Recursos de Investigação

Descrição
Este curso aborda um conjunto de competências essenciais à produção e comunicação de relatórios e artigos de suporte à tomada de decisão na área da gestão. Os conteúdos estão organizados de forma que os participantes desenvolvam competências de análise crítica no uso e gestão de recursos de investigação. Para isso, a organização em módulos vão permitir atualizar e desenvolver conhecimentos sobre recursos de investigação, como são exemplo: Qualtrics, Mendeley, SPSS, Web of Science, Business Source Complete e os recursos de acesso aberto (e.g., RCAAP e SciELO). São ainda enumeradas as principais caraterísticas da escrita científica de artigos e projetos de investigação de acordo com as normas da APA, bem como os processos de submissão, revisão e publicação científica.
Os conteúdos inovadores de cada módulo privilegiam o uso e a discussão de casos reais permitindo a interação, discussão, partilha e aprendizagem entre participantes e formadores.
O curso é desenvolvido em colaboração com a APPsyCI - Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion.
Destinatários
- Estudantes universitários do 1º, 2º e 3º ciclos de qualquer área de formação;
- Professores universitários e investigadores de qualquer área de formação;
- Outros profissionais e técnicos que pretendam desenvolver competências na área dos recursos de investigação para trabalhos científicos.
Objetivos do curso
- Identificar recursos e pesquisar conteúdos utilizando técnicas de recuperação de informação científica no ecossistema da Ciência Aberta;
- Compreender o impacto da Ciência Aberta e da Ciência Cidadã na identidade digital e na visibilidade científica.
- Conhecer os indicadores e métricas associados à avaliação da produção científica e encontrar as respostas nas bases de dados de referência (Web of Science e Scopus);
- Recolher e tratar dados com recurso ao SPSS (v. 28.0.1);
- Construir e manusear bases de dados e interpretar a informação estatística;
- Utilizar o Qualtrics Research Suite como metodologia de recolha de dados;
- Conhecer o Mendeley como rede social académica na organização da investigação, no trabalho colaborativo online e na partilha de informação, conhecimentos e experiências;
- Desenvolver escrita científica, oral e de edição (normas APA, 7ª ed., 2020);
- Conhecer os processos de escrita de um projeto científico (FCT).
- Identificar recursos e pesquisar conteúdos utilizando técnicas de recuperação de informação científica no ecossistema da Ciência Aberta;
- Compreender o impacto da Ciência Aberta e da Ciência Cidadã na identidade digital e na visibilidade científica.
- Conhecer os indicadores e métricas associados à avaliação da produção científica e encontrar as respostas nas bases de dados de referência (Web of Science e Scopus);
- Recolher e tratar dados com recurso ao SPSS (v. 28.0.1);
- Construir e manusear bases de dados e interpretar a informação estatística;
- Utilizar o Qualtrics Research Suite como metodologia de recolha de dados;
- Conhecer o Mendeley como rede social académica na organização da investigação, no trabalho colaborativo online e na partilha de informação, conhecimentos e experiências;
- Desenvolver escrita científica, oral e de edição (normas APA, 7ª ed., 2020);
- Conhecer os processos de escrita de um projeto científico (FCT).
Percurso de aprendizagem
Da Ciência Aberta à Ciência Cidadã - O que é a Ciência Aberta e a Ciência Cidadã? Impactos e benefícios dos repositórios institucionais e das publicações e dados científicos em acesso aberto à comunidade de investigadores (e.g., ZENODO, OpenAire, RCAAP, SciELO).
Recursos de investigação para a realização de trabalhos científicos - Planeamento e estratégias de recuperação de informação científica (e.g., B-ON). O que são serviços de descoberta (e.g., EBSCO Discovery Service). Como pesquisar nas bases de dados Psy (e.g., PsycINFO, PsycARTICLES, PsycBOOKS, PsycTherapy).
Web of Science - Como efetuar o registo na Web of Science de Clarivate. Estratégias de recuperação da informação científica nas bases de dados da Web of Science. Como produzir um relatório de citações e de análise de indicadores bibliométricos (e.g., índice H de Hirsch, Research ID). Como pesquisar na base de dados Journal Citation Report (JCR). Como analisar o fator de impacto duma publicação científica?
Scopus – Criação de perfil na Scopus. Estratégias de pesquisa e de recuperação da informação. Gestão de pesquisas e criação de listas e alertas. Análise da produção científica por investigador e por instituição. Análise das métricas: CiteScore, SCImago Journal Rank e Source Normalized Impact per Paper.
Qualtrics – O Qualtrics Research Suite (http://www.qualtrics.com/) como ferramenta que permite disponibilizar de forma clara, acessível e agradável, várias funcionalidades para criar, distribuir, controlar as respostas recebidas e tratar os dados dos questionários.
SPSS - Estatística aplicada - Introdução: a Estatística nas Ciências Sociais. Criação e importação de bases de dados. Manipulação de variáveis. Análise descritiva e gráfica.
Mendeley - O que é o Mendeley. Criação do perfil. Criação da biblioteca. Gestão dos documentos e referências. Citações e partilha de referências. Partilha de referências com grupos. Armazenar os dados da investigação.
Escrita científica - Estratégias de elaboração de relatórios e projetos de investigação. Escrita científica de acordo com as (nova) norma APA (7ª ed., 2020).
Estratégia pedagógica
- Métodos expositivos, ativos e interrogativos;
- Partilha de experiências.
Equipa pedagógica
Beatriz Fernandez
Gestora de Ciência da Nova Medical School
Carlos Lopes
Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion (APPsyCI), ISPA-Instituto Universitário,
Filipe Loureiro
William James Center for Research, ISPA-Instituto Universitário
Jorge Sinval
William James Center for Research, ISPA-Instituto Universitário. ISCTE
Júlio Alonso-Arévalo
Universidade de Salamanca
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que tenham assiduidade igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.