Avaliação Psicológica de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Este curso pretende contribuir para o desenvolvimento de competências relacionadas com a identificação e avaliação das dificuldades de aprendizagem das crianças, tendo em vista a adopção, o mais precoce possível, de medidas educativas que proporcionem uma aprendizagem inclusiva. Visa ainda a adopção de uma visão integrada dos processos de aprendizagem, desde o ensino pré-escolar até ao final do 3º ciclo do ensino básico .
A frequência deste curso proporciona-lhe os conhecimentos necessários para empreender, com confiança, a avaliação psicológica das crianças que apresentem dificuldades de aprendizagem, assim como compreender e aplicar as medidas de Educação Inclusiva que constam no Decreto-lei nº54/2018.
Destinatários
- Psicólogos.
Objetivos do curso
- Identificar dificuldades de aprendizagem mais comuns nas crianças desde o pré-escolar, até ao 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico;
- Conhecer, selecionar e usar os principais instrumentos destinados a avaliar as dificuldades de aprendizagem;
- Saber e aplicar os princípios e as medidas de suporte à Educação Inclusiva.
Percurso de aprendizagem
M1 - Conceito de DAE
- Fatores envolvidos na Aprendizagem;
- Despiste de DAE na idade pré-escolar, sinais e sintomas;
- Principais instrumentos de avaliação;
- Critérios para entrada antecipada no 1º ciclo e adiamento de matrícula no 1º ciclo.
M2 - As principais dificuldades de aprendizagem
- Incapacidade intelectual;
- Sobredotação;
- Perturbação da Aprendizagem Especifica com défice de leitura (dislexia);
- Perturbação da Aprendizagem Específica com défice de escrita (disortografia e disgrafia);
- Perturbação da Aprendizagem Especifica com défice de cálculo (discalculia);
- Perturbações Emocionais e Socioemocionais;
- Perturbações da Atividade Motora (PHDA , PDA ) e comorbilidades;
- Diferenciar os tipos principais de dificuldades de aprendizagem;
- Conhecer os principais instrumentos de avaliação psicológica utilizados para o despiste de dificuldades de aprendizagem referidas no módulo.
M3 - A entrevista
- A construção da anamnese;
- A escolha dos testes;
- As conclusões;
- A devolução das conclusões;
- O relatório;
- Avaliar crianças com dificuldades de aprendizagem.
M4 – Legislação (Decreto –Lei 54/2018)
- Avaliação de alunos elegíveis;
- Medidas universais, Medidas seletivas, Medidas adicionais;
- Relatório Técnico Pedagógico;
- Plano Pedagógico;
- Plano Individual de transição;
- Medidas de suporte à Inclusão;
- Saber os princípios da Educação Inclusiva.
Estratégia pedagógica
Métodos expositivo, demonstrativo, ativo e de apresentação/discussão de casos mobilizando os recursos pessoais dos participantes para introduzir as temáticas abordadas, fundamentando-as nos diferentes quadros teórico-práticos.
Avaliação
- Teste;
Equipa pedagógica
Teresa Paula Marques
Licenciada e Mestre em Psicologia Clínica (ISPA). Doutorada em Psicologia da Educação (FPL-UL e FPCE-UC). Pós-graduada em Avaliação Psicológica em Contexto Escolar (FPL-UL). Desde 1999 que exerce funções de psicóloga em contexto escolar, estando neste momento no Externato João Alberto Faria.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
Acreditação Pela Ordem Dos Psicólogos
A obtenção dos créditos (13,5) na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde e da Psicologia da Educação e Necessidades Educativas Especiais atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.
A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.