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Envelhecimento activo: Responsabilidades e desafios

Envelhecimento activo: Responsabilidades e desafios
DURAÇÃO
12H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom

Detalhe/Condições de investimento

Possibilidade de fracionar em três prestações

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso.
  • terceira prestação - até ao término do curso. 

Inscrição 

A inscrição é realizada através da Secretaria Online onde poderá optar por um dos seguintes métodos de pagamento: 

  • Referência Multibanco
  • MB Way (Não disponível para pagamento fracionado) 

Caso pretenda a fatura através de uma empresa deverá enviar um email para fi@ispa.pt.  

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, não poderá criar uma nova conta. Pelo que, deverá utilizar as credenciais anteriormente atribuídas. 

Nota: É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

Em processo de Acreditação na OPP. | Acesso a diploma de Pós-Graduação em Promoção do Bem-Estar do Idoso 

Destinatários

Psicólogos, enfermeiros, médicos, nutricionistas, assistentes sociais, animadores, terapeutas ocupacionais, psicomotricistas, fisioterapeutas, técnicos de reabilitação e inserção social e outros profissionais de saúde e reabilitação

Objetivos do curso

Aplicar na sua conduta profissional e pessoal os conceitos de envelhecimento ativo, inovando na prestação de cuidados, sempre centrado na pessoa
Dinamizar a comunicação em rede entre todos os sectores prestadores de cuidado diretos e indiretos, operacionalizando e promovendo o respeito pela individualidade, integridade e privacidade
Desenvolver trabalho de equipa, tendo em conta as metodologias de gestão do tempo, organização espacial e normas de segurança, centrada no cuidado à pessoa
Promover a auto-estima, autonomia, independência e saúde da pessoa, através de uma intervenção holística, quer dos profissionais quer da rede informal, combatendo estereótipos negativos ligados ao envelhecimento

Percurso de aprendizagem

Conceito de envelhecimento ativo e novos paradigmas de prestação de cuidados (3h) - Reflexão: o que é a pessoa no centro do sistema. Múltiplos determinantes da saúde e do envelhecimento. Situações de fragilidade e doença mais frequentes. Conceitos de autonomia, deficiência e independência

 

Promover novas mentalidades face ao envelhecimento e longevidade e operacionalizar princípios de individualidade, integridade e privacidade (3h)- Combater estereótipos negativos ligados à idade. Comunicação com os utentes e entre todos os sectores prestadores de cuidados directos e indirectos. Perspectivas culturais, sociais e políticas do envelhecimento. Direitos e compromissos dos diferentes intervenientes

 

Capacitação organizacional na intervenção (3h)- Equipas multidisciplinares e planos de cuidados individuais. Gestão do tempo, organização dos espaços comuns e individuais e domótica. Prevenção de acidentes com utentes e com profissionais. Prevenção de acidentes nas instituições e no domicílio. Compromisso das famílias, parcerias e articulação com as diferentes instituições sociais.

 

Promoção da saúde, autonomia e independência (3h)- Animação cultural, estimulação sensorial e da memória, actividade e terapia ocupacional; quebrar a rotina. Promoção do autocuidado e da auto-estima. Prevenção do isolamento, depressão, abandono, negligência e mau trato. Outros aspectos da prevenção da doença e da dependência. Formação e informação dos utentes e envolvimento das famílias e mais directos prestadores de cuidados

Estratégia pedagógica

Metodologia ativa, interrogativa, expositiva e demonstrativa.

AVALIAÇÃO
Avaliação inicial (de diagnóstico)
Avaliação contínua (formativa e sumativa)
Avaliação final (sumativa).
O curso prevê uma avaliação de conhecimentos no final. Esta será feita através de testes ou trabalhos

Equipa pedagógica

Maria João Quintela
Médica. Presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia (APP), Presidente da AG da Federação das Instituições de Terceira Idade (FITI), Consultora da Direção Geral de Saúde. Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia (SPGG), Vogal da Direção da União Distrital de Lisboa das IPSS, da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e da Confederação Nacional de Instituições de Solidariedade (CNIS)

Certificado e Acreditação

O Certificado de Frequência será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

No acto de inscrição é necessário comprovar habilitações

Em caso de desistência só haverá lugar a devolução se for comunicada até 7 dias antes da data de início da formação (inclusive).