idade escolar.

    Percurso de aprendizagem

    1. Impacto da família na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes

    • Influência da família na saúde mental das crianças e adolescentes.
    • Promoção da saúde mental e a família.


    2. Impacto dos amigos na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes

    • Influência dos amigos na saúde mental das crianças e adolescentes;
    • Promoção da saúde mental e os pares.

    3. Impacto da escola na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes

    • Influência da escola na saúde mental das crianças e adolescentes.
    • Promoção da saúde mental e a escola.


    4. Impacto da comunidade na promoção da saúde mental de crianças e adolescentes

    • Influência da comunidade na saúde mental das crianças e adolescentes.
    • Promoção da saúde mental e a comunidade.


    5. Estratégias de promoção da saúde mental de crianças e adolescentes nas escolas, na família, na comunidade

    • Estratégias de promoção da saúde mental na família:
    • Estratégias de promoção da saúde mental entre os pares;
    • Estratégias de promoção da saúde mental na escola;
    • Estratégias de promoção da saúde mental na comunidade.

    Estratégia pedagógica

    Método expositivo, método de casos, método demonstrativo.

     

    Avaliação De Conhecimentos

    • Trabalho de grupo. 

    Equipa pedagógica

    Gina Tomé
    Psicóloga Educacional, Psicóloga Clinica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Investigadora Pos Doc pela FMH -UL. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Saúde Mental, Resiliência, Promoção das Competências Pessoais e Sociais, Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência, Relação dos Adolescentes com o Grupo de Pares. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH-UL

     

    Paulo Gomes

    Psicólogo; Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas; e Estudos Avançados em Ciências da Educação. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, tendo reconhecido a especialidade geral em Psicologia Clínica e da Saúde e as especialidades avançadas em Psicoterapia, Coaching Psicológico e Psicologia do Desporto. Elevada experiência no desenvolvimento de programas de formação para a promoção da coesão de equipa, comunicação, liderança, competências emocionais e relacionais. Os seus interesses estão focados no Bem-estar, Otimismo, Resiliência, Desempenho e Performance. Investigador do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social,FMH/ULisboa.

    Certificado e Acreditação

    Certificado

    O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

    O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

    Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total. 

     

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

     

     

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador. 

    Pós Graduação Modular

    Este curso integra a Pós-Graduação em Saúde Mental em Contexto Escolar. Da promoção à prevenção. 

     

     

    Plano de Estudos 

     

    MódulosHoras de contactoHoras de trabalho autónomoECTSMais Informações
    Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar25h50h3Saiba Mais
    Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental25h50h3Saiba Mais
    Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar25h50h3Saiba Mais
    Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens - Saúde mental e bem-estar dos jovens25h50h3Saiba Mais
    Seminário25h50h4 

     

     

    Regime de transição 

     

    O regime de transição destina-se a todos os formandos/alunos que iniciaram o percurso curricular desta pós-graduação e que em 2022 não tenham concluído, com aproveitamento, os 4 módulos do antigo plano curricular.

    Este regime visa garantir a aplicação de regras para garantir a equivalência em horas de estudo, bem como a correspondência na creditação de 16 ECTS.