page--front.tpl.php

Pós-graduação em Literacia em Saúde na Prática. Modelos, estratégias e intervenção

Pós-graduação em Literacia em Saúde na Prática. Modelos, estratégias e intervenção

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 20/01/2024 - As aulas são em regime Pós-Laboral e realizam-se aos Sábados das 10h00 às 14h00
  • DURAÇÃO
    158H
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    ACREDITAÇÃO
    Diploma de Pós-Graduação em Literacia em Saúde na Prática. Modelos, estratégias e intervenção
    CRÉDITOS
    40 ECTS
    INVESTIMENTO
    Sob Consulta

    Detalhe/Condições de investimento

    Taxa de candidatura: €105

    Informações: fi@ispa.pt | 218 811 727

     

    Documentos a apresentar:

    • Cópia do Cartão de Cidadão
    • Cópia do Certificado de Habilitações (nota: em processo de matrícula é obrigatória a entrega do Certificado de Habilitações autenticado - documento original) 
    • Curriculum Vitae 
    • Carta de motivação

     

    Candidaturas abertas até dia 17 de Janeiro 2024

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Não

    Descrição

    Esta pós-graduação de especialização tem como objetivo capacitar, desenvolver e aprofundar os conhecimentos dos profissionais nesta área emergente, atualmente integrada no Programa Nacional de Saúde em Portugal.

     

    Visa ainda, proporcionar aos participantes uma compreensão analítica da diversidade de soluções existentes para o desenvolvimento da literacia em saúde em Portugal, dotando-os de um conjunto de conhecimentos, instrumentos e ferramentas para aplicação e adaptação a situações específicas em saúde.

     

    Para uma mais eficaz mediação na gestão de conflitos em saúde serão analisadas as técnicas mais adequadas para melhorar os processos de comunicação entre os vários intervenientes na saúde, seja entre profissionais, seja entre estes e o paciente, nomeadamente nas questões da segurança em saúde, intra e entre equipas multiprofissionais, em organizações públicas ou privadas.

     

    Serão também abordados os processos fundamentais do comportamento humano subjacentes aos processos de aprendizagem e de compreensão tanto do individuo como do coletivo, fulcrais do bem-estar e qualidade de vida. Esta especialização permite de forma inequívoca uma estruturada capacitação do profissional da área da saúde.

     

    Tendo por base uma visão holística da relação humana, o plano de estudos tem um caráter interdisciplinar, beneficiando de conceitos, modelos, teorias e técnicas de diferentes áreas científicas. Em paralelo, o curso acentua uma aprendizagem experiencial, ativa e aberta ao espaço relacional.

    Destinatários

    • Profissionais das áreas das Ciências Psicológicas, da Saúde, da Educação, das áreas Sociais e da Comunicação;
    • Outros profissionais com interesses relevantes e significativos nas áreas da literacia em saúde.

     

     

     

    Entidades Parceiras com condições preferenciais 

     

    https://apmgf.pt/ https://apmgf.pt/https://splsportugal.com/https://www.acenfermeiros.pt/

    https://www.anci.pt/http://apdasc.com/https://apdis.pt/http://apecsp.com/

    https://www.apho.pt/https://www.apipsiquiatria.pt/https://app.com.pt/https://www.appsicomotricidade.pt/

     

    https://www.appsp.org/https://www.aptac.pt/pt/homehttps://www.ap-to.pt/https://assucc.blogspot.com/p/pagina-inicial.html

    https://www.dgs.pt/https://www.igas.min-saude.pt/https://ilga-portugal.pt/https://www.lpcdr.org.pt/

    https://www.ordemenfermeiros.pt/https://www.ordemfarmaceuticos.pt/pt/https://www.ordemdosnutricionistas.pt/https://splsportugal.com/

     

     

     

    Objetivos do curso

    • Capacitar e envolver, influenciar e apoiar decisões em saúde;
    • Desenvolver competências para a elaboração de planos e projetos em saúde que promovam a literacia em saúde;
    • Desenvolver ações de promoção de estilos de vida saudável;
    • Desenvolver competências na mediação e gestão de conflitos;
    • Fomentar as aptidões e técnicas que promovam a mudança de atitudes e comportamentos em saúde;
    • Desenvolver competências e estratégias comunicacionais e de informação para melhoria da literacia em saúde do cidadão;
    • Propor soluções de maior interatividade e competências digitais que promovam uma maior literacia em saúde. 

