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Revisão sistemática

Revisão sistemática
DURAÇÃO
11H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom

Detalhe/Condições de investimento

Possibilidade de fracionar em duas prestações

No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 

 

Condições especiais alunos Ispa: 50% desconto 

Condições especiais alumni: 10% desconto 

 

Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas. 

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

As revisões sistemáticas são uma fonte de evidência muito fiável para orientar a prática científica. Estes tipos de trabalhos permitem sintetizar de forma sistemática e meticulosa de toda a investigação primária disponível em resposta a uma questão de investigação. 

 

A revisão sistemática é uma ferramenta essencial na pesquisa científica, oferecendo uma abordagem rigorosa e estruturada para sumariar evidências relevantes numa determinada área. 

 

Esta formação destina-se a capacitar os participantes das competências necessárias para conduzir revisões sistemáticas de alta qualidade, permitindo uma análise abrangente e objetiva da literatura disponível.

 

Destinatários

Alunos da licenciatura, mestrado ou doutoramento. 

Objetivos do curso

  • Adquirir competências para desenvolver uma revisão sistemática;
  • Perceber as diferenças entre uma revisão tradicional da literatura e uma revisão sistemática;
  • Compreender as etapas para a planificação da investigação;
  • Ser capaz de formular de questões de investigação adequadas ao objetivo;
  • Distinguir diferentes tipos de revisões sistemáticas;
  • Planear o protocolo de investigação;
  • Conhecer e aplicar de forma sistemática as várias etapas da revisão sistemática;
  • Dominar as caraterísticas da escrita científica;
  • Identificar as orientações do PRISMA;
  • Perceber o processo de submissão a uma revista científica.

Percurso de aprendizagem

Revisão sistemática vs. revisão tradicional da literatura

  • Planeamento da investigação e questão de investigação 
  • Tipos de RS
  • Desenvolvimento do protocolo da RS
  • Exercício prático em grupo: formulação de questão de investigação 

 

Revisão sistemática: Etapas passo-a-passo

  • Exercício em grupo: formulação de equação de pesquisa e de um protocolo de investigação

 

Condução da pesquisa em bases de dados e extração de artigos e leitura de abstracts usando o Rayyan

  • Atividades Práticas 

 

Preparação do artigo: Escrita científica 

  • Orientações do PRISMA
  • Preparar a submissão a uma revista científica

Estratégia pedagógica

Metodologias de Formação 

  • Exposição de  apresentações;
  • Exercícios práticos.

 

Métodos de avaliação 

  • Exercício em grupo: questão de investigação
  • Exercício em grupo: equação de pesquisa
  • Pequeno teste de escolha múltipla

Equipa pedagógica

Andreia Castro Rodrigues 

Andreia de Castro Rodrigues é Professora Auxiliar no ISPA e membro do William James Center for Research. Desenvolveu a sua investigação de pós-doutoramento e o seu doutoramento em Psicologia da Justiça, respetivamente na área da eficácia e das perceções acerca das sanções penais e das sentenças. Os seus interesses de investigação são o comportamento desviante, o sistema de justiça criminal, a eficácia das penas e as penas de prisão em particular. Tem participado em vários projetos de investigação científica financiados, com várias publicações a nível nacional e internacional.

 

Joana Andrade 

Joana Andrade é atualmente doutoranda em Psicologia Aplicada pela Universidade do Minho. É investigadora bolseira da FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia). É ainda formadora em várias temáticas da Psicologia Clínica e Psicologia Forense e docente convidada no ISPA – Instituto Universitário. É autora e coautora de vários artigos publicados em revistas científicas, bem como de capítulos de livros internacionais. 

 

 

Certificado e Acreditação

O Certificado de Participação será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90% da carga horária total.

A Formação Ispa observa o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

 

Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.