
DATAS DE REALIZAÇÃO
Descrição
A pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem pretende capacitar os formandos para a compreensão dos fatores individuais, contextuais e socioemocionais subjacentes ao desenvolvimento e aprendizagem da linguagem e fala, da linguagem escrita, e da matemática.
Pretende-se que os formandos possam conhecer, aprender a sinalizar e adquirir estratégias que lhes permitam intervir no desenvolvimento normotípico e nos casos em que se verifiquem atrasos, alterações, desvios e patologias no decurso desenvolvimental, com particular ênfase na discalculia e dislexia.
Destinatários
Professores, Psicólogos, Educadores, outros técnicos de Ciências Sociais, Humanas, do Comportamento e da Saúde.
Objetivos do curso
- Conhecer os processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem em vários domínios e identificar alterações no desenvolvimento da linguagem, perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem e patologias da comunicação adquiridas.
- Conhecer os contextos, estratégias e atividades potenciadoras da compreensão da funcionalidade e dos aspetos formais e conceptuais da linguagem escrita.
- Identificar as manifestações de dislexia e desenvolver competências de avaliação e intervenção clínica e educativa com crianças com dislexia.
- Promover competências numéricas na educação pré-escolar e primeiros anos da escolaridade, identificar manifestações de discalculia e desenvolver competências de avaliação e intervenção com crianças com dislexia.
Percurso de aprendizagem
Plano de Estudos
Módulos | Horas de contacto | Horas trabalho autónomo | ECTS* | Calendário | Mais informações |
---|---|---|---|---|---|
Linguagem | 18h | 27h | 2 | Início previsto em 2024 | Saiba Mais |
Linguagem Escrita | 18h | 27h | 2 | Início previsto em 2024 | Saiba Mais |
Dislexia. Avaliação e Intervenção | 18h | 27h | 2 | Início previsto em 2024 | Saiba Mais |
Dislexia para não Psicólogos | 18h | 27h | 2 | Início previsto em 2024 | Saiba Mais |
Discalculia. Avaliação | 18h | 27h | 2 | Início previsto em 2024 | Saiba Mais |
*ECTS - Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos
Estratégia pedagógica
Exposição teórico-prática de conteúdos, apresentação, análise e discussão de casos, e discussão em grupo sobre práticas e estratégias de intervenção.
Equipa pedagógica
Direção do curso
Miguel Mata Pereira
Psicólogo especialista em Psicologia da Educação. Doutorado em Ciências da Educação e da Formação pela Universidade de Toulouse 2, le Mirail
Certificado e Acreditação
Acesso ao Diploma
O Diploma de Pós-Graduação é obtido após a conclusão com aproveitamento em todos os módulos (podem ser realizados aleatoriamente).
Acreditação pela Ordem dos Psicólogos
Módulos | Créditos | Especialidade |
Dislexia: Avaliação e Intervenção |
9 | Especialidades gerais de Psicologia Clínica e da Saúde e de Psicologia da Educação, e nas especialidades avançadas de Neuropsicologia e Necessidades Educativas Especiais |
A atribuição de créditos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Pós Graduação Modular
Funcionamento da Pós-Graduação Modular
- O percurso de Pós-graduação modular deve ser concluído num prazo máximo de 3 anos.
- É obrigatória a inscrição em cada um dos módulo/curso. No site da Formação Ispa, na respetiva página, estão divulgadas as condições para inscrição.
- O aluno pode selecionar a ordem pela qual pretende frequentar os 4 módulos/cursos.
- Para pedir o Diploma é necessário concluir com aproveitamento todos os módulos/cursos da Pós-graduação.
- A instrução do pedido de emissão do Diploma compreende:
- Entrega da documentação (cópia do cartão de cidadão, cópia autenticada do Certificado de Habilitações e cópia dos Certificados de Formação dos módulos concluídos).
Atualização do Plano de Estudos
A Pós-graduação em Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem encontra-se em processo de revisão/atualização do Plano de Estudos. Até março de 2024 vigorará o plano de estudos divulgado.
Para os alunos que não terminem o seu percurso até março de 2024, existirá em 2024/2025 um Regime de Transição que permitirá o reconhecimento/equivalências dos módulos frequentados.