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Recursos de Investigação

Recursos de Investigação
DURAÇÃO
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A distância
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Português
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Zoom
INVESTIMENTO
Sob Consulta

Detalhe/Condições de investimento

Possibilidade de fracionar em três prestações

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

 

Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

Este curso aborda um conjunto de competências essenciais à produção e comunicação de relatórios e artigos de suporte à tomada de decisão na área da gestão. Os conteúdos estão organizados de forma que os participantes desenvolvam competências de análise crítica no uso e gestão de recursos de investigação. Para isso, a organização em módulos vão permitir atualizar e desenvolver conhecimentos sobre recursos de investigação, como são exemplo: Qualtrics, Mendeley, JASP/JAMOVI, Web of Science/Scopus e os recursos de acesso aberto (e.g., OSF, Zenodo e RCAAP). São ainda enumeradas as principais caraterísticas da escrita científica de artigos e projetos de investigação de acordo com as normas da APA (7ª ed., 2020), bem como os processos de submissão, revisão e publicação científica.


Os conteúdos inovadores de cada módulo privilegiam o uso e a discussão de casos reais permitindo a interação, discussão, partilha e aprendizagem entre participantes e formadores.

 

O curso é desenvolvido em colaboração com a APPsyCI - Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion. 

Destinatários

  • Estudantes universitários do 1º, 2º e 3º ciclos de qualquer área de formação;
  • Professores universitários e investigadores de qualquer área de formação;
  • Outros profissionais e técnicos que pretendam desenvolver competências na área dos recursos de investigação para trabalhos científicos.

Objetivos do curso

  • Identificar recursos e pesquisar conteúdos utilizando técnicas de recuperação de informação científica no ecossistema da Ciência Aberta;
  • Compreender o impacto da Ciência Aberta e da Ciência Cidadã na identidade digital e na visibilidade científica.
  • Conhecer os indicadores e métricas associados à avaliação da produção científica e encontrar as respostas nas bases de dados de referência (Web of Science e Scopus);
  • Recolher e tratar dados com recurso ao JASP/JAMOVI;
  • Construir e manusear bases de dados e interpretar a informação estatística;
  • Utilizar o Qualtrics Research Suite como metodologia de recolha de dados;
  • Conhecer o Mendeley como rede social académica na organização da investigação, no trabalho colaborativo online e na partilha de informação, conhecimentos e experiências;
  • Desenvolver escrita científica, oral e de edição (normas APA, 7ª ed., 2020);
  • Conhecer os processos de escrita de um projeto científico (FCT).

Percurso de aprendizagem

Da Ciência Aberta à Ciência Cidadã  

  • O que é a Ciência Aberta e a  Ciência Cidadã? Impactos e benefícios dos repositórios institucionais e das publicações e dados científicos em acesso aberto à comunidade de investigadores (e.g., ZENODO, OpenAire, RCAAP, SciELO).

 

Recursos de investigação para a realização de trabalhos científicos 

  • Planeamento e estratégias de recuperação de informação científica (e.g., B-ON). O que são serviços de descoberta (e.g., EBSCO Discovery Service). Como pesquisar nas bases de dados Psy (e.g., PsycINFO, PsycARTICLES, PsycBOOKS, PsycTherapy).

 

Web of Science 

  • Estratégias de recuperação da informação científica nas bases de dados da Web of Science: pesquisar, analisar, organizar e publicar. Como produzir um relatório de citações e de análise de indicadores bibliométricos (e.g., índice H de Hirsch, Research ID). Como pesquisar na base de dados Journal Citation Report (JCR). Como analisar o fator de impacto duma publicação científica? O que é o Publons? Como pesquisar na ProQuest™ Dissertations & Theses Citation Index?

 

Scopus 

  • Criação de perfil na Scopus. Estratégias de pesquisa e de recuperação da informação. Gestão de pesquisas e criação de listas e alertas. Análise da produção científica por investigador e por instituição. Análise das métricas: CiteScore, SCImago Journal Rank e Source Normalized Impact per Paper.

 

Qualtrics 

  • O Qualtrics Research Suite (http://www.qualtrics.com/) como ferramenta que permite disponibilizar de forma clara, acessível e agradável, várias funcionalidades para criar, distribuir, controlar as respostas recebidas e tratar os dados dos questionários.

 

Ferramentas de Análise de dados:  JASP & JAMOVI 

  • Estatística aplicada orientada à análise descritiva e gráfica com os softwares JASP & JAMOVI: (a) análises estatísticas simples (e.g., correlações eANOVAs) e complexas (e.g., Generalized Linear Mix Model); (b) Organizar, comentar, gravar e exportar outputs e; (c) Gerar, guardar e utilizar figuras e tabelas em artigos científicos. 

 

Mendeley 

  • O que é o Mendeley. Criação do perfil. Criação da biblioteca. Gestão dos documentos e referências. Citações e partilha de referências. Partilha de referências com grupos. Armazenar os dados da investigação.

 

Escrita científica 

  • Estratégias de elaboração de relatórios e projetos de investigação. Escrita científica de acordo com as (nova) norma APA (7ª ed., 2020).

Estratégia pedagógica

A formação decorre a distância através da plataforma zoom. As sessões são síncronas e decorrem no horário e dia estipulado. 

Recorre-se aos métodos expositivo, interrogativo e ativo. 

Equipa pedagógica

Coordenação 

Carlos Lopes

Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion (APPsyCI),  ISPA-Instituto Universitário

 

Beatriz Fernandez

Gestora de Ciência da Nova Medical School

 

Carlos Lopes

Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion (APPsyCI),  ISPA-Instituto Universitário,

 

Filipe Loureiro

William James Center for Research,  ISPA-Instituto Universitário

 

Júlio Alonso-Arévalo

Universidade de Salamanca

 

Nuno Gomes 

William James Center for Research,  ISPA-Instituto Universitário

Certificado e Acreditação

Certificado

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que tenham assiduidade igual ou superior a 90% da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.