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Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar

Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 16/11/2026 - Das 18h30 às 22h
  • 18/11/2026 - Das 18h30 às 21h30
  • 20/11/2026 - Das 18h30 às 21h30
  • 23/11/2026 - Das 18h30 às 21h30
  • 25/11/2026 - Das 18h30 às 21h30
  • 27/11/2026 - Das 18h30 às 21h30
  • 02/12/2026 - Das 18h30 às 21h30
  • 04/12/2026 - Das 18h30 às 22h00
  • DURAÇÃO
    25H
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom | Moodle | Secretaria Online (Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas para aceder.)
    INVESTIMENTO
    €245

    Detalhe/Condições de investimento

    Fatura

    Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

    Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

     

    Possibilidade de fracionamento

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso.
    • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

     

    Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Sim

    Descrição

    Nos últimos anos as perturbações mentais em crianças e jovens têm aumentado, tendo a sua prevalência sido impulsionada pelo período pandémico. A sua persistência constitui um dos principais preditores dos problemas de saúde mental na idade adulta, com elevados custos sociais e económicos para as comunidades e sociedade em geral.


    As evidências científicas destacam a importância de agir preventivamente e de promover a saúde mental em contexto escolar. Desde que bem implementados, os programas promotores da saúde mental evidenciam resultados estáveis e duradouros no desenvolvimento saudável e bem-estar mental das crianças, jovens, famílias e comunidades (OPP, 2014).


    Se os programas, em contexto escolar, forem desenhados com o propósito de incrementarem os fatores de proteção e minimizarem os fatores de risco da doença mental, está-se simultaneamente a prevenir futuras perturbações, a criar condições para ajudar quem apresenta sintomas, e a promover a literacia em saúde mental. Intervir em contexto escolar é uma oportunidade única para abranger grupos alargados de crianças e jovens, cujos custos controlados e reduzidos, incorrem em benefícios significativos a prazo.

    Destinatários

    Psicólogos, educadores enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e licenciados em reabilitação psicomotora, educação física, desporto e ciências sociais e humanas. 

    Objetivos do curso

    • Desenvolver estratégias promotoras de fatores de proteção na área da saúde mental, em crianças e adolescentes em idade escolar;
    • Desenvolver estratégias preventivas dos fatores de risco para a saúde mental, em crianças e adolescentes em idade escolar.

    Percurso de aprendizagem

    Módulo 1 – Saúde Mental na Infância e Adolescência

    Conceitos e definições de saúde mental

    Indicadores de bem-estar e de sofrimento em crianças e jovens

     

    Módulo 2 – Fatores de Risco

    Tipologias de fatores de risco em contexto escolar (bullying, exclusão social, pressão académica, ausência de suporte familiar, violência, estigma, etc.)

    Processos de vulnerabilidade e consequências para a saúde mental

     

    Módulo 3 – Fatores de Proteção e Resiliência

    Definição e tipologia de fatores de proteção (família, escola, comunidade, redes de apoio, autoestima, competências socioemocionais)

    Desenvolvimento de resiliência, autorregulação e competências socioemocionais

     

    Módulo 4 – Intervenção e Prevenção em Contexto Escolar

    Estratégias de prevenção de risco e promoção de proteção na escola

    Planeamento de intervenções, programas escolares e boas práticas

    Instrumentos de avaliação e monitorização

    Estratégia pedagógica

    Estratégia pedagógica centrada na mobilização dos recursos de conhecimento dos participantes e na respetiva capacidade reflexiva para integrar os novos conhecimentos, no âmbito dos modelos teóricos.

     

    Avaliação De Conhecimentos 

    • Trabalho de grupo. 

    Equipa pedagógica

    Gina Tomé
    Psicóloga Educacional, Psicóloga Clinica e da Saúde, Especialidade avançada de Psicoterapias e Psicologia Comunitária. Mestre em Terapias Comportamentais e Cognitivas, Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Investigadora Pos Doc pela FMH -UL. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Saúde Mental, Resiliência, Promoção das Competências Pessoais e Sociais, Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco na Adolescência, Relação dos Adolescentes com o Grupo de Pares. Coordenadora do Projeto ES´COOL – Promoção da Saúde Mental nas Escolas/Equipa Aventura Social, FMH-UL

     

    Cátia Branquinho
    Psicóloga Clínica e da Saúde, Mestre em Psicologia Clínica, é Doutoranda em Ciências da Educação. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social e do Instituto de Saúde Ambiental – ISAMB, Faculdade de Medicina-UL, é membro da rede Health Behaviour in School-aged Children / Organização Mundial de Saúde (OMS). Coordenadora executiva do Projeto Dream Teens

    Certificado e Acreditação

    Certificado 

    O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

    O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

    Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

     

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

     

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

    Pós Graduação Modular

    Este curso integra a Pós-Graduação em Saúde Mental em Contexto Escolar. Da promoção à prevenção. 

     

     

    Plano de Estudos 

     

    MódulosHoras de contactoHoras de trabalho autónomoECTS*Mais Informações
    Promoção da Saúde Mental em Contexto Escolar25h50h3Saiba Mais
    Papel da Família, Comunidade, Amigos e Escola na Promoção da Saúde Mental25h50h3Saiba Mais
    Fatores de Risco e de Proteção da Saúde Mental em Contexto Escolar25h50h3Saiba Mais
    Impacto da Saúde Mental no Comportamento dos Jovens - Saúde mental e bem-estar dos jovens25h50h3Saiba Mais
    Seminário5h90H estudo autónomo + 3h Orientação Tutorial (síncrona ou assíncrona)4

    Saiba Mais

     

     

    Regime de transição 

     

    O regime de transição destina-se a todos os formandos/alunos que iniciaram o percurso curricular desta pós-graduação e que em 2022 não tenham concluído, com aproveitamento, os 4 módulos do antigo plano curricular.

    Este regime visa garantir a aplicação de regras para garantir a equivalência em horas de estudo, bem como a correspondência na creditação de 16 ECTS.

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