page--front.tpl.php

Trabalhar com Crianças: da ciência à prática

Trabalhar com Crianças: da ciência à prática
DURAÇÃO
30
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom

Detalhe/Condições de investimento

Fatura

Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

 

Possibilidade de fracionamento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

 

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

É inequívoco o papel fundamental dos profissionais que intervêm com crianças para um desenvolvimento saudável das mesmas. A ciência tem evidenciado o impacto dos nossos comportamentos na arquitetura do cérebro da criança, assim como tem também apontado as estratégias mais eficazes para que possamos apoiar as crianças a tornarem-se adultos resilientes, seguros e felizes.

No entanto, e a par com os diversos desafios que enfrentam estes profissionais na sua prática diária, escasseiam ainda oportunidades de aprendizagens acerca da aplicabilidade das teorias do desenvolvimento infantil no dia-a-dia e de métodos baseados em evidência que sejam realmente favorecedores de um desenvolvimento mais saudável da criança e de toda a família, ao mesmo tempo que se potenciam as relações com os vários agentes educativos em redor da criança.

Assim, baseado na mais recente evidência científica e com uma abordagem prática, este curso visa ajudar os profissionais que trabalham com crianças a aprofundar conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil, bem como a refletirem acerca das suas experiências e a potenciarem competências pessoais e profissionais, de modo a fomentar um desenvolvimento infantil saudável e uma prática profissional mais plena e prazerosa.

 

Destinatários

  • Psicólogos, médicos, enfermeiros, educadores de infância, auxiliares de ação educativa, professores, assistentes sociais, técnicos de reabilitação e inserção social, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, técnicos de desenvolvimento comunitário e saúde mental e outros profissionais que trabalham com crianças;
  • Alunos do Mestrado integrado em Psicologia, Educação ou outros. 

Objetivos do curso

  • Refletir sobre desafios recorrentes no trabalho com crianças; 
  • Conhecer e aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil para a prática diária no trabalho com crianças;
  • Ampliar competências de autoconhecimento, autorregulação e resiliência no trabalho com crianças;
  • Potenciar competências de comunicação com os vários intervenientes da comunidade educativa, nomeadamente na equipa e com mães e pais. 

Percurso de aprendizagem

Módulo 1 - Trabalhar com crianças

  • Que desafios, que caminhos e que metas?

 

Módulo 2 - Um profissional presente 

  • Que profissional posso ser para promover um desenvolvimento saudável nas crianças?
  • Competências de autocuidado e gestão do stress no trabalho com crianças: Autoconhecimento, autorregulação, compaixão e resiliência. 
  • Comunicar eficazmente com crianças, pais e profissionais nos diversos contextos. 

 

Módulo 3 -  O desenvolvimento infantil na prática do dia-a-dia: a evidência científica e estratégias para a prática profissional

  • Educar crianças seguras e resilientes: a teoria da vinculação na prática e impacto no desenvolvimento saudável da criança. 
  • Educar com base no cérebro: neurociências, disciplina e comunicação no trabalho com crianças. 

Estratégia pedagógica

Recurso aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo, com aplicação de exercícios vivenciais, role-plays e visualização de vídeos.

Equipa pedagógica

Jordana Pinto Cardoso

Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Formadora Certificada desde 2011, Assistente de Docência no ISPA-IU, Doutorada em Psicologia do Desenvolvimento, Consultora e Supervisora. 

Autora de cursos online e presenciais na área da parentalidade, desenvolvimento infantil, gestão do stress e prevenção do burnout.

Polyvagal Informed Therapist pelo Polyvagal Institute, Terapeuta Certificada no modelo psicoterapêutico Internal Family Systems (Level 3) pelo IFS Institute e Terapeuta de Casal (Intimacy from the Inside Out) pelo mesmo Instituto. Psicoterapeuta de adultos em formação pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas. 

Experiência desde 2008 em contexto institucional e desde 2010 em consultório privado, fez formação certificada na área das psicoterapias, meditação, parentalidade e desenvolvimento infantil (incluindo na Universidade de Leiden, Holanda) e conta com diversas publicações científicas nacionais e internacionais, colaborando frequentemente com os media e em encontros e colóquios.

Certificado e Acreditação

Certificado 

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. 

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

Trabalhar com Crianças: da ciência à prática

Trabalhar com Crianças: da ciência à prática