Gestão de Emoções - Aplicação prática às áreas pessoal, social e profissional
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Investimento - €160
Possibilidade de fracionar em duas prestações
No caso do pagamento fracionado:
- a primeira prestação deve ser liquidada no ato de inscrição.
- a segunda prestação deve ser liquidada até à data de início do curso.
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
O estado emocional é uma das dimensões que contribui diretamente para a sensação de bem-estar e para a perceção da qualidade de vida.
Decorrente dos tempos em que vivemos, a prevalência de estados emocionais negativos tem vindo a aumentar, com impactos diversos no bem-estar e saúde mental. Neste contexto, é fundamental que cada um de nós adquira e desenvolva competências para lidar e gerir as suas próprias emoções, prevenindo o seu bem-estar emocional e consequentemente a sua saúde mental.
A gestão de emoções é a capacidade de analisar, interpretar, compreender e avaliar conscientemente as próprias emoções, norteando assim as ações/respostas mais propícias e adequadas para restabelecer o bem-estar emocional.
Este curso proporcionar-lhe-á os recursos teóricos e práticos para melhor gerir as suas emoções em diferentes contextos: pessoal, social e profissional, aumentando assim as suas competências para prevenir o seu bem-estar emocional e mental.
Destinatários
- Professores, Educadores de Infância, Médicos, Psicólogos, Enfermeiros, Técnicos de Serviço Social, Educadores Sociais, Técnicos de Reabilitação e Inserção Social, Terapeutas Ocupacionais, Técnicos de Recursos Humanos, mediadores familiares, e outros profissionais interessados na temática.
- Finalistas do mestrado integrado em Psicologia, finalistas de 2ºs ciclos de Psicologia e finalistas das outras áreas.
Objetivos do curso
- Compreender o contexto atual de Portugal e do mundo, na área da saúde mental e bem-estar: seus constrangimentos e desafios.
- Distinguir os conceitos de emoção, inteligência emocional e educação emocional.
- Adquirir uma maior consciência sobre as próprias emoções, pensamentos e comportamentos.
- Identificar emoções nos outros.
- Praticar diferentes técnicas que permitem gerir estados emocionais negativos.
- Praticar diferentes técnicas para gerar, de forma consciente, estados emocionais positivos.
- Identificar competências potencializadoras da sensação de bem-estar.
Percurso de aprendizagem
Constrangimentos e desafios do contexto atual, na área da saúde mental em Portugal e no mundo (1h)
Emoção e fisiologia das emoções (2h)
- Conceito de emoção e sentimento.
- Tipologia das emoções. Sistema límbico e amígdalas.
- Subcortex e neocortex.
Inteligência Emocional e Educação Emocional em contexto de trabalho (3h)
- Modelos de inteligência emocional.
- Debate atual em torno da Inteligência Emocional.
- Conceito de Educação Emocional.
- Competências emocionais.
Competências para a saúde mental e bem-estar (12h)
- Consciência (emocional, cognitiva e comportamental) – Consciência das próprias emoções, pensamentos e comportamentos. Reconhecer as emoções nos outros. Estilos de comunicação.
- Gestão de emoções – Prevenção de estados emocionais negativos. Técnicas para lidar com estados emocionais negativos. Técnicas para gerar estados emocionais positivos. Contágio emocional. Prevenção e gestão de conflitos.
- Liderança Pessoal – Competências para a vida: automotivação, resiliência, fixar objetivos adaptativos, procurar ajuda e recursos.
Estratégia pedagógica
Recurso aos métodos expositivos, interrogativo e ativo, com a aplicação prática de exercícios para o autoconhecimento emocional e para a prevenção de estados emocionais negativos.
Equipa pedagógica
Ana Isabel Correia
Autora, professora, formadora e palestrante na área da Gestão de Emoções e Liderança Pessoal. Doutorada em Ciências da Educação (Psicologia e Educação).
Mestre em Ciências da Educação (Investigação e Intervenção Educativa). Formadora creditada (CCPFC) na área de Educação e Desenvolvimento e Relações Humanas.
Formadora em Educação Emocional, pela Fundação para a Educação Emocional (FEM) de Barcelona. Investigadora na PAIDEIA – Associação Internacional para o Desenvolvimento da Educação Emocional.
Certificada em Coaching Internacional, Programação Neurolinguística, Alta performance, Meditação para Alta performance e BrainLab. Autora do livro “Gestão de emoções para professores e educadores – 45 exercícios práticos”, da editora Livros Horizonte e dos ebooks "Como superar o medo de dizer o que pensa" e "7 Técnicas para Gerir Emoções".
Criadora do conceito e marca Ginásio de Emoções - Ana Isabel Correia ® e do Programa Brain Gym by Ana Isabel Correia.
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que tenham assiduidade igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.