page--front.tpl.php

Trabalhar com Crianças: da ciência à prática

Trabalhar com Crianças: da ciência à prática
DURAÇÃO
30
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom

Detalhe/Condições de investimento

Possibilidade de fracionar em três prestações

As prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • Primeira prestação - no ato de inscrição.
  • Segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • Terceira prestação: até ao fim do curso. 

Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

  

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

É inequívoco o papel fundamental dos profissionais que intervêm com crianças para um desenvolvimento saudável das mesmas. A ciência tem evidenciado o impacto dos nossos comportamentos na arquitetura do cérebro da criança, assim como tem também apontado as estratégias mais eficazes para que possamos apoiar as crianças a tornarem-se adultos resilientes, seguros e felizes.

No entanto, e a par com os diversos desafios que enfrentam estes profissionais na sua prática diária, escasseiam ainda oportunidades de aprendizagens acerca da aplicabilidade das teorias do desenvolvimento infantil no dia-a-dia e de métodos baseados em evidência que sejam realmente favorecedores de um desenvolvimento mais saudável da criança e de toda a família, ao mesmo tempo que se potenciam as relações com os vários agentes educativos em redor da criança.

Assim, baseado na mais recente evidência científica e com uma abordagem prática, este curso visa ajudar os profissionais que trabalham com crianças a aprofundar conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil, bem como a refletirem acerca das suas experiências e a potenciarem competências pessoais e profissionais, de modo a fomentar um desenvolvimento infantil saudável e uma prática profissional mais plena e prazerosa.

 

Destinatários

  • Psicólogos, médicos, enfermeiros, educadores de infância, auxiliares de ação educativa, professores, assistentes sociais, técnicos de reabilitação e inserção social, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, técnicos de desenvolvimento comunitário e saúde mental e outros profissionais que trabalham com crianças;
  • Alunos do Mestrado integrado em Psicologia, Educação ou outros. 

Objetivos do curso

  • Refletir sobre desafios recorrentes no trabalho com crianças; 
  • Conhecer e aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil para a prática diária no trabalho com crianças;
  • Ampliar competências de autoconhecimento, autorregulação e resiliência no trabalho com crianças;
  • Potenciar competências de comunicação com os vários intervenientes da comunidade educativa, nomeadamente na equipa e com mães e pais. 

Percurso de aprendizagem

Módulo 1 - Trabalhar com crianças

  • Que desafios, que caminhos e que metas?

 

Módulo 2 - Um profissional presente 

  • Que profissional posso ser para promover um desenvolvimento saudável nas crianças?
  • Competências de autocuidado e gestão do stress no trabalho com crianças: Autoconhecimento, autorregulação, compaixão e resiliência. 
  • Comunicar eficazmente com crianças, pais e profissionais nos diversos contextos. 

 

Módulo 3 -  O desenvolvimento infantil na prática do dia-a-dia: a evidência científica e estratégias para a prática profissional

  • Educar crianças seguras e resilientes: a teoria da vinculação na prática e impacto no desenvolvimento saudável da criança. 
  • Educar com base no cérebro: neurociências, disciplina e comunicação no trabalho com crianças. 

Estratégia pedagógica

Recurso aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo, com aplicação de exercícios vivenciais, role-plays e visualização de vídeos.

Equipa pedagógica

Jordana Pinto Cardoso

Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Formadora Certificada desde 2011, Assistente de Docência no ISPA-IU, Doutorada em Psicologia do Desenvolvimento, Consultora e Supervisora. 

Autora de cursos online e presenciais na área da parentalidade, desenvolvimento infantil, gestão do stress e prevenção do burnout.

Polyvagal Informed Therapist pelo Polyvagal Institute, Terapeuta Certificada no modelo psicoterapêutico Internal Family Systems (Level 3) pelo IFS Institute e Terapeuta de Casal (Intimacy from the Inside Out) pelo mesmo Instituto. Psicoterapeuta de adultos em formação pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas. 

Experiência desde 2008 em contexto institucional e desde 2010 em consultório privado, fez formação certificada na área das psicoterapias, meditação, parentalidade e desenvolvimento infantil (incluindo na Universidade de Leiden, Holanda) e conta com diversas publicações científicas nacionais e internacionais, colaborando frequentemente com os media e em encontros e colóquios.

Certificado e Acreditação

Certificado 

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. 

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.