page--front.tpl.php

Especialização Avançada em Psicoterapia

Psicoterapia

DATAS DE REALIZAÇÃO

  • 27/10/2023 - Decorre às segundas-feiras das 18h às 22h em formato a distância ou presencial, de acordo com o calendário em vigor.   
  • DURAÇÃO
    552
    FORMATO
    B-learning
    IDIOMA
    Português / Inglês
    PLATAFORMA
    As aulas a distância serão ministradas através da plataforma Zoom.
    ACREDITAÇÃO
    Ordem dos Psicólogos Portugueses
    PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
    Não

    Descrição

    A Especialização Avançada de Psicoterapia do ISPA é um programa de formação inovador, distinto na abordagem teórico-prática e metodológica, que estabelece um novo conceito de formação de psicoterapia em psicologia clínica, no contexto nacional e internacional.

     

    Reconhecendo a importância dos modelos teóricos que informam a intervenção psicoterapêutica, o curso demarca-se de uma formação de escola ou de modelo único, baseando-se numa lógica contextual e em princípios transteóricos, sustentados por investigação empírica.

     

    O curso tem como principal objetivo formar psicólogos, com elevada expertise na intervenção psicoterapêutica, com capacidades clínicas e científicas, para lidar com os desafios inerentes aos diferentes quadros de mal-estar psicológico presentes em diferentes faixas etárias, de crianças a adultos, até aos processos de adaptação relacionados com o envelhecimento.

     

    A formação inclui um quadro de especialistas clínicos, formadores e investigadores, ligados a diferentes modelos teóricos e áreas de intervenção. Trata-se um quadro de formadores que inclui profissionais, nacionais e internacionais, de elevada proficiência clínica e científica.

     

    O curso de psicoterapia é delimitado a psicólogos, constituindo-se como uma formação reconhecida pela Ordem dos Psicólogos Portugueses, e permitindo assim o acesso direto à Especialização Avançada em Psicoterapia. Destacando-se, como sendo uma formação desenvolvida exclusivamente em contexto universitário, baseia-se, assim, em alguns pressupostos essenciais:

     

    a) fundamenta-se em princípios meta-teóricos, alicerçados numa lógica de fatores comuns a diferentes modelos teóricos;

     

    b) assenta fundamentalmente na literatura empírica e de investigação em psicoterapia;

     

    c) foca-se num aprofundamento contínuo e individual de psicoterapeutas, com uma metodologia focada nas competências de intervenção, e na capacidade de estar centrado em resultados;

     

    d) baseia-se numa metodologia inovadora, que inclui treino de prática deliberada, estimulando uma melhoria contínua do saber-fazer clínico;

     

    e) promove uma cultura de feedback e de monitorização de processos e de resultados.

     

     

    Destinatários

    Psicólogos.

    Objetivos do curso

    • Formar psicólogos em psicoterapia, dando acesso ao reconhecimento direto de Especialista em Psicoterapia, concedido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses
    • Providenciar as competências clínicas fundamentais para o âmbito das intervenções psicoterapêuticas, em diferentes contextos profissionais e com populações distintas
    • Basear a formação em princípios transteóricos e investigação empírica, cruzando a responsividade do saber-fazer clínico com o rigor científico;
    • Promover um treino-ensino focado nos psicoterapeutas, com objetivo de promover uma melhoria contínua da expertise clínica
    • Promover uma formação de base empírica, baseado no modelo de clínico-investigador, e que inclui a totalidade de horas de supervisão clínica no seu plano de formação
    • Desenvolver capacidades de avaliação e monitorização de processo e de resultado das psicoterapias, com foco na eficiência e eficácia das intervenções psicoterapêuticas
    • Formar uma nova geração de profissionais e investigadores, baseados num ensino inovador, preparados para incentivar uma interligação entre a investigação e a intervenção clínica

    Percurso de aprendizagem

    A formação em Psicoterapia da Academia Psicoterapeutas ISPA, segue os princípios orientadores da European Federation of Psychologist’s Associations e da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

    Seguindo os critérios europeus e nacionais, das Instituições acima mencionadas, o curso de formação em psicoterapia realiza-se em três anos e cumpre um total de:

     

    • 402 horas teórico-metodológicas;
    • 150 horas de supervisão clínica;
    • Mínimo de 350 horas de prática clínica;
    • 100 horas de terapia pessoal.

