Desenho Infantil. Perspetiva Desenvolvimentista
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
No caso do pagamento fracionado, as prestações devem ser liquidadas:
- a primeira prestação - no ato de inscrição.
- a segunda prestação - até à data de início do curso.
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a efetuar o pagamento de 50% do valor estabelecido. Após este período o aluno obriga-se a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
O desenho é uma das manifestações características da função simbólica, veículo privilegiado de expressão emocional e estética, permitindo compreender diferentes aspetos do desenvolvimento intelectual, psicoafectivo e psicomotor. O curso Desenho Infantil – Perspetiva Desenvolvimentista convida todos os interessados a participar e a partilhar as experiências com os desenhos de crianças, criando um fórum de apresentação, aprendizagem e discussão sobre a temática.
Destinatários
- Psicólogos, educadores de infância, professores e agentes educativos;
- Finalistas do mestrado integrado de Psicologia, dos 2ºs ciclos de Psicologia e finalistas das outras áreas.
Objetivos do curso
- Conhecer as principais fases e características do desenvolvimento do desenho infantil;
- Identificar no desenho infantil, manifestações do desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo-emocional;
- Descrever e explicitar a natureza e as principais tipologias e temáticas do desenho infantil;
- Compreender as principais perspectivas de análise e avaliação do desenho infantil.
Percurso de aprendizagem
Programa
- Estudos sobre o desenvolvimento do desenho infantil - Uma perspetiva histórica
- Modelos teóricos e etapas de desenvolvimento do desenho infantil
- Psicologia do desenho infantil e suas manifestações – Cognitiva, psicomotora e afetivo-emocional
- Expressividade. Representatividade. Intencionalidade. Esquemas figurativos e operativos
- Tipologias e temáticas do desenho infantil – Garatujas, desenho não-figurativo, desenho figurativo e desenho representativo (figura humana, autorretrato, família, casa)
- Perspectivas de análise do desenho infantil - Desenvolvimentista, clínica e educacional
Estratégia pedagógica
Recurso aos métodos expositivo e ativo através da apresentação, análise e discussão de casos de desenhos infantis e desenhos realizados pelos formandos durante as sessões de formação.
Avaliação Das Aprendizagens:
- Trabalho Individual.
Equipa pedagógica
Miguel Mata Pereira
(Psicólogo especialista em Psicologia da Educação, Doutorado em Ciências da Educação e da Formação pela Universidade de Toulouse 2, le Mirail)
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
Acreditação pela Ordem dos Psicólogos
A obtenção dos créditos (10) na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde / Psicologia da Educação e nas especialidades avançadas de Intervenção Precoce e de Necessidades Educativas Especiais atribuídos pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é exclusiva aos psicólogos inscritos na OPP (membros efetivos e estagiários) e requer aproveitamento na avaliação das aprendizagens.
A obtenção dos créditos é válida apenas para ações frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da ação formativa pela OPP. Não tem efeito retroativo.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
O curso decorre sincronamente através da plataforma zoom no horário estipulado. Recurso aos métodos expositivo e ativo através da apresentação, análise e discussão de casos de desenhos infantis e desenhos realizados pelos formandos durante as sessões de formação.
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.