Recursos de Investigação
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Este curso aborda um conjunto de competências essenciais à produção e comunicação de relatórios e artigos de suporte à tomada de decisão na área da gestão. Os conteúdos estão organizados de forma que os participantes desenvolvam competências de análise crítica no uso e gestão de recursos de investigação. Para isso, a organização em módulos vão permitir atualizar e desenvolver conhecimentos sobre recursos de investigação, como são exemplo: Qualtrics, Mendeley, JASP/JAMOVI, Web of Science/Scopus e os recursos de acesso aberto (e.g., OSF, Zenodo e RCAAP). São ainda enumeradas as principais caraterísticas da escrita científica de artigos e projetos de investigação de acordo com as normas da APA (7ª ed., 2020), bem como os processos de submissão, revisão e publicação científica.
Os conteúdos inovadores de cada módulo privilegiam o uso e a discussão de casos reais permitindo a interação, discussão, partilha e aprendizagem entre participantes e formadores.
O curso é desenvolvido em colaboração com a APPsyCI - Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion.
Destinatários
- Estudantes universitários do 1º, 2º e 3º ciclos de qualquer área de formação;
- Professores universitários e investigadores de qualquer área de formação;
- Outros profissionais e técnicos que pretendam desenvolver competências na área dos recursos de investigação para trabalhos científicos.
Objetivos do curso
- Identificar recursos e pesquisar conteúdos utilizando técnicas de recuperação de informação científica no ecossistema da Ciência Aberta;
- Compreender o impacto da Ciência Aberta e da Ciência Cidadã na identidade digital e na visibilidade científica.
- Conhecer os indicadores e métricas associados à avaliação da produção científica e encontrar as respostas nas bases de dados de referência (Web of Science e Scopus);
- Recolher e tratar dados com recurso ao JASP/JAMOVI;
- Construir e manusear bases de dados e interpretar a informação estatística;
- Utilizar o Qualtrics Research Suite como metodologia de recolha de dados;
- Conhecer o Mendeley como rede social académica na organização da investigação, no trabalho colaborativo online e na partilha de informação, conhecimentos e experiências;
- Desenvolver escrita científica, oral e de edição (normas APA, 7ª ed., 2020);
- Conhecer os processos de escrita de um projeto científico (FCT).
Percurso de aprendizagem
Da Ciência Aberta à Ciência Cidadã
- O que é a Ciência Aberta e a Ciência Cidadã? Impactos e benefícios dos repositórios institucionais e das publicações e dados científicos em acesso aberto à comunidade de investigadores (e.g., ZENODO, OpenAire, RCAAP, SciELO).
Recursos de investigação para a realização de trabalhos científicos
- Planeamento e estratégias de recuperação de informação científica (e.g., B-ON). O que são serviços de descoberta (e.g., EBSCO Discovery Service). Como pesquisar nas bases de dados Psy (e.g., PsycINFO, PsycARTICLES, PsycBOOKS, PsycTherapy).
Web of Science
- Estratégias de recuperação da informação científica nas bases de dados da Web of Science: pesquisar, analisar, organizar e publicar. Como produzir um relatório de citações e de análise de indicadores bibliométricos (e.g., índice H de Hirsch, Research ID). Como pesquisar na base de dados Journal Citation Report (JCR). Como analisar o fator de impacto duma publicação científica? O que é o Publons? Como pesquisar na ProQuest™ Dissertations & Theses Citation Index?
Scopus
- Criação de perfil na Scopus. Estratégias de pesquisa e de recuperação da informação. Gestão de pesquisas e criação de listas e alertas. Análise da produção científica por investigador e por instituição. Análise das métricas: CiteScore, SCImago Journal Rank e Source Normalized Impact per Paper.
Qualtrics
- O Qualtrics Research Suite (http://www.qualtrics.com/) como ferramenta que permite disponibilizar de forma clara, acessível e agradável, várias funcionalidades para criar, distribuir, controlar as respostas recebidas e tratar os dados dos questionários.
Ferramentas de Análise de dados: JASP & JAMOVI
- Estatística aplicada orientada à análise descritiva e gráfica com os softwares JASP & JAMOVI: (a) análises estatísticas simples (e.g., correlações eANOVAs) e complexas (e.g., Generalized Linear Mix Model); (b) Organizar, comentar, gravar e exportar outputs e; (c) Gerar, guardar e utilizar figuras e tabelas em artigos científicos.
Mendeley
- O que é o Mendeley. Criação do perfil. Criação da biblioteca. Gestão dos documentos e referências. Citações e partilha de referências. Partilha de referências com grupos. Armazenar os dados da investigação.
Escrita científica
- Estratégias de elaboração de relatórios e projetos de investigação. Escrita científica de acordo com as (nova) norma APA (7ª ed., 2020).
Estratégia pedagógica
A formação decorre a distância através da plataforma zoom. As sessões são síncronas e decorrem no horário e dia estipulado.
Recorre-se aos métodos expositivo, interrogativo e ativo.
Equipa pedagógica
Coordenação
Carlos Lopes
Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion (APPsyCI), ISPA-Instituto Universitário
Beatriz Fernandez
Gestora de Ciência da Nova Medical School
Carlos Lopes
Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion (APPsyCI), ISPA-Instituto Universitário,
Filipe Loureiro
William James Center for Research, ISPA-Instituto Universitário
Júlio Alonso-Arévalo
Universidade de Salamanca
Nuno Gomes
William James Center for Research, ISPA-Instituto Universitário
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que tenham assiduidade igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.