     

     

    O curso consubstancia uma especialização avançada em psicoterapia, na qual o currículo inclui um conhecimento científico de base psicológica sobre: 

    • o desenvolvimento humano;
    • um entendimento sobre o perturbar psicológico-emocional e psicopatológico;
    • um corpo teórico-prático sobre intervenção e estratégias de intervenção psicoterapêutica para o processo de mudança.

     

     

    Os três anos de formação estão inter-relacionadas numa lógica horizontal, entre as diferentes cadeiras teórico-práticas de cada ano, e numa coerência vertical, em que os três anos do curso têm objetivos delineados e integrados.

     

    O primeiro ano de formação vai centrar-se no conhecimento científico que demonstra o que funciona na generalidade para os pacientes, e nos fatores genéricos associados a bons resultados clínicos. O segundo ano de formação aprofunda os fatores que podem ser adaptados à pessoa e à especificidade da situação de cada paciente. O terceiro ano de formação, complementa conhecimentos empiricamente validados para perturbações específicas.

     

    Plano de Curso  

    1º ANO

    Carga Horária

    Fundamentos teóricos e investigação em psicoterapia I 

    50

    Princípios de intervenção clínica I

    22

    Psicopatologia I

    22

    Prática deliberada em psicoterapia I

    22

    Monitorização de processos e resultados

    18

    Supervisão clínica

    20

    Prática clínica

    50

    Resumo 1º Ano

    134 horas de formação Teórica / Metodológica

    20 horas  de Supervisão Clínica

    50 horas  de Prática Clínica

     

    2º ANO

    Carga Horária

    Fundamentos teóricos e científicos em psicoterapia II

    30

    Formulação e vídeo formação de casos clínicos I

    34

    Psicopatologia II

    20

    Prática deliberada em psicoterapia II

    30

    Psicoterapia crianças e adolescentes I

    20

    Supervisão clínica

    65

    Prática clínica

    150

    Resumo 2º Ano

    134 horas de formação Teórica / Metodológica

    65 horas de Supervisão Clínica

    150 horas de Prática Clínica

      

    3º ANO

    Carga Horária

    Princípios de intervenção clínica III

    24

    Psicoterapia crianças e adolescentes II

    26

    Formulação e vídeo-formação de casos clínicos II

    28

    Treino e Prática Experiencial

    24

    Seminários temáticos*

    32

    Supervisão clínica

    65

    Prática clínica

    150

    * horas passíveis de serem acumuladas ao longo dos três anos do curso

    Resumo 3º Ano

    134 horas de formação Teórica / Metodológica

    65 horas de Supervisão Clínica

    150 horas de Prática Clínica

     

     

     

     

     

     

    Estratégia pedagógica

    Metodologia inovadora, que inclui treino de prática deliberada, estimulando uma melhoria contínua do saber-fazer clínico. 

     

    Equipa pedagógica

    Diretores

     

    DS

    Daniel Sousa

     

    Daniel Sousa é Diretor da Clínica ISPA (http://clinica.ispa.pt/) e professor universitário no ISPA – Instituto Universitário. Licenciado em psicologia clínica, realizou o Master of Arts em psicologia clínica e psicoterapia existencial, em Londres, e doutorou-se em psicoterapia na Wales University / Regent’s College, também no Reino Unido. É membro fundador da Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial. Tem-se dedicado a quatro áreas: ensino universitário, actividade clínica, investigação científica e formação profissional. Tem publicados os livros “Investigação Científica em Psicoterapia e a Prática Psicoterapêutica – Os Dados Mais Relevantes Para os Clínicos (Fim de Século) e nos Estados Unidos o livro “Existential Psychotherapy – The Genetic Phenomenological Approach” (Palgrave). Tem várias publicações nacionais e internacionais publicadas nas áreas da psicologia clínica e da psicoterapia. É membro da EAP - European Association of Psychotherapy e da UKCP – United Kingdom For Conselling and Psyhotherapy. É membro convidado dos Editorial Board das revistas científicas European Journal for Qualitative Research in Psychotherapy, Journal of Existential Analysis, Journal of Phenomenological Psychology.

