Seminário | Projeto - Pós-Graduação em Acolhimento de Crianças em Perigo
Detalhe/Condições de investimento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação.
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
O trabalho-projeto visa desenvolver uma visão integrada do contexto de acolhimento residencial de crianças e jovens, tendo por base as múltiplas áreas envolvidas e a necessária interdisciplinaridade.
O propósito deste seminário é promover, através do desenvolvimento de um projeto, as capacidades técnicas fundamentais para intervenções em acolhimento residencial. Pretende-se ainda estimular a capacidade de análise crítica dos principais modelos teóricos, de forma a desenvolver projetos de intervenção adaptados aos diferentes contextos.
Destinatários
Psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais, animadores sócio-culturais, médicos e enfermeiros
Objetivos do curso
Apresentação de um trabalho-projecto que sistematize e agregue os conhecimentos adquiridos nos módulos prévios da Pós-Graduação, através do desenvolvimento de um tema de forma aprofundada e com os seguintes objetivos:
- Promover o conhecimento dos principais modelos teóricos e da sua adaptabilidade ao contexto do acolhimento residencial em Portugal ou no Brasil.
- Potenciar a capacidade de planificação, implementação e avaliação de intervenções em contexto residencial a partir de um referencial teórico selecionado.
Percurso de aprendizagem
Propostas de temas que podem ser desenvolvidos (outros temas podem ser desenvolvidos, desde que inseridos dentro do âmbito da Pós-Graduação e com a concordância dos tutores):
- Evolução dos Modelos de Acolhimento Residencial no contexto europeu/português e sua articulação com as políticas sociais.
- Visão comparativa dos Sistemas de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo e sua articulação com o Acolhimento Residencial.
- Desenho e construção de um Projecto de Intervenção com base em Soluções Colaborativas.
- Articulação entre Intervenções em grupo e intervenções individuais.
- Trabalho de história de vida.
- Cultura Organizacional: principais impactos e constrangimentos no desenvolvimento de intervenções terapêuticas.
- Desenvolvimento de estruturas de apoio aos colaboradores da organização.
Estratégia pedagógica
O trabalho-projecto, a desenvolver de forma individual por cada aluno, deve abordar necessariamente uma revisão da literatura devendo ainda incluir a planificação, implementação e avaliação de uma intervenção em contexto de acolhimento residencial.
Equipa pedagógica
Pedro Vaz Santos
Licenciado e Mestre em Psicologia Clínica (Ispa), Terapeuta Familiar e de Casal (SPTF), Psicólogo clínico, PIN – Partners in Neuroscience, Consultor e Supervisor de instituições de acolhimento residencial, Labirintos Coloridos Consultores.
Tiago Mendes
Licenciado em Psicologia Clínica (ISPA), Ph.D. em Psychoanalytic Studies (Univ. Essex), MBA (Rice Univ.) , Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimento.
Certificado e Acreditação
O Certificado de Formação será atribuído desde que se verifique o cumprimento dos critérios de avaliação.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.