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Hiperactividade e Défice de Atenção. Avaliação psicológica em crianças

Hiperactividade e Défice de Atenção. Avaliação psicológica em crianças
DURAÇÃO
14H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
ACREDITAÇÃO
Acreditada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
CRÉDITOS
7 Créditos Especialidade

Detalhe/Condições de investimento

Limitadas 20 formandos. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

 

Investimento

€ 140

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento com início na infância e que pode persistir na idade adulta. Sendo uma condição neurobiológica, decorre de fatores genéticos, orgânicos e ambientais. 

Os dados provenientes de várias meta-análises estimam a prevalência da PHDA entre os 5% e os 7,5%, nos diversos países, sendo mais frequentes nos rapazes que nas raparigas. Dada a sua prevalência e impacto no funcionamento social, académico e ocupacional do indivíduo, a PHDA é uma das perturbações do neurodesenvolvimento que mais tem sido objeto de investigação e estudo.

Caracteriza-se por comportamentos de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que podem ocorrer em comorbilidade com outras perturbações ou dificuldades específicas. As crianças e jovens com PHDA tendem a apresentar, frequentemente, dificuldades de aprendizagem e no relacionamento com os pares, problemas de ajustamento psicossocial, dificuldades em cumprir regras, imaturidade, entre outros.

Ao frequentar este curso irá aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre a PHDA, nomeadamente ao nível da sintomatologia, etiologia, avaliação e intervenção, tendo em conta as mais recentes evidências científicas sobre esta perturbação do neurodesenvolvimento.

Destinatários

  • Psicólogos;
  • Finalistas do mestrado integrado de Psicologia;
  • Finalistas de 2º Ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1º Ciclo em Ciências Psicológicas ou Psicologia). 

Objetivos do curso

  • Identificar a natureza dos comportamentos disruptivos exibidos pelas crianças com PHDA, bem como os critérios de diagnóstico, as manifestações psicobiológicas e os perfis neurocognitivos presentes na PHDA.
  • Aplicar, cotar e interpretar os resultados obtidos num protocolo de avaliação clínica da PHDA.
  • Implementar planos de intervenção psicoterapêutica multimodal específica para a PHDA.

Percurso de aprendizagem

Introdução 

  • Definição.
  • Critérios de Diagnóstico (DSM-5 e CID-10) e subtipos de PHDA.
  • Prevalência.
  • Etiologia.
  • Comorbilidades.
  • Impacto nos vários contextos.

 

Avaliação psicológica 

  • Anamenese e entrevistas clínicas estruturadas para a PHDA.
  • Escalas de avaliação do comportamento na PHDA.
  • Avaliação neuropsicológica das funções executivas, atenção e memória de trabalho.
  • Observação do comportamento.
  • Avaliações complementares.

 

Intervenção terapêutica (multimodal) 

  • Terapêutica farmacológica.
  • Intervenção psicoterapêutica (e.g., cognitivo–comportamental).
  • Intervenção psicossocial.
  • Medidas educativas a aplicar em contexto escolar. 

 

Educação especial 

  • Medidas educativas específicas para as crianças com PHDA.

Estratégia pedagógica

Recurso aos métodos expositivo e ativo, com análise e discussão de casos.

Equipa pedagógica

Octávio Moura

Psicólogo. Licenciado e Mestre em Psicologia. Doutorado em Neuropsicologia. Membro do grupo de investigação do Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention (CINEICC–NAAP) e do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria, ambos da Universidade de Coimbra. Especialista nas áreas da dislexia, perturbações do comportamento e avaliação neuropsicológica. 

Certificado e Acreditação

CERTIFICADO 

O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

 

CREDITAÇÃO PELA ORDEM DOS PSICÓLOGOS

 

A obtenção dos créditos atribuidos pela Ordem dos Psicólogos (7 créditos na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde e na especialidade avançada de Intervenção Precoce) é exclusiva para formandos Psicólogos e supõe a realização com aproveitamento de um exame escrito no final módulo. 

A obtenção dos créditos é válida apenas para acções frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da acção formativa pela OPP. Não tem efeito retroactivo.

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

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