Artes e Jogos em Terapia. Aplicações Pedagógicas e em Prevenção Primária
Detalhe/Condições de investimento
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
Descrição
Em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Arte-Terapia (SPAT).
Destinatários
- Psicólogos, técnicos de reabilitação e inserção social, técnicos de desenvolvimento comunitário e saúde mental, médicos, psicopedagogos, enfermeiros, educadores de infância, professores, assistentes sociais, técnicos de intervenção comunitária, terapeutas ocupacionais.
Objetivos do curso
Esta ação tem como objetivo geral a aprendizagem teórico-prática das funções lúdico-preventivas, da intervenção com recurso a estratégias arte-terapêuticas. Os objetivos específicos são:
- Definir pedagogia e prevenção, e identificar tipos de jogos e características do brincar;
- Compreender as funções criativas da arte-terapia e relacionar artes e desenvolvimento humano;
- Explorar o espaço potencial e zona de criatividade;
- Capacitar para a intervenção preventiva pelas artes.
Percurso de aprendizagem
Sob a forma de arte-terapia vivencial, serão explorado os seguintes mediadores: expressão plástica, expressão dramática, expressão pelas marionetes, expressão corporal, expressão escrita e histórias, expressão musical.
Programa:
- Os nomes de Branca de Neve: apelido de criança, nome verdadeiro e imaginário
- Brincar prazeroso
- Brincar imitativo
- Faz de conta simbólico
- Faz de conta representativo
- Regrar social
- Regrar criativo
- Integração lúdica do Eu
Estratégia pedagógica
Recurso aos métodos expositivo e ativo.
Equipa pedagógica
Catarina Capinha
Arte-Terapeuta e Psicóloga
Rita Nunes da Ponte
Arte-Terapeuta e Psicóloga
Coordenação
Dr. Ruy de Carvalho
Médico, Arte-psicoterapeuta Didata, Presidente da SPAT e Vice-Presidente SIPE
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.