page--front.tpl.php

Neuropsicologia Pediátrica

Neuropsicologia Pediátrica
DURAÇÃO
60H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom

Detalhe/Condições de investimento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação.

 

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

 

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Sim

Descrição

Neuropsicologia Pediátrica

Destinatários

Psicólogos

Finalistas do mestrado integrado de Psicologia.

Finalistas de 2º Ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1º Ciclo em Ciências Psicológicas ou Psicologia)

 

Objetivos do curso

  • Conhecer a importância da Neuropsicologia da Criança e do Adolescente na prática clínica; 
  • Adquirir conhecimentos sobre neurodesenvolvimento, perturbações da linguagem, perturbações psiquiátricas, psicofarmacologia, alterações do sono, epilepsia, neurorradiologia na criança e no adolescente e dificuldades de aprendizagem na perspectiva neuropsicológica;
  • Desenvolver competências de avaliação e intervenção neuropsicológica com crianças e adolescentes. 

Percurso de aprendizagem

  • Apresentação do Curso
  • Breve Introdução histórica à Neuropsicologia da Criança e do Adolescente; 
  • Desenvolvimento Neurobiológico; 
  • Alterações do Neurodesenvolvimento; 
  • Alterações Psiquiátricas da criança e do adolescente; 
  • Psicofarmacologia em pediatria; 
  • Alterações do sono da criança e do adolescente; 
  • Perturbações da Linguagem; 
  • Necessidades Educativas Especiais, Decreto Lei nº54/2018; 
  • Neurorradiologia em Pediatria; 
  • Epilepsia na criança e no Adolescente; 
  • Dificuldades de Aprendizagem numa perspetiva Neuropsicológica; 
  • PHDA
  • Dislexia, Disgrafia, Disortografia, Discalculia; 
  • Avaliação neuropsicológica. 

Estratégia pedagógica

Metodologias expositivas e participativas. Estudos de caso.

Equipa pedagógica

Coordenação

Ana Paula Silva
Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA, Formação em Psicobiologia pela Universidade de Salamanca, Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses na Especialidade Avançada de Psicologia Clínica e da Saúde e na Especialidade Avançada de Neuropsicologia. Psicóloga Clínica/Neuropsicóloga e Coordenadora da Unidade de Psicologia do Departamento de Saúde Mental do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca

 

Formadores

 

Ana Paula Silva
Licenciada em Psicologia Clínica pelo ISPA, Formação em Psicobiologia pela Universidade de Salamanca, Especialista pela Ordem dos Psicólogos Portugueses na Especialidade Avançada de Psicologia Clínica e da Saúde e na Especialidade Avançada de Neuropsicologia. Psicóloga Clínica/Neuropsicóloga e Coordenadora da Unidade de Psicologia do Departamento de Saúde Mental do Hospital Prof. Dr. Fernando Fonseca

 

Isabel Almeida
Licenciada em Biologia pela Universidade de Lisboa. Tem uma pós-graduação em Sociologia, um segundo doutoramento em Sociologia e Gestão da Sustentabilidade pela Universidade Nova de Lisboa (UNL /FCSH, Portugal), e uma pós-graduação em Economia Circular pela Universidade de Berkeley. Trabalhou como investigadora no Instituto Gulbenkian de Ciência durante 12 anos. Atualmente, é Professora Assistente com 25 anos de experiência no Ensino Superior, é coordenadora de Linhas de Investigação em Desenvolvimento Sustentável. Lecciona no ISCTE-IUL, Portugal, e na Universidade Lusíada e participa em atividades académicas no estrangeiro: Institute for Management (IfM) da Universidade de Cambridge; Universidade de Palermo (UniPa), Sicília, Itália; Technische Hochschule Mittelhessen (THM) na Alemanha. 

 

Maria João Vaz de Barros
Licenciada em Psicologia pelo Ispa e Pós-Graduada em Educação Especial pela Universidade Lusófona. É docente de Educação Especial em várias entidades. Coordena o Departamento de Educação Especial e a equipa EMAEI em contexto Escolar. Exerce Psicologia Clínica em diversas entidades e orienta estágios na área de Psicologia Educacional. 


Octávio Moura
Doutorado em Neuropsicologia (FPCE-UC) e mestre em Consulta Psicológica Familiar pela FPCE-UP. Membro do grupo de investigação Neuroscience, Neuropsychology and Cognitive Assessment (N2CA - CINEICC) da FPCE-UC. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (LAPP) da FPCE-UC. Revisor científico e autor de diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais nas áreas da neuropsicologia, perturbações neurodesenvolvimentais e outras áreas psicológicas.

   

Catarina Luís

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e pós-graduada em Desenvolvimento Infantil pela Universidade Católica Portuguesa. Neuropediatra no Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, EPE e no Hospital da CUF. 

 

Helena Cristina Loureiro

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e Mestre em Ciências do Sono.  Especialista em Pediatria com sub-especialidade em Intensivos Pediátricos. É diretora do serviço de pediatria do Hospital Fernando Fonseca, coordenadora da Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos / Urgência Pediátrica do Hospital Fernando Fonseca e adjunta da direção clínica do Hospital Fernando Fonseca. Neuropediatra no Hospital da Luz. 

 

Susana Jorge 

Licenciada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Lisboa. Psiquiatra no Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca. 

 

Pedro Gonçalves Pereira 

Doutorado em Ciências Médias e Médico Especialista em Neurorradiologia. Atualmente é docente de Neuroimagem da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve

 

Fernando Santos 

É Licenciado em Medicina e Especialista em Psiquiatria da Infância e da Adolescência. É responsável pela área de Pedopsiquiatria, da Unidade de Neurodesenvolvimento e Comportamento da Criança e do Adolescente do Hospital da Luz Lisboa

Certificado e Acreditação

Certificado 

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

 

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

 

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

Pós Graduação Modular

Este curso integra a Pós-Graduação em Neuropsicologia Clínica. 

Conheça a Pós-Graduação: Neuropsicologia Clínica | Formação Ispa

 

 

O Plano de estudos da Pós-Graduação em Neuropsicologia Clínica:

MódulosHoras de contactoHoras de trabalho AutónomoECTSMais Informações
Neuropsicologia Clínica do Adulto60h120H8Saiba Mais
Neuropsicologia Clínica do Idoso30h60H4Saiba Mais
Neuropsicologia Pediátrica 60h120H8Saiba Mais

 

 

Atualização do Plano de Estudos

 

A Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica encontra-se em processo de revisão/atualização do Plano de Estudos. Até dezembro de 2023 vigorará o plano de estudos divulgado.

 

Para os alunos que não terminem o seu percurso até dezembro de 2023, existirá em 2024 um Regime de Transição que permitirá o reconhecimento/equivalências dos módulos frequentados.