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Recursos de Investigação

Recursos de Investigação

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 04/07/2025 - Das 18h30 às 22h30
  • 05/07/2025 - Das 10h00 às 14h00
  • 11/07/2025 - Das 18h30 às 22h30
  • 12/07/2025 - Das 10h00 às 14h00
  • 18/07/2025 - Das 18h30 às 22h30
  • 19/07/2025 - Das 10h00 às 14h00
  • DURAÇÃO
    24H
    FORMATO
    A distância
    IDIOMA
    Português
    PLATAFORMA
    Zoom
    INVESTIMENTO
    €210

    Detalhe/Condições de investimento

    Fatura

    Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.

    Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.

     

    Possibilidade de fracionamento

    No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

    • primeira prestação - no ato de inscrição.
    • segunda prestação - até à data de início do curso. 
    • terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação

     

    Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

     

    Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

     

    É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

     

    Número máximo de inscrições - 20 vagas

    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Não

    Descrição

    Este curso aborda um conjunto de competências essenciais à produção e comunicação de relatórios e artigos de suporte à tomada de decisão na área da gestão. Os conteúdos estão organizados de forma que os participantes desenvolvam competências de análise crítica no uso e gestão de recursos de investigação. Para isso, a organização em módulos permite atualizar e desenvolver conhecimentos sobre recursos de investigação (Qualtrics, Mendeley, JASP/JAMOVI, Web of Science/Scopus), recursos de acesso aberto (e.g., OSF, Zenodo e RCAAP) e a Inteligência Artificial generativa. São ainda enumeradas as principais caraterísticas da escrita científica de artigos e projetos de investigação de acordo com as normas da APA (7ª ed., 2020), bem como os processos de submissão, revisão e publicação científica.

    Os conteúdos inovadores de cada módulo privilegiam o uso e a discussão de casos reais, permitindo a interação, discussão, partilha e aprendizagem entre participantes e formadores.

    O curso é desenvolvido em colaboração com a APPsyCI - Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion.

    Destinatários

    • Estudantes universitários do 1º, 2º e 3º ciclos de qualquer área de formação;
    • Professores universitários e investigadores de qualquer área de formação;
    • Outros profissionais e técnicos que pretendam desenvolver competências na área dos recursos de investigação para trabalhos científicos.

    Objetivos do curso

    • Conferência inaugural proferida pelo Professor Júlio Alonso-Arévalo (Universidade de Salamanca) sobre: Como usar a Inteligência Artificial na Aprendizagem? Estratégias e aplicações práticas. 
    • Inteligência Artificial e o seu impacto na escrita académica;
    • Identificar recursos e pesquisar conteúdos utilizando técnicas de recuperação de informação científica no ecossistema da Ciência Aberta;
    • Compreender o impacto da Ciência Aberta e da Ciência Cidadã na identidade digital e na visibilidade científica;
    • Conhecer os indicadores e métricas associados à avaliação da produção científica e encontrar as respostas nas bases de dados de referência (Web of Science e Scopus);
    • Recolher e tratar dados com recurso ao JASP/JAMOVI;
    • Construir e manusear bases de dados e interpretar a informação estatística;
    • Utilizar o Qualtrics Research Suite como metodologia de recolha de dados;
    • Conhecer o Mendeley como rede social académica na organização da investigação, no trabalho colaborativo online e na partilha de informação, conhecimentos e experiências;
    • Desenvolver a escrita científica, oral e de edição (normas APA, 7ª ed., 2020);
    • Conhecer os processos de escrita de um projeto científico (FCT).

    Percurso de aprendizagem

    1. Da Ciência Aberta à Ciência Cidadã 

    O que é a Ciência Aberta e a Ciência Cidadã? Impactos e benefícios dos repositórios institucionais e das publicações e dados científicos em acesso aberto à comunidade de investigadores (e.g., OSF, ZENODO, OpenAire, RCAAP, SciELO e CORE).

    1. Recursos de investigação para a realização de trabalhos científicos 

    Planeamento e estratégias de recuperação de informação científica (e.g., B-ON). O que são serviços de descoberta (e.g., EBSCO Discovery Service). Como pesquisar nas bases de dados Psy (e.g., PsycINFO, PsycARTICLES, PsycBOOKS, APA PsycTherapy). Os contributos da Inteligência Artificial generativa nos processos de investigação.

    1. Web of Science 

    Estratégias de recuperação da informação científica nas bases de dados da Web of Science: pesquisar, analisar, organizar e publicar. Como produzir um relatório de citações e de análise de indicadores bibliométricos (e.g., índice h de Hirsch, Research ID). Como pesquisar na base de dados Journal Citation Reports (JCR). Como interpretar e qual a relevância do fator de impacto duma publicação científica? O que é o Publons? Como pesquisar na ProQuest™ Dissertations & Theses Citation Index?

    1. Scopus

    Criação de perfis na Scopus. Estratégias de pesquisa, recuperação e exportação da informação. Gestão de pesquisas e criação de listas e alertas. Análise da produção científica por investigador e por instituição. Análise das métricas: CiteScore, SCImago Journal Rank e Source Normalized Impact per Paper.

    1. Qualtrics

    O Qualtrics Research Suite (http://www.qualtrics.com/) como ferramenta que permite disponibilizar de forma clara, acessível e agradável várias funcionalidades para criar, distribuir, controlar as respostas recebidas e tratar os dados dos questionários.

    1. Ferramentas de Análise de dados:  JASP & JAMOVI 

    Estatística aplicada orientada à análise descritiva e gráfica com os softwares JASP & JAMOVI: (a) análises estatísticas simples (e.g., correlações eANOVAs) e complexas (e.g., Generalized Linear Mix Model); (b) organizar, comentar, gravar e exportar outputs; e (c) gerar, guardar e utilizar figuras e tabelas em artigos científicos. 

    1. Mendeley& Inteligência Artificial Generativa

    O que é o Mendeley. Criação do perfil. Criação da biblioteca. Gestão dos documentos e referências. Análise de conteúdos. Citações e partilha de referências. Partilha de referências com grupos. Armazenamento dos dados da investigação. Contributos da Inteligência artificial nos processos de aprendizagem e seu impacto na escrita académica.

    1. Escrita científica 

    Estratégias de elaboração de relatórios e projetos de investigação (FCT). Escrita científica de artigos e relatórios científicos de acordo com a norma APA (7ª ed., 2020).

    Estratégia pedagógica

    Métodos expositivos, ativos e interrogativos;

    Partilha de experiências.

    Equipa pedagógica

    Coordenação

    Carlos Lopes

    Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion (APPsyCI), Ispa-Instituto Universitário

     

    Formadores

     

    Beatriz Fernandez

    Gestora de Ciência da Nova Medical School

     

    Carlos Lopes

    Applied Psychology Research Center Capabilities & Inclusion (APPsyCI), Ispa-Instituto Universitário

     

    Filipe Loureiro

    William James Center for Research, Ispa-Instituto Universitário

     

    Júlio Alonso-Arévalo

    Universidade de Salamanca

     

    Maria da Luz Antunes

    Instituto Politécnico de Lisboa (ESTeSL) / APPsyCI

     

    Nuno Gomes

    William James Center for Research, Ispa-Instituto Universitário

    Certificado e Acreditação

    O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.

    O Certificado de Frequência será enviado por email num prazo máximo de 60 dias após a receção da documentação da formação. 

    A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.