     

    Tendo em conta o atual Programa Nacional de Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidados (Despacho n.º 3618-A/2016, de 10 de março), esta pós-graduação visa ainda:

    • Contribuir para a melhoria da educação para a saúde, literacia e autocuidados da população, promovendo a cidadania em saúde, tornando as pessoas mais autónomas e responsáveis em relação à sua saúde, à saúde dos que delas dependem e à da sua comunidade;
    • Promover um amplo acesso de todos os interessados à informação qualificada sobre boas práticas em educação para saúde, literacia e autocuidados;
    • Desenvolver e demonstrar a utilidade de novos projetos e instrumentos em domínios selecionados desta temática, que acrescentem valor às boas práticas já existentes. 

    Percurso de aprendizagem

    Plano de Estudos

    Unidades CurricularesHorasECTS
    Literacia em saúde: base conceptual, modelos e avaliação204
    Recursos de investigação em saúde: instrumentos e métricas164
    Segurança do doente: prevenção e intervenção em saúde82
    Psicologia da saúde e da doença84
    Gestão e mediação de conflitos em saúde124
    Estratégias de comunicação em saúde164
    Marketing em Saúde164
    Mudança comportamental em saúde82
    Persuasão: processos de influência em saúde82
    Criatividade e inovação em saúde123
    Seminário de supervisão de projetos244
    Seminários temáticos62
    Conferência de encerramento31

     

     

    O curso tem duração de 2 semestres | 10 meses | (40 ECTS) com carga horária total de 158 horas.

     

    Estratégia pedagógica

    Recurso aos métodos expositivo e ativo, com reflexão e discussão de casos.

    Equipa pedagógica

    Direção do Curso

     

    Carlos Lopes

    ISPA-Instituto Universitário/APPsyCI - Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion

     

    Cristina Vaz de Almeida

    Doutorada em Ciências da Comunicação - Literacia em Saúde no ISCSP-UL, Especialista em Literacia em Saúde, Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.

    http://linkedin.com/in/cristinavazalmeida

     

    Docentes

     

    Carlos Lopes
    ISPA-Instituto Universitário

     

    Cristina Vaz de Almeida
    ISCSP, Universidade de Lisboa

     

    Filipa Pinto Nunes
    Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Pós-graduada em Desenvolvimento Psicológico na área da Prevenção do Stress Ocupacional (U. Extremadura, Espanha).

     

    Filipe Loureiro
    William James Research Center – ISPA-Instituto Universitário

     

    Isabel Leal
    ISPA-Instituto Universitário

     

    Isabel Loureiro
    Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa

     

    José Mendes Nunes
    NOVA Medical School, Universidade Nova de Lisboa e ACES Cascais

     

    Kristine Sorensen
    Maastricht University

     

    Marlene Silva
    Direção-Geral da Saúde | Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física

     

    Miguel Telo de Arriaga
    Chefe de Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar, Direcção Geral da Saúde

     

    Susana Ramos
    Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central

     

    Pedro Graça
    Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação Universidade do Porto

     

    Teresa Ferreira
    Psicóloga, Formadora na área comportamental em saúde ARS de Lisboa

     

    Victor Briga
    Coach e formador, Universidade do Porto

     

    Certificado e Acreditação

    Diploma de Pós-graduação em Literacia em Saúde na Prática. Modelos, estratégias e intervenção.

    40 ECTS

     

     

     

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.