
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Inscrições até 15 de maio de 2023 com desconto:
Investimento - €290
Fracionamento- 3X€97
Inscrições a partir de dia 15 maio de 2023:
Investimento- €350
Fracionamento- 3X€117
As prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- Primeira prestação - no ato de inscrição.
- Segunda prestação - até à data de início do curso.
- Terceira prestação: até ao fim do curso.
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Na sua intervenção, os profissionais que trabalham com crianças desempenham um papel crucial num desenvolvimento infantil saudável. Ao mesmo tempo, enfrentam diversos desafios na sua prática diária, frequentemente sem a oportunidade de aprendizagens acerca da aplicabilidade prática das teorias do desenvolvimento infantil, bem como de estratégias baseadas em evidência que sejam favorecedoras de um desenvolvimento mais saudável da criança e de toda a família, ao mesmo tempo que potenciam as relações com os vários agentes educativos com quem colaboram.
A ciência tem sido palco de oportunidades para podermos aprofundar conhecimentos neste âmbito, nomeadamente sobre a forma como os nossos comportamentos podem moldar o cérebro da criança e de que forma podemos apoiar as crianças a tornarem-se adultos resilientes, seguros e felizes.
Assim, baseado na mais recente evidência científica, este curso visa ajudar os profissionais que trabalham com crianças a aprofundar conhecimentos acerca do desenvolvimento infantil, bem como a refletirem acerca das suas próprias práticas e a potenciarem competências pessoais e profissionais, de modo a fomentar um desenvolvimento infantil saudável.
Destinatários
- Psicólogos, médicos, enfermeiros, educadores de infância, auxiliares de ação educativa, professores, assistentes sociais, técnicos de reabilitação e inserção social, terapeutas da fala, terapeutas ocupacionais, técnicos de desenvolvimento comunitário e saúde mental e outros profissionais que trabalham com crianças;
- Finalistas de mestrado integrado ou 2ºs ciclos de Psicologia, Educação ou outros.
Objetivos do curso
- Refletir sobre desafios recorrentes no trabalho com crianças;
- Conhecer e aprofundar conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil para a prática diária no trabalho com crianças;
- Ampliar competências de autoconhecimento, autorregulação e resiliência no trabalho com crianças;
- Potenciar competências de comunicação com os vários intervenientes da comunidade educativa, nomeadamente na equipa e com mães e pais.
Percurso de aprendizagem
Módulo 1 - Trabalhar com crianças
- Que desafios, que caminhos e que metas?
Módulo 2 - Um profissional presente
- Que profissional posso ser para promover um desenvolvimento saudável nas crianças?
- Competências de autocuidado e gestão do stress no trabalho com crianças: Autoconhecimento, autorregulação, compaixão e resiliência.
- Comunicar eficazmente com crianças, pais e profissionais nos diversos contextos.
Módulo 3 - O desenvolvimento infantil na prática do dia-a-dia: a evidência científica e estratégias para a prática profissional
-
Educar crianças seguras e resilientes: a teoria da vinculação na prática e impacto no desenvolvimento saudável da criança.
-
Educar com base no cérebro: neurociências, disciplina e comunicação no trabalho com crianças.
Estratégia pedagógica
Recurso aos métodos expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo, com aplicação de exercícios vivenciais, role-plays e visualização de vídeos.
Equipa pedagógica
Jordana Pinto Cardoso
Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Formadora Certificada desde 2011, Assistente de Docência no ISPA-IU, Doutorada em Psicologia do Desenvolvimento, Consultora e Supervisora.
Autora de cursos online e presenciais na área da parentalidade, desenvolvimento infantil, gestão do stress e prevenção do burnout.
Polyvagal Informed Therapist pelo Polyvagal Institute, Terapeuta Certificada no modelo psicoterapêutico Internal Family Systems (Level 3) pelo IFS Institute e Terapeuta de Casal (Intimacy from the Inside Out) pelo mesmo Instituto. Psicoterapeuta de adultos em formação pela Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas.
Experiência desde 2008 em contexto institucional e desde 2010 em consultório privado, fez formação certificada na área das psicoterapias, meditação, parentalidade e desenvolvimento infantil (incluindo na Universidade de Leiden, Holanda) e conta com diversas publicações científicas nacionais e internacionais, colaborando frequentemente com os media e em encontros e colóquios.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;