page--front.tpl.php

O que é e como intervir na Discalculia?

Discalculia – Avaliação e Intervenção

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 02/04/2025 - Das 18h00 às 20h00
  • DURAÇÃO
    2H
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    INVESTIMENTO
    €25
    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Não

    Descrição

    Este webinar começará por explorar o impacto psicossocial do baixo rendimento em matemática, destacando consequências educacionais e profissionais. 

     

    Além disso, discute a discalculia, uma perturbação de aprendizagem específica que afeta a compreensão do número e execução de operações matemáticas básicas. Serão abordadas as características desta condição, as dificuldades enfrentadas pelos indivíduos afetados por esta condição e as possíveis estratégias para identificação e intervenção. 

     

    Por fim, serão apresentados os princípios que regulam as atividades e práticas que podem ajudar a promover a numeracia, uma competência fundamental para lidar com os desafios do século XXI.

    Destinatários

    Professores, educadores, psicólogos, pais, estudantes e demais interessados em educação matemática e nas questões associadas ao baixo rendimento e à discalculia

    Objetivos do curso

    • Fornecer insights teóricos e práticos sobre o impacto do baixo rendimento em matemática 
    • Propor estratégias para superar dificuldades
    • Promover a aprendizagem e desenvolver competências matemáticas elementares.

    Equipa pedagógica

    Lília Marcelino

    Psicóloga. Doutorada em Educação. Investigadora integrada, CICANT - Universidade Lusófona. Docente FCSEA – Universidade Lusófona de Lisboa e IPLUSO-ESEL – Escola Superior de Educação da Lusofonia. Diretora do Núcleo da Discalculia.

    Licenciada em Psicologia na Universidade Lusófona desde 2005, membro da Ordem dos Psicólogos Portugueses (cédula profissional nº 13185) e membro internacional da MCLS - Mathematical Cognition and Learning Society.  Ex-bolseira de doutoramento pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (SFRH/BD/69366/2010), é doutorada em Educação desde 2015. Foi investigadora de pós-doutoramento no projeto “Participação social em alunos com NEE em escolas públicas”, projeto este financiado pela FCT (PTDC/MHC-CED/4150/2014).

    As suas áreas de investigação são a Cognição Numérica e Dificuldades na Aprendizagem da Matemática e mais recentemente, a Aprendizagem baseada em Jogos com publicações em revistas científicas e participações em eventos científicos nacionais e internacionais.

    Tem formações certificadas para psicólogos em colaboração com o ISPA -Formação Avançada e outras formações direcionadas para professores e outros profissionais na área da educação em colaboração com outras instituições, nomeadamente, Centros de Formação de Agrupamentos de Escolas. É investigadora integrada no CICANT – Universidade Lusófona no âmbito do projeto GBL4deaf - Videojogos Educativos Acessíveis a Surdos.

    Atualmente, é diretora do Núcleo da Discalculia onde apoia crianças e jovens com dificuldades na aprendizagem da matemática e docente universitária onde leciona Métodos de Intervenção Socioeducativa e Psicologia da Aprendizagem, Desenvolvimento e Educação.

    Certificado e Acreditação

    O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que compareçam à sessão na integra.

     

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.