Trabalhar com Crianças: da ciência à prática
Detalhe/Condições de investimento
Possibilidade de fracionar em três prestações
As prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- Primeira prestação - no ato de inscrição.
- Segunda prestação - até à data de início do curso.
- Terceira prestação: até ao fim do curso.
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
É inequívoco o papel fundamental dos profissionais que intervêm com crianças para um desenvolvimento saudável das mesmas. A ciência tem evidenciado o impacto dos nossos comportamentos na arquitetura do cérebro da criança, assim como tem também apontado as estratégias mais eficazes para que possamos apoiar as crianças a tornarem-se adultos resilientes, seguros e felizes.
No entanto, e a par com os diversos desafios que enfrentam estes profissionais na sua prática diária, escasseiam ainda oportunidades de aprendizagens acerca da aplicabilidade das teorias do desenvolvimento infantil no dia-a-dia e de métodos baseados em evidência que sejam realmente favorecedores de um desenvolvimento mais saudável da criança e de toda a família, ao mesmo tempo que se potenciam as relações com os vários agentes educativos em redor da criança.
Assim, baseado na mais recente evidência científica e com uma abordagem prática, este curso visa ajudar os profissionais que trabalham com crianças a aprofundar conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil, bem como a refletirem acerca das suas experiências e a potenciarem competências pessoais e profissionais, de modo a fomentar um desenvolvimento infantil saudável e uma prática profissional mais plena e prazerosa.
Destinatários
- Psicólogos, médicos, enfermeiros, educadores de infância, auxiliares de ação educativa, professores, assistentes sociais, técnicos de reabilitação e inserção social, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, técnicos de desenvolvimento comunitário e saúde mental e outros profissionais que trabalham com crianças;
- Alunos do Mestrado integrado em Psicologia, Educação ou outros.
Objetivos do curso
- Refletir sobre desafios recorrentes no trabalho com crianças;
- Conhecer e aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil para a prática diária no trabalho com crianças;
- Ampliar competências de autoconhecimento, autorregulação e resiliência no trabalho com crianças;
- Potenciar competências de comunicação com os vários intervenientes da comunidade educativa, nomeadamente na equipa e com mães e pais.
Percurso de aprendizagem
Módulo 1 - Trabalhar com crianças
- Que desafios, que caminhos e que metas?
Módulo 2 - Um profissional presente
- Que profissional posso ser para promover um desenvolvimento saudável nas crianças?
- Competências de autocuidado e gestão do stress no trabalho com crianças: Autoconhecimento, autorregulação, compaixão e resiliência.
- Comunicar eficazmente com crianças, pais e profissionais nos diversos contextos.
Módulo 3 - O desenvolvimento infantil na prática do dia-a-dia: a evidência científica e estratégias para a prática profissional
- Educar crianças seguras e resilientes: a teoria da vinculação na prática e impacto no desenvolvimento saudável da criança.
- Educar com base no cérebro: neurociências, disciplina e comunicação no trabalho com crianças.
Estratégia pedagógica
Recurso aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo, com aplicação de exercícios vivenciais, role-plays e visualização de vídeos.
Equipa pedagógica
Jordana Pinto Cardoso
Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Formadora Certificada desde 2011, Assistente de Docência no ISPA-IU, Doutorada em Psicologia do Desenvolvimento, Consultora e Supervisora.
Autora de cursos online e presenciais na área da parentalidade, desenvolvimento infantil, gestão do stress e prevenção do burnout.
Polyvagal Informed Therapist pelo Polyvagal Institute, Terapeuta Certificada no modelo psicoterapêutico Internal Family Systems (Level 3) pelo IFS Institute e Terapeuta de Casal (Intimacy from the Inside Out) pelo mesmo Instituto. Psicoterapeuta de adultos em formação pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas.
Experiência desde 2008 em contexto institucional e desde 2010 em consultório privado, fez formação certificada na área das psicoterapias, meditação, parentalidade e desenvolvimento infantil (incluindo na Universidade de Leiden, Holanda) e conta com diversas publicações científicas nacionais e internacionais, colaborando frequentemente com os media e em encontros e colóquios.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.