page--front.tpl.php

Desenho Infantil. Perspetiva Desenvolvimentista

Desenho Infantil. Perspetiva Desenvolvimentista

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 05/05/2025 - Das 18h00 às 20h00
  • 12/05/2025 - Das 18h00 às 21h00
  • 19/05/2025 - Das 18h00 às 21h00
  • 26/05/2025 - Das 18h00 às 21h00
  • 02/06/2025 - Das 18h00 às 21h00
  • 09/06/2025 - Das 18h00 às 21h00
  • 16/06/2025 - Das 18h00 às 21h00
  • DURAÇÃO
    20 H
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    ACREDITAÇÃO
    Acreditação pela Ordem dos Psicólogos Portugueses na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde / Psicologia da Educação e nas especialidades avançadas de Intervenção Precoce e de Necessidades Educativas Especiais
    CRÉDITOS
    10 Créditos
    INVESTIMENTO
    €190

    Detalhe/Condições de investimento

    No caso do pagamento fracionado, as prestações devem ser liquidadas:

    • a primeira prestação - no ato de inscrição.
    • a segunda prestação - até à data de início do curso.

     

    Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação  de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a efetuar o pagamento de 50% do valor estabelecido. Após este período o aluno obriga-se a liquidar o valor total do curso.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

    Número máximo de inscrições - 20 vagas

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Não

    Descrição

    O desenho é uma das manifestações características da função simbólica, veículo privilegiado de expressão emocional e estética, permitindo compreender diferentes aspetos do desenvolvimento intelectual, psicoafectivo e psicomotor. O curso Desenho Infantil – Perspetiva Desenvolvimentista convida todos os interessados a participar e a partilhar as experiências com os desenhos de crianças, criando um fórum de apresentação, aprendizagem e discussão sobre a temática.

    Destinatários

    • Psicólogos, educadores de infância, professores e agentes educativos; 
    • Finalistas do mestrado integrado de Psicologia, dos 2ºs ciclos de Psicologia e finalistas das outras áreas. 

    Objetivos do curso

    • Conhecer as principais fases e características do desenvolvimento do desenho infantil; 
    • Identificar no desenho infantil, manifestações do desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo-emocional; 
    • Descrever e explicitar a natureza e as principais tipologias e temáticas do desenho infantil; 
    • Compreender as principais perspectivas de análise e avaliação do desenho infantil.

    Percurso de aprendizagem

    Programa

    • Estudos sobre o desenvolvimento do desenho infantil - Uma perspetiva histórica
    • Modelos teóricos e etapas de desenvolvimento do desenho infantil
    • Psicologia do desenho infantil e suas manifestações – Cognitiva, psicomotora e afetivo-emocional
    • Expressividade. Representatividade. Intencionalidade. Esquemas figurativos e operativos
    • Tipologias e temáticas do desenho infantil – Garatujas, desenho não-figurativo, desenho figurativo e desenho representativo (figura humana, autorretrato, família, casa)
    • Perspectivas de análise do desenho infantil - Desenvolvimentista, clínica e educacional

    Estratégia pedagógica

    Recurso aos métodos expositivo e ativo através da apresentação, análise e discussão de casos de desenhos infantis e desenhos realizados pelos formandos durante as sessões de formação. 

     

    Avaliação Das Aprendizagens: 

    • Trabalho Individual. 

    Equipa pedagógica

    Miguel Mata Pereira
    (Psicólogo especialista em Psicologia da Educação, Doutorado em Ciências da Educação e da Formação pela Universidade de Toulouse 2, le Mirail)

    Certificado e Acreditação

    Certificado

     

    O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

     

    O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento.

     

    Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

     

    Acreditação pela Ordem dos Psicólogos

    A obtenção dos créditos (10) na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde / Psicologia da Educação e  nas especialidades avançadas de Intervenção Precoce e de Necessidades Educativas Especiais atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.

    A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

    Requisitos técnicos

    O curso decorre sincronamente através da plataforma zoom no horário estipulado. Recurso aos métodos expositivo e ativo através da apresentação, análise e discussão de casos de desenhos infantis e desenhos realizados pelos formandos durante as sessões de formação. 

     

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.