Hiperactividade e Défice de Atenção. Avaliação psicológica em crianças

Detalhe/Condições de investimento
Limitadas 20 formandos.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Investimento
€ 140
Descrição
A Perturbação de Hiperatividade/Défice de Atenção (PHDA) é uma perturbação do neurodesenvolvimento com início na infância e que pode persistir na idade adulta. Sendo uma condição neurobiológica, decorre de fatores genéticos, orgânicos e ambientais.
Os dados provenientes de várias meta-análises estimam a prevalência da PHDA entre os 5% e os 7,5%, nos diversos países, sendo mais frequentes nos rapazes que nas raparigas. Dada a sua prevalência e impacto no funcionamento social, académico e ocupacional do indivíduo, a PHDA é uma das perturbações do neurodesenvolvimento que mais tem sido objeto de investigação e estudo.
Caracteriza-se por comportamentos de desatenção, hiperatividade e impulsividade, que podem ocorrer em comorbilidade com outras perturbações ou dificuldades específicas. As crianças e jovens com PHDA tendem a apresentar, frequentemente, dificuldades de aprendizagem e no relacionamento com os pares, problemas de ajustamento psicossocial, dificuldades em cumprir regras, imaturidade, entre outros.
Ao frequentar este curso irá aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre a PHDA, nomeadamente ao nível da sintomatologia, etiologia, avaliação e intervenção, tendo em conta as mais recentes evidências científicas sobre esta perturbação do neurodesenvolvimento.
Destinatários
- Psicólogos;
- Finalistas do mestrado integrado de Psicologia;
- Finalistas de 2º Ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1º Ciclo em Ciências Psicológicas ou Psicologia).
Objetivos do curso
- Identificar a natureza dos comportamentos disruptivos exibidos pelas crianças com PHDA, bem como os critérios de diagnóstico, as manifestações psicobiológicas e os perfis neurocognitivos presentes na PHDA.
- Aplicar, cotar e interpretar os resultados obtidos num protocolo de avaliação clínica da PHDA.
- Implementar planos de intervenção psicoterapêutica multimodal específica para a PHDA.
Percurso de aprendizagem
Introdução
- Definição.
- Critérios de Diagnóstico (DSM-5 e CID-10) e subtipos de PHDA.
- Prevalência.
- Etiologia.
- Comorbilidades.
- Impacto nos vários contextos.
Avaliação psicológica
- Anamenese e entrevistas clínicas estruturadas para a PHDA.
- Escalas de avaliação do comportamento na PHDA.
- Avaliação neuropsicológica das funções executivas, atenção e memória de trabalho.
- Observação do comportamento.
- Avaliações complementares.
Intervenção terapêutica (multimodal)
- Terapêutica farmacológica.
- Intervenção psicoterapêutica (e.g., cognitivo–comportamental).
- Intervenção psicossocial.
- Medidas educativas a aplicar em contexto escolar.
Educação especial
- Medidas educativas específicas para as crianças com PHDA.
Estratégia pedagógica
Recurso aos métodos expositivo e ativo, com análise e discussão de casos.
Equipa pedagógica
Octávio Moura
Psicólogo. Licenciado e Mestre em Psicologia. Doutorado em Neuropsicologia. Membro do grupo de investigação do Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention (CINEICC–NAAP) e do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria, ambos da Universidade de Coimbra. Especialista nas áreas da dislexia, perturbações do comportamento e avaliação neuropsicológica.
Certificado e Acreditação
CERTIFICADO
O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
CREDITAÇÃO PELA ORDEM DOS PSICÓLOGOS
A obtenção dos créditos atribuidos pela Ordem dos Psicólogos (7 créditos na especialidade geral de Psicologia Clínica e da Saúde e na especialidade avançada de Intervenção Precoce) é exclusiva para formandos Psicólogos e supõe a realização com aproveitamento de um exame escrito no final módulo.
A obtenção dos créditos é válida apenas para acções frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da acção formativa pela OPP. Não tem efeito retroactivo.
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Microsoft Edge, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.