Revisão sistemática
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
As revisões sistemáticas são uma fonte de evidência muito fiável para orientar a prática científica. Estes tipos de trabalhos permitem sintetizar de forma sistemática e meticulosa de toda a investigação primária disponível em resposta a uma questão de investigação.
A revisão sistemática é uma ferramenta essencial na pesquisa científica, oferecendo uma abordagem rigorosa e estruturada para sumariar evidências relevantes numa determinada área.
Esta formação destina-se a capacitar os participantes das competências necessárias para conduzir revisões sistemáticas de alta qualidade, permitindo uma análise abrangente e objetiva da literatura disponível.
Destinatários
Alunos da licenciatura, mestrado ou doutoramento.
Objetivos do curso
- Adquirir competências para desenvolver uma revisão sistemática;
- Perceber as diferenças entre uma revisão tradicional da literatura e uma revisão sistemática;
- Compreender as etapas para a planificação da investigação;
- Ser capaz de formular de questões de investigação adequadas ao objetivo;
- Distinguir diferentes tipos de revisões sistemáticas;
- Planear o protocolo de investigação;
- Conhecer e aplicar de forma sistemática as várias etapas da revisão sistemática;
- Dominar as caraterísticas da escrita científica;
- Identificar as orientações do PRISMA;
- Perceber o processo de submissão a uma revista científica.
Percurso de aprendizagem
Revisão sistemática vs. revisão tradicional da literatura
- Planeamento da investigação e questão de investigação
- Tipos de RS
- Desenvolvimento do protocolo da RS
- Exercício prático em grupo: formulação de questão de investigação
Revisão sistemática: Etapas passo-a-passo
- Exercício em grupo: formulação de equação de pesquisa e de um protocolo de investigação
Condução da pesquisa em bases de dados e extração de artigos e leitura de abstracts usando o Rayyan
- Atividades Práticas
Preparação do artigo: Escrita científica
- Orientações do PRISMA
- Preparar a submissão a uma revista científica
Estratégia pedagógica
Metodologias de Formação
- Exposição de apresentações;
- Exercícios práticos.
Métodos de avaliação
- Exercício em grupo: questão de investigação
- Exercício em grupo: equação de pesquisa
- Pequeno teste de escolha múltipla
Equipa pedagógica
Andreia Castro Rodrigues
Andreia de Castro Rodrigues é Professora Auxiliar no ISPA e membro do William James Center for Research. Desenvolveu a sua investigação de pós-doutoramento e o seu doutoramento em Psicologia da Justiça, respetivamente na área da eficácia e das perceções acerca das sanções penais e das sentenças. Os seus interesses de investigação são o comportamento desviante, o sistema de justiça criminal, a eficácia das penas e as penas de prisão em particular. Tem participado em vários projetos de investigação científica financiados, com várias publicações a nível nacional e internacional.
Joana Andrade
Joana Andrade é atualmente doutoranda em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho. É investigadora bolseira da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia). É ainda formadora em várias temáticas da Psicologia Clínica e Psicologia Forense e docente convidada no ISPA – Instituto Universitário. É autora e coautora de vários artigos publicados em revistas científicas, bem como de capítulos de livros internacionais.
Certificado e Acreditação
O Certificado de Participação será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observa o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.