page--front.tpl.php

Linguagem

Linguagem
DURAÇÃO
18
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom

Detalhe/Condições de investimento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação.

 

 

Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Sim

Descrição

Este curso integra a Pós-Graduação Modular em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem. 

A pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem pretende capacitar os formandos para a compreensão dos fatores individuais, contextuais e socioemocionais subjacentes ao desenvolvimento e aprendizagem da linguagem e fala, da linguagem escrita, e da matemática.

Pretende-se que os formandos possam conhecer, aprender a sinalizar e adquirir estratégias que lhes permitam intervir no desenvolvimento normotípico e nos casos em que se verifiquem atrasos, alterações, desvios e patologias no decurso desenvolvimental, com particular ênfase na discalculia e dislexia.

Destinatários

  • Educadores de infância, professores, psicólogos e agentes educativos. 
  • Finalistas do mestrado integrado de Psicologia e de 2ºs ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1º ciclo em Psicologia ou Ciências Psicológicas). 

Objetivos do curso

  • Definir e descrever as principais fases do desenvolvimento da linguagem nos seus diferentes domínios: fonologia, morfossintaxe, semântica e pragmática; 
  • Conhecer os contextos, estratégias e atividades potencializadoras do desenvolvimento da linguagem;
  • Analisar e identificar estratégias de intervenção relativamente às principais alterações no desenvolvimento da linguagem. 

Percurso de aprendizagem

1. Linguagem 

  • Teorias e processos de aquisição e desenvolvimento da linguagem.

2. Principais domínios da linguagem 

  • Fonologia: períodos críticos, sinais de alerta e estratégias promotoras. Morfossintaxe: períodos críticos, sinais de alerta e estratégias promotoras. Semântica: períodos críticos, sinais de alerta e estratégias promotoras. Pragmática: períodos críticos, sinais de alerta e estratégias promotoras.

3. Alterações da linguagem 

  • Atraso, desvio e limitações no desenvolvimento da linguagem. Perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem.

Estratégia pedagógica

Recursos aos métodos expositivo, ativo através da análise e discussão de casos em grupo sobre práticas e estratégias de intervenção.

 

Avaliação Das Aprendizagens: 

  • Trabalho Escrito Individual; 

Equipa pedagógica

Miguel Mata Pereira
Psicólogo especialista em Psicologia da Educação. Doutorado em Ciências da Educação e da Formação pela Universidade de Toulouse 2, le Mirail

 

Jaqueline Carmona

Licenciada em Linguística pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas pela Universidade Nova De Lisboa e Pós-Graduada em Fluency Disorders, pela Thomas Moore University, anterior Lessius (2008). Terapeuta da Fala e Professora na Escola Superior de Saúde do Alcoitão (ESSA)

Certificado e Acreditação

Certificado

Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.

 

Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

 

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsfot Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

Pós Graduação Modular

Este curso integra a Pós-Graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem https://fi.ispa.pt/pt-pt/fi/pos-graduacoes-modulares/psicologia/pos-graduacao-em-linguagem-e-dificuldades-de-aprendizagem

 

Plano de estudos:

 

MódulosHoras de contactoHoras trabalho autónomoECTS
Linguagem18h27h2
Linguagem Escrita18h27h2
Dislexia. Avaliação e Intervenção18h27h2
Dislexia para não Psicólogos18h27h2
Discalculia. Avaliação 25h27h2

 

 

Atualização do Plano de Estudos

 

A Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem encontra-se em processo de revisão/atualização do Plano de Estudos. Até março de 2024 vigorará o plano de estudos divulgado.

 

Para os alunos que não terminem o seu percurso até março de 2024, existirá em 2024/2025 um Regime de Transição que permitirá o reconhecimento/equivalências dos módulos frequentados.