     

     

     Bruce

    Bruce Wampold

     

    Bruce Wampold, received his Ph.D. in Counseling Psychology from the American Psychological Association accredited program at the University of California at Santa Barbara.  He completed post-doctoral clinical hours at the University of Utah Counseling Center.  He was a licensed psychologist in the   states of Utah and Oregon and is currently licensed in the state Of Wisconsin. He is Board Certified in Counseling Psychology by the American Board of Professional Psychology, the highest certification in clinical psychology in North America. 

    Bruce Wampold’s primary professional experience has been as a trainer and supervisor of psychology trainees and on conducting research.  Periodically he has delivered psychotherapy in various settings, including as a staff psychologist at the University of Wisconsin Counseling and Consultation Center.  He also served as the Director of the Educational and Psychological Training Center at the University of Wisconsin for three years, at which time he was responsible for all clinical services. 

     

     

     

    Conselho Científico-Pedagógico

    Branco Vasco

    António Branco Vasco

     

    António José dos Santos Branco Vasco, Licenciado em Psicologia Clínica pela FPCEUL (1980).  Mestre em Psicologia pela Catholic University of America, Washington, DC (1985), onde foi bolseiro Fulbright-Hayes e exerceu as funções de "teaching assistant."  Doutorado em Aconselhamento e Psicoterapia pela Universidade de Lisboa sob orientação do Prof. Windy Dryden da Universidade de Londres (1993).  "Adjunct Professor" na University of North Texas, USA (1998/9). "Visiting Scholar" na New School for Social Research, New York, USA (2002), e "Visiting Professor" no Departamento de Psicologia da Universidade de Suffolk, Boston, USA (2009). Psicoterapeuta de orientação integrativa (criador inicial do modelo de Complementaridade Paradigmática que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos 20 anos).  Percurso terapêutico com formação psicanalítica/dinâmica/relacional; rogeriana; cognitivo-comportamental e "experiencial, focada nas emoções."  Professor Catedrático da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, Membro do conselho técnico, formador e supervisor da Associação Portuguesa de Terapias Comportamental e Cognitiva (APTCC), essencialmente responsável pelas questões de integração em psicoterapia.  

     

     

    Formadores

     

     

    AC

    Ana Carvalheira 

     

    Ana Alexandra Carvalheira completed her postdoc research program in 2012, at the University Institute of Applied Psychology, in Lisbon, in the field of female sexuality. She completed her PhD in Psychology from the University of Salamanca, Spain, in 2006, and owns the European Doctorate Certificate. She is presently assistant professor at ISPA, and owns a Gulbenkian Professorship since January 2013.
    She attended the 1st post-graduate course in clinical sexology in 1995, and did clinical work at the Sexology Consultation, of the University of Coimbra’s Hospital, weekly during eight years. Since 1995, she has been doing clinical work and research in sexology. Author of several scientific articles on female sexual response, sexual behaviour on the Internet, among others. Has participated in numerous international scientific events and is currently the President of the Portuguese Society of Clinical Sexology.

     

     

     AV

    Alexandre Vaz

     

    Alexandre Vaz, doutorado em psicologia clínica, é cofundador e Chief Academic Officer da Sentio University, em Los Angeles, EUA. É docente, investigador e supervisor de psicoterapia. É autor e co-editor de nove livros sobre treino e supervisão em psicoterapia, e de duas séries de livros: “The Essentials of Deliberate Practice” (American Psychological Association Press) e “Advanced Therapeutics, Clinical and Interpersonal Skills” (Elsevier). Ocupou vários cargos administrativos na Society for Psychotherapy Research (SPR) e Society for the Exploration of Psychotherapy Integration (SEPI). É fundador e apresentador das “Psychotherapy Expert Talks”, uma série de entrevistas a psicoterapeutas de renome internacional. É membro convidado dos Editorial Board do Journal of Clinical Psychology - In Session.

