Contributos da avaliação formativa para uma educação personalizada e inclusiva
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Permitir que sejam dadas oportunidades de inovação pedagógica aos professores, nomeadamente na prática da avaliação formativa necessária para uma autêntica diferenciação pedagógica e educação inclusiva.
Para o efeito contribuem múltiplas publicações e ações prolongadas de formação. No entanto, os professores podem experimentar dificuldades nas suas práticas para uma efetiva operacionalização da avaliação formativa.
Esta Oficina de formação pretende contribuir para uma tomada de consciência dessas dificuldades e a partilha de experiências, que permitam a cada formando conceber e introduzir nas suas práticas as metodologias e técnicas que lhes forem mais adequadas.
A Oficina pretende seguir os princípios metodológicos de uma investigação colaborativa sobre a prática, de modo que, como corresponde a uma Oficina de Formação, o foco estará em desenvolver uma reflexão (contínua e colaborativa) de todos os participantes.
Destinatários
Professores e Educadores
Objetivos do curso
Com o objetivo geral de promover uma efetiva prática de avaliação formativa, que contribua para uma autêntica diferenciação pedagógica e educação inclusiva., esta formação pretende:
1. Valorizar a avaliação formativa para preservar os princípios orientadores de uma educação inclusiva.
2. Categorizar os desafios do professor para implementar uma eficaz avaliação formativa.
3. Identificar e partilhar práticas que possam ajudar cada docente a superar os desafios da avaliação formativa.
Percurso de aprendizagem
Módulo 1: Conceito, desafios e critérios de avaliação formativa para uma educação inclusiva.
No Módulo 1 serão privilegiadas estratégias práticas (breves questionários, Philip 6-6, Diagrama de afinidades, por exemplo) que estimulem o diálogo, realizem o enquadramento teórico e contribuam para uma maior valorização dos princípios e desafios da prática de uma efetiva avaliação formativa.
Módulo 2: Proposta de investigação colaborativa. Autoavaliação e partilha das práticas de avaliação formativa e definição de objetivos e estratégias pessoais.
No Módulo 2 será apresentado um desafio de investigação colaborativa e utilizadas grelhas que auxiliem cada participante na autoavaliação e na definição de objetivos e estratégias pessoais. Este Módulo pretende iniciar e organizar o trabalho autónomo que será solicitado aos formandos.
Módulo 3: Apresentação e discussão de resultados.
O Módulo 3 prevê a apresentação e partilha das conclusões do trabalho realizado de investigação colaborativa, que espelhe a aplicação no terreno de estratégias concretas de avaliação formativa.
Estratégia pedagógica
Oficina de Formação
Trabalho autónomo
Relatório de autoavaliação das práticas de avaliação formativa.
Trabalho de investigação sobre a prática de avaliação formativa, sustentada em registos que possam ser objetos de reflexão para todos os formandos.
Regime de avaliação dos formandos
A avaliação dos formandos será realizada pela resposta aos inquéritos e apresentação de relatórios solicitados nos diversos módulos.
Equipa pedagógica
António Luís Montiel
Professor Auxiliar e Diretor da Licenciatura em Educação Básica do ISPA, Instituto Universitário. Doutorado em Filosofia da Educação e Professor Especialista em Orientação da Aprendizagem
Certificado e Acreditação
Ação acreditada pelo CCPFC