Comunicar Ciência
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Numa era de progresso científico sem precedentes, o impacto crescente da tecnologia trouxe a ciência cada vez mais para a nossa vida quotidiana, mas trouxe também a proliferação de conteúdos sem rigor informativo ou científico, divulgados massivamente. O fenómeno conhecido como fake news abrange todas as áreas da sociedade e do conhecimento.
Sem uma consciencialização geral da ciência no domínio público e sem uma divulgação alargada do progresso científico, o público não tem meios para contrabalançar a influência generalizada das crenças místicas e da desinformação. O papel da comunicação científica é colmatar esta falta e trazer as realizações científicas ao conhecimento do público e aos agentes decisores da sociedade, como os políticos e a indústria. A informação sobre ciência é crucial para decisões fundamentadas.
Uma das principais tarefas da comunicação de ciência é dar a conhecer a presença das ciências em todos os aspetos da sociedade e do nosso quotidiano, num processo que acrescenta valor a todos: sociedade, comunidade científica e decisores.
O envolvimento dos cientistas e académicos é fundamental neste processo e dominar as ferramentas da comunicação torna-se crucial para cientistas e académicos. Nesse sentido, o curso “Comunicar Ciência” visa fornecer os conhecimentos e as ferramentas essenciais para uma comunicação de ciência alargada e eficaz.
Destinatários
- Alunos de Licenciatura, Mestrado ou Doutoramento;
- Investigadores;
- Professores;
- Público em Geral.
Objetivos do curso
- Comunicar com objetividade e clareza a ciência a diversos públicos;
- Conhecer os fatores que influenciam a comunicação;
- Identificar e lidar com os desafios de falar em público;
- Desenvolver apresentações estruturadas de ciência;
- Construir um relacionamento adequado com os media;
- Utilizar de forma adequada as redes sociais para comunicar ciência;
- Identificar e prevenir situações de crise em comunicação.
Percurso de aprendizagem
Módulo I
Fundamentos da Comunicação de Ciência
- Os diversos contextos de exposição pública na área académica e científica
- Os diversos públicos
- A Mensagem na comunicação de ciência
- O Storytelling
- Os fatores que influenciam a Comunicação
- Desafios de falar em público
- Linguagem Verbal e não verbal
- Voz
- Gestão do tempo e do espaço
- Ancoragem
Módulo II
Apresentação de Ciência
- Estrutura
- Apresentação de dados
- Suportes materiais
- Boas práticas e erros a evitar
- Lidar com perguntas
Pitch de Projeto
- Definição de Objetivos
- Estrutura
- Apresentação
Teses
- Estrutura
- Apresentação
Módulo III
Relação com os Media
- A construção do relacionamento com os media
- A dinâmica da agenda mediática
- Técnicas de follow-up eficazes
Conferência de Imprensa, Entrevista, Debate
- Preparação
- Estrutura da comunicação
- Mensagem
- Técnicas de Condução do Discurso
- Gestão do Tempo
- Linguagem verbal e não verbal
- Cuidados a ter e erros a evitar
Módulo IV
Comunicação Digital e Redes Sociais
- Uso estratégico de redes sociais
- Como construir autoridade online
Gestão de Crises de Comunicação
- Identificação e prevenção de crises
- Estratégias de Gestão de Crises
Estratégia pedagógica
O curso decorre presencialmente nas instalações do Ispa.
Recurso aos métodos expositivo e ativo.
Equipa pedagógica
Maria Barradas
Formadora certificada. 34 anos de carreira jornalística nas áreas da Ciência, Saúde, Sociedade, Política Internacional e geoestratégia; Media trainer, Consultora de Comunicação
Certificado e Acreditação
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.