     

     

     EC

    Edgar Correia

     

    Edgar Correia, licenciado em Psicologia, na área de Clínica, e Pós-Graduação em Psicologia da Saúde, pelo Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA). Post-MA em Existential Counselling Psychology e Advanced Diploma em Existential Psychotherapy, pelo Regent’s College School of Psychotherapy & Counselling Psychology, em Londres.

    Psicoterapeuta certificado pelo World Council for Psychotherapy (WCP) com o World Certificate for Psychotherapy (WCPC), pela European Association for Psychotherapy (EAP) com o European Certificate for Psychotherapy (ECP), pela United Kingdom Council for Psychotherapy (UKCP) e pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) como especialidade avançada. 

     

     

    Helen Nissen Lie

    Helen Nissen-Lie

     

    Helen Nissen-Lie, professor in Clinical Psychology, Department of Psychology, University of Oslo. 

     

     

    IA

    Inês Amaro

     

    Inês Amaro, mestre em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa. 

     

     

     JN

    John Norcross

     

    An internationally recognized expert on behavior change and psychotherapy, John C. Norcross, Ph.D., ABPP, is Distinguished Professor and Chair of Psychology at the University of Scranton, Clinical Professor of Psychiatry at SUNY Upstate Medical University, and a board-certified clinical psychologist.  Author of more than 400 scholarly publications, Dr. Norcross has co-written or edited 22 books, most of them in multiple editions.

     

     

     LG

    Les Greenber

     

    Les Greenber

     

     

    MGP

    Maria Gouveia Pereira

     

    Maria Gouveia Pereira, doutorada em Psicologia pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente, é Professora Associada no ISPA. 

     

     

    MC

    Mick Cooper 

     

    Mick Cooper, 

     

     

    William Stiles

     

    William B. Stiles, Ph.D., is Professor Emeritus of Psychology, Miami University, Oxford, Ohio, USA, Adjunct Research Professor of Psychology at Appalachian State University, Boone, North Carolina, USA, and Senior Research Fellow at Metanoia Institute, London, UK. He was previously at the University of North Carolina at Chapel Hill, and he has held visiting positions at the Universities of Sheffield and Leeds in the United Kingdom, at Massey University in New Zealand, at the University of Joensuu in Finland, and at Maia University Institute in Portugal. He received his Ph.D. from UCLA in 1972.  He has been President of the Society for Psychotherapy Research and of Division 29 of the American Psychological Association (the Society for the Advancement of Psychotherapy).

     

     

    RA

    Rute Agulhas

     

    Rute Agulhas, Psicóloga clínica e  terapeuta familiar. Perita na Delegação Sul do INMLCF-IP. Professora assistente convidada no ISCTE-IUL. Investigadora no CIS/ISCTE-IUL e no Centro de Ciências Forenses/FCT/INMLCF-IP. Doutoranda no ISCTE-IUL. Formadora sénior em Psicologia Forense. 

     

     

     VAR

    Victor Amorim Rodrigues

     

    Victor Amorim Rodrigues, licenciado em Medicina, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Realizou estágio de formação em Clínica de Perturbações da Personalidade no Mount Sinai Hospital e Personality Disorders Institute em Nova Iorque em 1993. Obteve o Grau de Especialista em Psiquiatria (Ordem dos Médicos/Ministério da Saúde) em 1994 com a classificação de 19 valores. Foi Presidente da Direcção da Associação para a Recuperação e Reinserção Social de Toxicodependentes (estatuto de IPSS) de 1997 a 1999. Membro Fundador e Supervisor da Sociedade Portuguesa de Psicoterapia Existencial tem também formação em Psicoterapia Psicodinâmica e Sistémica. Membro da Sociedade de Psicoterapia Existencial e Psicomaeutica do Rio de Janeiro. É docente do ISPA desde 1991. 

    Certificado e Acreditação

    Certificado 

    O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento e cumpram a assiduidade de 70% por módulo. 

     

    Requisitos técnicos

    Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

    • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
    • Aplicação Zoom;
    • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.