page--front.tpl.php

Sexualidade no Envelhecimento

Sexualidade no Envelhecimento
DURAÇÃO
25H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom

Detalhe/Condições de investimento

Fatura

Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

 

Possibilidade de fracionamento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

 

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

A sexualidade é parte integrante do ser humano, influenciando os seus pensamentos, sentimentos, ações e interações. Assim, é determinante na saúde física e mental de uma pessoa, independentemente da idade e do género.
Com o aumento da esperança média de vida e o envelhecimento progressivo da população, a abordagem desta temática é fulcral.
Os problemas sexuais podem ser um indicador de uma doença ou de um efeito secundário de um medicamento. Podem também ter por base diversos fatores psicológicos. Assim, é fundamental o estudo das diferentes causas que poderão estar na origem dos problemas sexuais.
Esta formação tem como principal objetivo elucidar a população em relação aos problemas e mitos que afetam a sexualidade na 3ª idade, assim como fornecer dicas básicas para melhor viver a sexualidade. Visa também sensibilizar a população idosa para uma maior abertura na discussão da sexualidade e dos problemas relacionados.

Destinatários

  • Psicólogos, educadores, enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e licenciados em reabilitação psicomotora, educação física, desporto e ciências sociais e humanas.

Objetivos do curso

  • Melhorar os conhecimentos e as competências para intervir na temática sobre a sexualidade no envelhecimento de acordo com as diferentes profissões e especialidades

Percurso de aprendizagem

  • Desenvolver processos de identificação de necessidades de formação e participar na articulação das respostas a essas necessidades

PROGRAMA 

Conceito de Sexualidade e Envelhecimento

Sexualidade ao longo da história

Sexualidade como processo de construção social

A sua evolução ao longo da vida

Questões normativas e desenvolvimentais no envelhecimento

Fisiologia da resposta sexual (Feminino/Masculino)

Diferentes níveis de intervenção na área da sexualidade no envelhecimento

Estratégia pedagógica

Expositivo, Interrogativo, Exercícios

Equipa pedagógica

Marta Reis

Psicóloga Clínica. Mestre em Sexologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH-UL). Pós-Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde na FMH-UL. Investigadora da equipa do projeto Aventura Social, nas áreas da Promoção da Saúde. Promoção das Competências Pessoais e Sociais. Promoção e Prevenção de Comportamentos de Risco nos jovens. Investigadora do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB/FML-UL).

Lúcia Ramiro

Professora de Português e Inglês. pela Universidade de Évora. Mestre em Sexologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Doutorada em Ciências da Educação especialidade em Educação para a Saúde pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH. UL).  Docente do Ensino Básico e Secundário na Escola Secundária / 3.º CEB Poeta Al Berto. Sines. Trabalha em Investigação no âmbito da Promoção das Competências Pessoais e Sociais. da Promoção de Comportamentos de Saúde e Prevenção de Comportamentos de Risco nos Jovens, nomeadamente na área da Educação Sexual. Investigadora do Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB/FML-UL). Coordenadora executiva do projeto europeu Y- SAV- Youth Sexual Violence/EU.

 

CONFERENCISTA

Margarida Gaspar de Matos

Psicóloga. Professora Catedrática na Universidade de Lisboa. Doutorada pela FMH/UL com agregação pelo IHMT/UNL. Investigadora do ISAMB/FML-UL. Coordenadora Nacional do projeto Aventura Social que inclui os projetos europeus HBSC/OMS. KIDSCREEN/EU. TEMPEST/EU; DICE/EU; RICHE/EU; Y- SAV-Youth Sexual Violence/EU.

Certificado e Acreditação

O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

ACESSO A DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO em

Educação Sexual: Intervir na promoção e bem-estar da saúde sexual e reprodutiva

 

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.