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Artes e Jogos em Terapia. Aplicações Pedagógicas e em Prevenção Primária

Artes e Jogos em Terapia. Aplicações Pedagógicas e em Prevenção Primária
DURAÇÃO
18H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
INVESTIMENTO
Sob Consulta

Detalhe/Condições de investimento

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

Em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (SPAT).

Destinatários

  • Psicólogos, técnicos de reabilitação e inserção social, técnicos de desenvolvimento comunitário e saúde mental, médicos, psicopedagogos, enfermeiros, educadores de infância, professores, assistentes sociais, técnicos de intervenção comunitária, terapeutas ocupacionais. 

Objetivos do curso

Esta ação tem como objetivo geral a aprendizagem teórico-prática das funções lúdico-preventivas, da intervenção com recurso a estratégias arte-terapêuticas. Os objetivos específicos são:

 

  • Definir pedagogia e prevenção, e identificar tipos de jogos e características do brincar;
  • Compreender as funções criativas da arte-terapia e relacionar artes e desenvolvimento humano;
  • Explorar o espaço potencial e zona de criatividade;
  • Capacitar para a intervenção preventiva pelas artes. 

Percurso de aprendizagem

Sob a forma de arte-terapia vivencial, serão explorado os seguintes mediadores: expressão plástica, expressão dramática, expressão pelas marionetes, expressão corporal, expressão escrita e histórias, expressão musical. 

 

Programa: 

  • Os nomes de Branca de Neve: apelido de criança, nome verdadeiro e imaginário
  • Brincar prazeroso
  • Brincar imitativo
  • Faz de conta simbólico
  • Faz de conta representativo
  • Regrar social
  • Regrar criativo
  • Integração lúdica do Eu

Estratégia pedagógica

Recurso aos métodos expositivo e ativo. 

Equipa pedagógica

Catarina Capinha

Arte-Terapeuta e Psicóloga

 

Rita Nunes da Ponte 

Arte-Terapeuta e Psicóloga

 

Coordenação

Dr. Ruy de Carvalho
Médico, Arte-psicoterapeuta Didata, Presidente da SPAT e Vice-Presidente SIPE

Certificado e Acreditação

Certificado 

 

Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

 

 

 

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.