Pós-graduação em Literacia em Saúde na Prática. Modelos, estratégias e intervenção
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Taxa de candidatura: €105
Taxa de candidatura: €52,5
Será aplicado um desconto de 50% na taxa de candidatura e na Matrícula/Inscrição anual até ao final da 3ª fase de candidatura.
Nota: Os titulares dos cursos do Ispa estão isentos do pagamento de taxa de candidatura
Fases de Candidaturas
Fase de candidatura | Datas | Desconto sob a propina anual |
1ª fase | 1 de maio a 31 de julho de 2024 | 10% |
2ª fase | 1 de agosto a 30 de setembro de 2024 | 5% |
3ª fase | 1 de outubro a 30 de novembro de 2024 | 3% |
4ª fase | 1 de dezembro de 2024 a 15 de janeiro de 2025 | 0% |
Informações: fi@ispa.pt | 218 811 727
Documentos a apresentar:
- Cópia do Cartão de Cidadão
- Cópia do Certificado de Habilitações (nota: em processo de matrícula é obrigatória a entrega do Certificado de Habilitações autenticado - documento original)
- Curriculum Vitae
- Carta de motivação
Descrição
Esta pós-graduação de especialização tem como objetivo capacitar, desenvolver e aprofundar os conhecimentos dos profissionais nesta área emergente, atualmente integrada no Programa Nacional de Saúde em Portugal.
Visa ainda, proporcionar aos participantes uma compreensão analítica da diversidade de soluções existentes para o desenvolvimento da literacia em saúde em Portugal, dotando-os de um conjunto de conhecimentos, instrumentos e ferramentas para aplicação e adaptação a situações específicas em saúde.
Para uma mais eficaz mediação na gestão de conflitos em saúde serão analisadas as técnicas mais adequadas para melhorar os processos de comunicação entre os vários intervenientes na saúde, seja entre profissionais, seja entre estes e o paciente, nomeadamente nas questões da segurança em saúde, intra e entre equipas multiprofissionais, em organizações públicas ou privadas.
Serão também abordados os processos fundamentais do comportamento humano subjacentes aos processos de aprendizagem e de compreensão tanto do individuo como do coletivo, fulcrais do bem-estar e qualidade de vida. Esta especialização permite de forma inequívoca uma estruturada capacitação do profissional da área da saúde.
Tendo por base uma visão holística da relação humana, o plano de estudos tem um caráter interdisciplinar, beneficiando de conceitos, modelos, teorias e técnicas de diferentes áreas científicas. Em paralelo, o curso acentua uma aprendizagem experiencial, ativa e aberta ao espaço relacional.
Destinatários
Objetivos do curso
- Capacitar e envolver, influenciar e apoiar decisões em saúde;
- Desenvolver competências para a elaboração de planos e projetos em saúde que promovam a literacia em saúde;
- Desenvolver ações de promoção de estilos de vida saudável;
- Desenvolver competências na mediação e gestão de conflitos;
- Fomentar as aptidões e técnicas que promovam a mudança de atitudes e comportamentos em saúde;
- Desenvolver competências e estratégias comunicacionais e de informação para melhoria da literacia em saúde do cidadão;
- Propor soluções de maior interatividade e competências digitais que promovam uma maior literacia em saúde.
Tendo em conta o atual Programa Nacional de Educação para a Saúde, Literacia e Autocuidados (Despacho n.º 3618-A/2016, de 10 de março), esta pós-graduação visa ainda:
- Contribuir para a melhoria da educação para a saúde, literacia e autocuidados da população, promovendo a cidadania em saúde, tornando as pessoas mais autónomas e responsáveis em relação à sua saúde, à saúde dos que delas dependem e à da sua comunidade;
- Promover um amplo acesso de todos os interessados à informação qualificada sobre boas práticas em educação para saúde, literacia e autocuidados;
- Desenvolver e demonstrar a utilidade de novos projetos e instrumentos em domínios selecionados desta temática, que acrescentem valor às boas práticas já existentes.
Percurso de aprendizagem
Plano de Estudos
Unidades Curriculares | Horas | ECTS |
---|---|---|
Literacia em saúde: base conceptual, modelos e avaliação | 20 | 4 |
Recursos de investigação em saúde: instrumentos e métricas | 16 | 4 |
Segurança do doente: prevenção e intervenção em saúde | 8 | 2 |
Psicologia da saúde e da doença | 8 | 4 |
Gestão e mediação de conflitos em saúde | 12 | 4 |
Estratégias de comunicação em saúde | 16 | 4 |
Marketing em Saúde | 16 | 4 |
Mudança comportamental em saúde | 8 | 2 |
Persuasão: processos de influência em saúde | 8 | 2 |
Criatividade e inovação em saúde | 12 | 3 |
Seminário de supervisão de projetos | 24 | 4 |
Seminários temáticos | 6 | 2 |
Conferência de encerramento | 3 | 1 |
O curso tem duração de 2 semestres | 10 meses | (40 ECTS) com carga horária total de 158 horas.
Estratégia pedagógica
Recurso aos métodos expositivo e ativo, com reflexão e discussão de casos.
Equipa pedagógica
Direção do Curso
Carlos Lopes
ISPA-Instituto Universitário/APPsyCI - Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion
Cristina Vaz de Almeida
Doutorada em Ciências da Comunicação - Literacia em Saúde no ISCSP-UL, Especialista em Literacia em Saúde, Presidente da Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde.
http://linkedin.com/in/cristinavazalmeida
Docentes
Carlos Lopes
ISPA-Instituto Universitário
Cristina Vaz de Almeida
ISCSP, Universidade de Lisboa
Filipa Pinto Nunes
Psicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde. Pós-graduada em Desenvolvimento Psicológico na área da Prevenção do Stress Ocupacional (U. Extremadura, Espanha).
Filipe Loureiro
William James Research Center – ISPA-Instituto Universitário
Isabel Leal
ISPA-Instituto Universitário
Isabel Loureiro
Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de Lisboa
José Mendes Nunes
NOVA Medical School, Universidade Nova de Lisboa e ACES Cascais
Kristine Sorensen
Maastricht University
Marlene Silva
Direção-Geral da Saúde | Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física
Miguel Telo de Arriaga
Chefe de Divisão de Literacia, Saúde e Bem-Estar, Direcção Geral da Saúde
Susana Ramos
Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central
Pedro Graça
Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação Universidade do Porto
Teresa Ferreira
Psicóloga, Formadora na área comportamental em saúde ARS de Lisboa
Victor Briga
Coach e formador, Universidade do Porto
Certificado e Acreditação
Diploma de Pós-graduação em Literacia em Saúde na Prática. Modelos, estratégias e intervenção.
40 ECTS
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.