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Relaxamento, Mindfulness e Meditação para Psicólogos e Psicoterapeutas

Mindfull
DURAÇÃO
12H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom

Detalhe/Condições de investimento

Fatura

Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

 

Possibilidade de fracionamento

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 

 

Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a efetuar o pagamento de 50% do valor estabelecido. Após este período o aluno obriga-se a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo. 

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

Enquanto psicólogos, há várias décadas que dispomos de informação baseada em evidência sobre a eficácia das práticas de relaxamento e de meditação em diversos contextos, com diferentes aplicações. Ainda assim, face ao aumento contínuo dos níveis de stresse, ansiedade, depressão, trauma e mesmo de perturbações psicofisiológicas na nossa sociedade, nunca foi tão crucial para os profissionais de psicologia incorporarem estas práticas nas suas próprias vidas e nas suas intervenções de uma forma eficaz, robusta e ética. Esta integração permite, assim, que os profissionais intervenham com os seus clientes com base em evidência, bem como na sua própria experiência, potenciando o bem-estar mental e emocional de todos os envolvidos. 

Este curso, que conta com uma abordagem prática e fundamentada empiricamente, tem como objetivo fortalecer a eficácia profissional dos psicólogos bem como o seu bem-estar pessoal através da exploração de práticas contemplativas em contexto profissional, permitindo que os participantes integrem estas estratégias de forma eficaz nas suas intervenções e na própria vida. O curso promove o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais na redução do stresse, no cultivo da resiliência emocional e na promoção de uma saúde mental mais sustentável, permitindo ainda o desenvolvimento de um plano pessoal de autocuidado para um bem-estar sustentando a longo prazo, enquanto permite um suporte eficaz junto das pessoas com quem intervimos.

 

Destinatários

  • Psicólogos, psicoterapeutas e estudantes de psicologia; 

Objetivos do curso

  • Conhecer as principais teorias das práticas contemplativas;
  • Compreender a evidência científica sobre práticas de relaxamento, mindfulness e meditação;
  • Compreender o uso das práticas de relaxamento e meditação em psicologia; 
  • Reconhecer a importância do mindfulness e de estratégias de autorregulação para vida pessoal e profissional do psicólogo; 
  • Saber integrar abordagens contemplativas na prática diária e profissional, promovendo a resiliência emocional e saúde mental dos clientes;
  • Adaptar as práticas de relaxamento, mindfulness e meditação em contexto terapêutico às necessidades do cliente; 
  • Desenvolver um plano de prática pessoal. 

Percurso de aprendizagem

Introdução às práticas contemplativas e de atenção plena

  • Relaxamento, Mindfulness e Meditação: É tudo a mesma coisa?
  • Principais conceitos teóricos, benefícios e riscos associados.

 

Relaxamento e Meditação na prática de psicologia

  • Contextualização das práticas de relaxamento e meditação em psicologia;
  • Aplicação ética e baseada em evidência;
  • Autoconhecimento e autocuidado: o papel do psicólogo como mediador das práticas contemplativas;
  • Aplicação das práticas de relaxamento e meditação em psicologia;
  • Desenvolvimento do plano de prática pessoal. 

Estratégia pedagógica

Métodos: Expositivo, Experiencial, Role-play, Estudos de caso

Equipa pedagógica

Jordana Pinto Cardoso

Psicóloga Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e Formadora Certificada desde 2011. Assistente de Docência no ISPA-IU, Consultora e Supervisora. Doutorada em Psicologia do Desenvolvimento (ISPA-Instituto Universitário). Polyvagal Informed Therapist pelo Polyvagal Institute, Terapeuta Certificada em Internal Family Systems (Nível 3) pelo IFS Institute, e Terapeuta de Casal pelo mesmo instituto. Membro da Sociedade Portuguesa de Psicoterapias Construtivistas.

Autora de cursos online e presenciais na área da inteligência emocional, gestão do stress e segurança psicológica. Praticante de técnicas de relaxamento desde 2005 e de meditação desde 2010, tendo realizado diversos cursos na área. Professora Certificada de Meditação (250h), pelo Yoga Alliance Professionals/DGERT.

Certificado e Acreditação

Certificado 

O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens. 

O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. 

Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.