Comunicar Ciência
![Comunicar ciência](/sites/default/files/2024-05/Comunicar%20a%20Ci%C3%AAncia.png)
DATAS DE REALIZAÇÃO
Detalhe/Condições de investimento
Possibilidade de fracionar em prestações
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Numa era de progresso científico sem precedentes, o impacto crescente da tecnologia trouxe a ciência cada vez mais para a nossa vida quotidiana, mas trouxe também a proliferação de conteúdos sem rigor informativo ou científico, divulgados massivamente. O fenómeno conhecido como fake news abrange todas as áreas da sociedade e do conhecimento.
Sem uma consciencialização geral da ciência no domínio público e sem uma divulgação alargada do progresso científico, o público não tem meios para contrabalançar a influência generalizada das crenças místicas e da desinformação. O papel da comunicação científica é colmatar esta falta e trazer as realizações científicas ao conhecimento do público e aos agentes decisores da sociedade, como os políticos e a indústria. A informação sobre ciência é crucial para decisões fundamentadas.
Uma das principais tarefas da comunicação de ciência é dar a conhecer a presença das ciências em todos os aspetos da sociedade e do nosso quotidiano, num processo que acrescenta valor a todos: sociedade, comunidade científica e decisores.
O envolvimento dos cientistas e académicos é fundamental neste processo e dominar as ferramentas da comunicação torna-se crucial para cientistas e académicos. Nesse sentido, o curso “Comunicar Ciência” visa fornecer os conhecimentos e as ferramentas essenciais para uma comunicação de ciência alargada e eficaz.
Destinatários
- Alunos de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento;
- Investigadores;
- Professores;
- Público em Geral.
Objetivos do curso
- Comunicar com objetividade e clareza a ciência a diversos públicos;
- Conhecer os fatores que influenciam a comunicação;
- Identificar e lidar com os desafios de falar em público;
- Desenvolver apresentações estruturadas de ciência;
- Construir um relacionamento adequado com os media;
- Utilizar de forma adequada as redes sociais para comunicar ciência;
- Identificar e prevenir situações de crise em comunicação.
Percurso de aprendizagem
Módulo I
Fundamentos da Comunicação de Ciência
- Os diversos contextos de exposição pública na área académica e científica
- Os diversos públicos
- A Mensagem na comunicação de ciência
- O Storytelling
- Os fatores que influenciam a Comunicação
- Desafios de falar em público
- Linguagem Verbal e não verbal
- Voz
- Gestão do tempo e do espaço
- Ancoragem
Módulo II
Apresentação de Ciência
- Estrutura
- Apresentação de dados
- Suportes materiais
- Boas práticas e erros a evitar
- Lidar com perguntas
Pitch de Projeto
- Definição de Objetivos
- Estrutura
- Apresentação
Teses
- Estrutura
- Apresentação
Módulo III
Relação com os Media
- A construção do relacionamento com os media
- A dinâmica da agenda mediática
- Técnicas de follow-up eficazes
Conferência de Imprensa, Entrevista, Debate
- Preparação
- Estrutura da comunicação
- Mensagem
- Técnicas de Condução do Discurso
- Gestão do Tempo
- Linguagem verbal e não verbal
- Cuidados a ter e erros a evitar
Módulo IV
Comunicação Digital e Redes Sociais
- Uso estratégico de redes sociais
- Como construir autoridade online
Gestão de Crises de Comunicação
- Identificação e prevenção de crises
- Estratégias de Gestão de Crises
Estratégia pedagógica
O curso decorre presencialmente nas instalações do Ispa.
Recurso aos métodos expositivo e ativo.
Equipa pedagógica
Maria Barradas
Formadora certificada. 34 anos de carreira jornalística nas áreas da Ciência, Saúde, Sociedade, Política Internacional e geoestratégia; Media trainer, Consultora de Comunicação
Certificado e Acreditação
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.