Avaliação Psicológica de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
Detalhe/Condições de investimento
Inscrições
Investimento - €235
Fraccionamento - 3x€79
No caso do pagamento fracionado, as prestações devem ser liquidadas:
- a primeira prestação - no ato de inscrição.
- a segunda prestação - até à data de início do curso.
- a terceira prestação - até à data de término do curso.
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a efetuar o pagamento de 50% do valor estabelecido. Após este período o aluno obriga-se a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Este curso pretende contribuir para o desenvolvimento de competências relacionadas com a identificação e avaliação das dificuldades de aprendizagem das crianças, tendo em vista a adopção, o mais precoce possível, de medidas educativas que proporcionem uma aprendizagem inclusiva. Visa ainda a adopção de uma visão integrada dos processos de aprendizagem, desde o ensino pré-escolar até ao final do 3º ciclo do ensino básico .
A frequência deste curso proporciona-lhe os conhecimentos necessários para empreender, com confiança, a avaliação psicológica das crianças que apresentem dificuldades de aprendizagem, assim como compreender e aplicar as medidas de Educação Inclusiva que constam no Decreto-lei nº54/2018.
Destinatários
- Psicólogos.
Objetivos do curso
- Identificar dificuldades de aprendizagem mais comuns nas crianças desde o pré-escolar, até ao 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico;
- Conhecer, selecionar e usar os principais instrumentos destinados a avaliar as dificuldades de aprendizagem;
- Saber e aplicar os princípios e as medidas de suporte à Educação Inclusiva.
Percurso de aprendizagem
M1 - Conceito de DAE
- Fatores envolvidos na Aprendizagem;
- Despiste de DAE na idade pré-escolar, sinais e sintomas;
- Principais instrumentos de avaliação;
- Critérios para entrada antecipada no 1º ciclo e adiamento de matrícula no 1º ciclo.
M2 - As principais dificuldades de aprendizagem
- Incapacidade intelectual;
- Sobredotação;
- Perturbação da Aprendizagem Especifica com défice de leitura (dislexia);
- Perturbação da Aprendizagem Específica com défice de escrita (disortografia e disgrafia);
- Perturbação da Aprendizagem Especifica com défice de cálculo (discalculia);
- Perturbações Emocionais e Socioemocionais;
- Perturbações da Atividade Motora (PHDA , PDA ) e comorbilidades;
- Diferenciar os tipos principais de dificuldades de aprendizagem;
- Conhecer os principais instrumentos de avaliação psicológica utilizados para o despiste de dificuldades de aprendizagem referidas no módulo.
M3 - A entrevista
- A construção da anamnese;
- A escolha dos testes;
- As conclusões;
- A devolução das conclusões;
- O relatório;
- Avaliar crianças com dificuldades de aprendizagem.
M4 – Legislação (Decreto –Lei 54/2018)
- Avaliação de alunos elegíveis;
- Medidas universais, Medidas seletivas, Medidas adicionais;
- Relatório Técnico Pedagógico;
- Plano Pedagógico;
- Plano Individual de transição;
- Medidas de suporte à Inclusão;
- Saber os princípios da Educação Inclusiva.
Estratégia pedagógica
Métodos expositivo, demonstrativo, ativo e de apresentação/discussão de casos mobilizando os recursos pessoais dos participantes para introduzir as temáticas abordadas, fundamentando-as nos diferentes quadros teórico-práticos.
Avaliação
- Teste;
Equipa pedagógica
Teresa Paula Marques
Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica (ISPA). Doutorada em Psicologia da Educação (FPL-UL e FPCE-UC). Pós-graduada em Avaliação Psicológica em Contexto Escolar (FPL-UL). Desde 1999 que exerce funções de psicóloga em contexto escolar, estando neste momento no Externato João Alberto Faria.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
Acreditação Pela Ordem Dos Psicólogos
A obtenção dos créditos (13,5) na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde e da Psicologia da Educação e Necessidades Educativas Especiais atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.
A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.