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Avaliação Psicológica de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem

Avaliação Psicológica de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
DURAÇÃO
27H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
ACREDITAÇÃO
Ordem dos Psicólogos Portugueses
CRÉDITOS
13,5 na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde e da Psicologia da Educação e Necessidades Educativas Especiais
INVESTIMENTO
€235

Detalhe/Condições de investimento

Inscrições

Investimento - €235

Fraccionamento - 3x€79

 

No caso do pagamento fracionado, as prestações devem ser liquidadas:

  • a primeira prestação - no ato de inscrição.
  • a segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • a terceira prestação - até à data de término do curso.

 

Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação  de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a efetuar o pagamento de 50% do valor estabelecido. Após este período o aluno obriga-se a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

 

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

Este curso pretende contribuir para o desenvolvimento de competências relacionadas com a identificação e avaliação  das dificuldades de aprendizagem das crianças, tendo em vista a adopção, o mais precoce possível, de medidas educativas que proporcionem uma aprendizagem inclusiva.  Visa ainda a adopção de uma visão integrada dos processos de aprendizagem, desde  o ensino pré-escolar até ao final do 3º ciclo do ensino básico .

A frequência deste curso proporciona-lhe os conhecimentos necessários para empreender, com confiança, a avaliação psicológica das crianças que apresentem dificuldades de aprendizagem, assim como compreender e aplicar as medidas de Educação Inclusiva que constam no Decreto-lei nº54/2018.

Destinatários

  • Psicólogos.

Objetivos do curso

  • Identificar dificuldades de aprendizagem mais comuns nas crianças desde o pré-escolar, até ao 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico;
  • Conhecer, selecionar e usar os principais instrumentos destinados a avaliar as dificuldades de aprendizagem;
  • Saber e aplicar os princípios e as medidas de suporte à Educação Inclusiva. 

Percurso de aprendizagem

M1 - Conceito de DAE

  • Fatores envolvidos na Aprendizagem;
  • Despiste de DAE na idade pré-escolar, sinais e sintomas;
  • Principais instrumentos de avaliação;
  • Critérios para entrada antecipada no 1º ciclo e adiamento de matrícula no 1º ciclo. 

 

M2 - As principais dificuldades de aprendizagem

  • Incapacidade intelectual;
  • Sobredotação;
  • Perturbação da Aprendizagem Especifica com défice de leitura (dislexia);
  • Perturbação da Aprendizagem Específica com défice de escrita (disortografia e disgrafia);
  • Perturbação da Aprendizagem Especifica com défice de cálculo (discalculia);
  • Perturbações Emocionais e Socioemocionais;
  • Perturbações da Atividade Motora (PHDA , PDA ) e comorbilidades;       
  • Diferenciar os tipos principais de dificuldades de aprendizagem;
  • Conhecer os principais instrumentos de avaliação psicológica utilizados para o despiste de dificuldades de aprendizagem referidas no módulo. 

 

M3 - A entrevista

  • A construção da anamnese;
  • A escolha dos testes;
  • As conclusões;
  • A devolução das conclusões;
  • O relatório;        
  • Avaliar crianças com dificuldades de aprendizagem.

 

M4 – Legislação (Decreto –Lei 54/2018)

  • Avaliação de alunos elegíveis;
  • Medidas universais, Medidas seletivas, Medidas adicionais;
  • Relatório Técnico Pedagógico;
  • Plano Pedagógico;
  • Plano Individual de transição;
  • Medidas de suporte à Inclusão;
  • Saber os princípios da Educação Inclusiva. 

Estratégia pedagógica

Métodos expositivo, demonstrativo, ativo e de apresentação/discussão de casos mobilizando os recursos pessoais dos participantes para introduzir as temáticas abordadas, fundamentando-as nos diferentes quadros teórico-práticos.

 

Avaliação

  • Teste; 

Equipa pedagógica

Teresa Paula Marques

Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica (ISPA). Doutorada em Psicologia da Educação (FPL-UL e FPCE-UC). Pós-graduada em Avaliação Psicológica em Contexto Escolar (FPL-UL). Desde 1999 que exerce funções de psicóloga em contexto escolar, estando neste momento no Externato João Alberto Faria.

Certificado e Acreditação

Certificado

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

Acreditação Pela Ordem Dos Psicólogos

 

A obtenção dos créditos (13,5) na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde e da Psicologia da Educação e Necessidades Educativas Especiais atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.
 

A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

 

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.