Cuidados na Saúde do Idoso
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Descrição
A população portuguesa está cada vez mais envelhecida. Segundo os resultados provisórios do Censos 2021, os idosos representam quase um quarto de toda a população residente (23,4%) em Portugal. Esta realidade coloca um grande desafio à sociedade em geral e, em particular, aos profissionais cuidadores: proporcionar melhores contextos de envelhecimento, nomeadamente nas dimensões individual e social.
Os constrangimentos do estado de saúde que afeta o idoso, induzem a menor capacidade para viverem com independência e autonomia. Conhecer e aprofundar o conhecimento sobre o processo de envelhecimento, nas dimensões biofisiológica, psicológica e social e dos seus impactos, contribui para melhorar a capacidade de intervenção de todos os profissionais cuidadores do idoso.
Destinatários
Psicólogos, gerontólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais, técnicos de política social, animadores socioculturais, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, técnicos de psicomotricidade, técnicos de reabilitação e inserção social, técnicos de desenvolvimento comunitário, técnicos autárquicos com formação superior.
Objetivos do curso
Compreender as noções básicas sobre o envelhecimento demográfico e o processo de envelhecimento;
• Caracterizar os princípios fundamentais do processo de envelhecimento tendo em conta as dimensões biofisiológicas, psicológicas e sociais;
• Conhecer as principais características das situações de doença mais frequentes no idoso;
• Identificar as especificidades a ter em conta nas atividades diárias do idoso;
• Reconhecer os fatores que contribuem para a promoção da saúde na pessoa idosa;
• Estabelecer as tarefas que se integram no âmbito de intervenção do idoso.
COMPETÊNCIAS
• Saber analisar o fenómeno do envelhecimento relacionado com a idade da população e idade cronológica;
• Compreender os princípios fundamentais do processo de envelhecimento tendo em conta as dimensões biofisiológicas, psicológicas e sociais;
• Saber relacionar o processo de envelhecimento, tendo por base as teorias sobre o envelhecimento.
• Compreender os preconceitos, mitos e estereótipos associados ao processo de envelhecimento;
• Saber caracterizar as situações de doença mais frequentes na pessoa idosa;
• Compreender a importância das relações interpessoais e intrapessoais com o idoso.
Percurso de aprendizagem
• Envelhecimento demográfico - Análise demográfica e o envelhecimento como fenómeno coletivo. Envelhecimento - idade da população. Envelhecimento - Idade cronológica
• A família como cuidadora informal - Organização numa base informal. Estratégias de cuidados. O isolamento
• Tipologia de serviços - Resposta social, desenvolvida em equipamento, objetivos destinatários. Instituições que disponibilizam serviços de apoio a idosos, públicas e privadas medidas intersectoriais. Articulação entra a saúde e a ação social. Plano gerontológico de Lisboa e local. O voluntariado e as redes informais de apoio
• Teorias do envelhecimento / o processo do envelhecimento - Modificações fisiológicas que se produzem no decurso do envelhecimento. Dimensões biofisiológicas do envelhecimento humano. Dimensões psicológicas do envelhecimento. Contexto social do envelhecimento
• Preconceitos, mitos e estereótipos associados ao envelhecimento - Comportamentos, atitudes e estereótipos. Alterações na saúde do idoso. Alterações fisiológicas. Alterações psicossociais. Alterações nos hábitos de higiene. Alterações nos cuidados de alimentação. Alterações na mobilidade
• Características das situações de doença mais frequentes na pessoa idosa - Doenças físicas. Alterações de Comportamento. Doenças degenerativas (demências). AVD atividades diárias. Alimentação. Higiene e hidratação. Sono e repouso. Controlo da dor e outros sintomas
• Relações interpessoais e intrapessoais - Relação com o idoso (estratégias de comunicação). Promoção da autonomia e independência. Prevenção de acidentes: quarto, cozinha, casa de banho, escadas. Importância da ocupação dos tempos livres e de ócio. Higienização em casa
Equipa pedagógica
Sheila Paulino
Gerontóloga, pós-graduada em psicogerontologia - mestre em educação / formação de adultos) - professora / formadora na área da saúde e geriatria - IEFP Centro de Formação e Reabilitação Profissional de Alcoitão e Agrupamento Escolas.
Certificado e Acreditação
O Certificado de Frequência será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
ACESSO A DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
em Promoção do Bem-Estar do Idoso consulte:
http://fa.ispa.pt/destaque/novas-pos-graduacoes-2021
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Pós Graduação Modular
Este curso integra a Pós-Graduação em Promoção do Bem-Estar do Idoso.
Conheça a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Promoção do Bem-Estar do Idoso
Plano de estudos
Módulos | Horas de contacto | Horas trabalho autónomo | ECTS |
Mais Informações |
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Cuidados na Saúde do Idoso | 24h | 25h | 2 | Saiba mais |
Envelhecimento Ativo. Responsabilidades e Desafios | 12h | 12h | 2 | Saiba mais |
Animação Sóciocultural com Idosos | 20h | 20h | 2 | Saiba mais |
Arte-Terapia com Idosos. Criatividade no Envelhecer | 15h | 15h | 2 | Saiba mais |