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Feuerstein's Instrumental Enrichment (FIE) - Programa de Desenvolvimento Sociocognitivo

Feuerstein's Instrumental Enrichment (FIE) - Programa de Desenvolvimento Sociocognitivo
DURAÇÃO
Curso de Formação
FORMATO
Presencial
IDIOMA
Português
ACREDITAÇÃO
Ação acreditada pelo CCPFC

Detalhe/Condições de investimento

Fatura

Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

 

Possibilidade de fracionamento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

 

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

O «Instrumental Enrichment» de Feuerstein (FIE)  é um programa de desenvolvimento sociocognitivo, aplicável individualmente ou em grupo, que permite melhorar o potencial de aprendizagem autónoma: O FIE’Standard (organizado em 3 Níveis) desenvolve e corrige os processos de pensamento em adultos e crianças a partir dos 8 anos de idade; o FIE’Basic acompanha e acelera o processo emergente de pensamento das crianças desde os 3 anos de idade e contribui também para a reabilitação cognitiva de mais velhos com necessidades especiais. O suporte teórico do programa e os seus instrumentos de trabalho oferecem um contributo muito relevante para a intervenção no apoio educativo no âmbito da educação especial, mas também para todos os educadores e professores do ensino regular que lidam com alunos com necessidades educativas especiais.

Destinatários

Professores e Educadores

Objetivos do curso

Com o objetivo geral de dar a conhecer os fundamentos teóricos de mediação do processo de aprendizagem e praticar os Instrumentos do FIE’Standard e do FIE’Basic, pretende-se atingir os seguintes resultados:

 

1. Identificar as operações mentais e diferenciar algumas funções cognitivas deficientes que podem justificar a ineficácia de algumas operações mentais nas fases de Input, Elaboração e Output.

2. Valorizar e praticar diversos critérios de mediação do processo de aprendizagem.

3. Conhecer e praticar os Instrumentos do FIE’Standard de Nível 1, 2 e 3.

Percurso de aprendizagem

1.           Fundamentação teórica (Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural; Teoria da Experiência de Aprendizagem Mediada; Operações mentais e funções cognitivas; Os critérios da mediação do processo de aprendizagem; A Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygorsky e os objetivos do mediador do processo de aprendizagem).

 

2.           Os Instrumentos do Programa (Apresentação dos 14 Instrumentos do «FIE Standard» e 6 Instrumentos do FIE Basic»; Prática dos Instrumentos do «FIE Standard»).

 

3.           Apresentação e discussão de resultados (Avaliação das práticas de mediação do processo de aprendizagem. Discussão dos conceitos teóricos. Análise crítica das funções cognitivas deficientes. Diferenciação dos critérios de mediação utilizados).

 

 

Estratégia pedagógica

Presencial

Serão privilegiadas estratégias práticas que estimulem o diálogo, realizem o enquadramento teórico e contribuam para uma maior valorização dos princípios e desafios da mediação do processo de aprendizagem.

Os formandos serão desafiados a realizar as atividades e a diferenciar, na prática, as diversas funções cognitivas deficientes e os critérios da mediação.

Está prevista a apresentação e partilha das conclusões do trabalho de planificação de uma intervenção de apoio a alunos com o recurso aos IP, o que permitirá realizar uma avaliação formativa que oriente, corrija ou enriqueça a compreensão e interiorização das aprendizagens.

 

Trabalho Autónomo

Diário de Aprendizagens.

Sintetizar por escrito alguma aprendizagem que especialmente queiram reter ou destacar de cada unidade temática;

Realizar fichas de revisão e aprofundamento dos temas abordados.

Planificação de uma Intervenção.

Os formandos serão desafiados a planificar uma intervenção de apoio educativo com o recurso a Instrumentos do Programa, justificando-a por atenção ao Mapa Cognitivo (operações mentais, funções cognitivas, modalidade, etc.

 

A avaliação dos formandos será realizada pela análise do Diário de Aprendizagens e da Planificação solicitada de uma intervenção de apoio educativo, que deverá integrar um comentário que justifique cada uma das opções que a suportaram.

Equipa pedagógica

António Luís Montiel

Professor Auxiliar e Diretor da Licenciatura em Educação Básica do ISPA, Instituto Universitário. Doutorado em Filosofia da Educação e Professor Especialista em Orientação da Aprendizagem. Desde 2011 é «Associate FIE Trainer» do International Center for the Enhancement of Learning Potential (Israel).

Certificado e Acreditação

Ação acreditada pelo CCPFC