Comunicar com Eficácia
Detalhe/Condições de investimento
No caso do pagamento fracionado, as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até à data de término do curso.
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
A comunicação é uma das ferramentas mais poderosas que possuímos.
Comunicar com eficácia exige equilíbrio emocional, clareza, segurança e autoestima. É através de uma comunicação eficaz que fazemos chegar a nossa mensagem aos nossos interlocutores e obtemos melhores resultados, na medida em que criamos relações de maior confiança, harmonia e cooperação.
Destinatários
Todos os profissionais que pretendam desenvolver ou potenciar as suas competências comunicacionais.
Objetivos do curso
- Identificar técnicas de comunicação eficaz;
- Reconhecer técnicas eficazes para controlar a comunicação;
- Reconhecer os canais de comunicação não verbal e compreender o seu impacto;
- Compreender técnicas e estratégias de comunicação assertiva;
- Desenvolver técnicas de gestão emocional para uma comunicação eficaz;
- Compreender a importância do autoconhecimento para melhoria da comunicação;
- Aumentar a espontaneidade e autenticidade na forma de comunicar;
- Desenvolver técnicas para dar e receber feedback.
Percurso de aprendizagem
O que é a comunicação eficaz?
- O papel do emissor e recetor.
- Bloqueadores e facilitadores da comunicação.
Como desenvolver a assertividade?
- Qual a perceção que o outro tem sobre mim?
- O que pretendo transmitir ao meu interlocutor?
- A comunicação positiva e persuasiva.
Comunicar com eficácia: a prática integrada da escuta ativa, da reformulação e do questionamento.
Características de um bom comunicador:
- Autodiagnóstico: pontos fortes e de melhoria.
A comunicação verbal e não verbal: como colocar em ação?
Técnicas para potenciar a comunicação:
- O storytelling nas apresentações;
- O Círculo Dourado de Simon Sinek;
- Relaxamento muscular – rosto e corpo (exercícios);
- Respiração (exercícios);
- Visualizações;
- Âncoras;
- Estrutura de conteúdos: contexto, finalidade e organização das ideias;
- Ferramentas que ajudam a memorizar.
O papel do feedback na motivação e desenvolvimento
- Planeamento de um processo feedback;
- Técnicas para dar feedback de forma eficaz.
Estratégia pedagógica
Recurso ao método ativo com base em exercícios práticos (individuais e em grupo) e autorreflexão, os participantes são convidados a identificarem técnicas para uma comunicação eficaz.
A prática experiencial das técnicas propostas possibilita a seleção das ferramentas e estratégias mais adequadas à comunicação eficaz.
Equipa pedagógica
Alcina Monteiro
Licenciatura em Estudos Modernos Europeus pela University of West London e Erasmus, em Cinências Sociaisn na Université Méditerranée Aix-Marseille II, no sul de França. Pós-graduada em Consultoria de Imagem pela Universidade Europeia, Lisboa. Certificação em Análise Comp0rotamental (DISC).
Certificado e Acreditação
Certificado
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que tenham assiduidade igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.