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Seminário | Projeto - Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças em Perigo

Seminário | Projeto - Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças em Perigo
DURAÇÃO
Apoio de um tutor no desenvolvimento do projeto | Prazo máximo para apresentação do projeto - 6 meses
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom

Detalhe/Condições de investimento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação.

 

Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

O trabalho-projeto visa desenvolver uma visão integrada do contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens, tendo por base as múltiplas áreas envolvidas e a necessária interdisciplinaridade.
O propósito deste seminário é promover, através do desenvolvimento de um projeto, as capacidades técnicas fundamentais para intervenções em acolhimento residencial. Pretende-se ainda estimular a capacidade de análise crítica dos principais modelos teóricos, de forma a desenvolver projetos de intervenção adaptados aos diferentes contextos.

 

Destinatários

Psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, animadores sócio-culturais, médicos e enfermeiros

Objetivos do curso

Apresentação de um trabalho-projecto que sistematize e agregue os conhecimentos adquiridos nos módulos prévios da Pós-Graduação, através do desenvolvimento de um tema de forma aprofundada e com os seguintes objetivos:

  • Promover o conhecimento dos principais modelos teóricos e da sua adaptabilidade ao contexto do acolhimento residencial em Portugal ou no Brasil.
  • Potenciar a capacidade de planificação, implementação e avaliação de intervenções em contexto residencial a partir de um referencial teórico selecionado.

Percurso de aprendizagem

Propostas de temas que podem ser desenvolvidos (outros temas podem ser desenvolvidos, desde que inseridos dentro do âmbito da Pós-Graduação e com a concordância dos tutores):

  • Evolução dos Modelos de Acolhimento Residencial no contexto europeu/português e sua articulação com as políticas sociais.
  • Visão comparativa dos Sistemas de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo e sua articulação com o Acolhimento Residencial.
  • Desenho e construção de um Projecto de Intervenção com base em Soluções Colaborativas.
  • Articulação entre Intervenções em grupo e intervenções individuais.
  • Trabalho de história de vida.
  • Cultura Organizacional: principais impactos e constrangimentos no desenvolvimento de intervenções terapêuticas.
  •  Desenvolvimento de estruturas de apoio aos colaboradores da organização.

Estratégia pedagógica

O trabalho-projecto, a desenvolver de forma individual por cada aluno, deve abordar necessariamente uma revisão da literatura devendo ainda incluir a planificação, implementação e avaliação de uma intervenção em contexto de acolhimento residencial.

Equipa pedagógica

Pedro Vaz Santos

Licenciado e Mestre em Psicologia Clínica (Ispa), Terapeuta Familiar e de Casal (SPTF), Psicólogo clínico, PIN – Partners in Neuroscience, Consultor e Supervisor de instituições de acolhimento residencial, Labirintos Coloridos Consultores. 

 

Tiago Mendes
Licenciado em Psicologia Clínica (ISPA), Ph.D. em Psychoanalytic Studies (Univ. Essex), MBA (Rice Univ.) , Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.

Certificado e Acreditação

O Certificado de Formação será atribuído desde que se verifique o cumprimento dos critérios de avaliação. 

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.