WISC III - Escala de inteligência de Wechsler para crianças
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
Utilizar a WISC-III de acordo com as necessidades de diagnóstico identificadas
Aplicar a WISC-III de acordo com as normas estabelecidas e coligir protocolos
Integrar e articular os dados obtidos numa visão abrangente e aprofundada, explicitando devidamente pontos fortes e fracos detetados e incongruências registadas
Articular os resultados da WISC-III com outras provas aplicadas.
Destinatários
Psicólogos
Finalistas do mestrado integrado de Psicologia e de 2ºs ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1º ciclo em Ciências Psicológicas ou Psicologia)
Objetivos do curso
- Utilizar a WISC-III de acordo com as necessidades de diagnóstico identificadas;
- Aplicar a WISC-III de acordo com as normas estabelecidas e coligir protocolo;
- Integrar e articular os dados obtidos numa visão abrangente e aprofundada, explicitando
- devidamente pontos fortes e fracos detetados e incongruências registadas;
- Articular os resultados da WISC-III com outras provas aplicadas.
Percurso de aprendizagem
Enquadramento concetual (2h) – Avaliação cognitiva. Inteligência. A caraterística da avaliação psicológica. A caraterização do pedido de avaliação por profissionais (professores, psiquiatras, assistentes sociais) e pais. O que muda entre a WISC-III e a WISC-IV ?
Descrição da escala (2h) – Organização da escala. Introdução à escla, sua estrutura e finalidade. Princípios básicos na administração da WISC-III. Procedimentos na administração da WISC-III. Apresentação detalhada dos subtestes (subtestes verbais, subtestes de realização, QI’s e Índices Factoriais)
Aplicação do instrumento (2h) – Condições e critérios de administração
Cotação (2h) – Cotação das respostas passo a passo. Critérios da cotação. Cálculo dos resultados brutos e sua conversão em padronizados
Interpretação dos resultados (2h) – Análise quantitativa e qualitativa. Aplicações educacionais da WISC-III
Especificidades da WISC-III em casos clínicos (2h) – Análises de diferentes protocolos com diferentes categorias nosológicas diversas
Relatório de avaliação (2h) – Elaboração de um relatório de avaliação. Os relatórios orais e escritos. Integração dos resultados no âmbito da bateria de testes aplicados. Devolução dos resultados consoante o destinatário
Assessoria na interpretação de casos reais (4h) – Protocolos aplicados pelos formandos na sua prática
Estratégia pedagógica
Exposições teórico-práticas, análise de casos
Equipa pedagógica
Sílvia Duarte
Psicóloga Clínica
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, em Psicologia da Educação e em Psicoterapia.
Psicóloga na Escola Luís Madureira - Santa Casa da Misericórdia da Amadora.
Certificado e Acreditação
O Certificado de Participação é atribuído aos formandos que não pretendam ser sujeitos à avaliação das aprendizagens.
O Certificado de Formação é atribuído aos formandos que realizam a avaliação das aprendizagens com aproveitamento. Esta é obrigatória no percurso de Pós-graduação modular.
Em ambos os casos, a assiduidade tem de ser igual ou superior a 90% da carga horária total.
CREDITAÇÃO PELA ORDEM DOS PSICÓLOGOS
A obtenção dos créditos atribuídos pela Ordem dos Psicólogos (7,5 créditos nas especialidades gerais de Psicologia Clínica e da Saúde e de Psicologia da Educação, e na especialidade avançada de Necessidades Educativas Especiais) é exclusiva para formandos Psicólogos e supõe a realização avaliação através de um relatório final sobre um caso.
A obtenção dos créditos é válida apenas para acções frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da acção formativa pela OPP. Não tem efeito retroactivo.
Requisitos técnicos
No ato de inscrição é necessário comprovar habilitações e/ou enviar cartão da Ordem dos Psicólogos
Pós Graduação Modular
ACESSO A DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Mais informações sobre a Pós-Graduação: Pós-Graduação em Avaliação Psicológica | Formação Ispa
Cursos/Módulos integrantes da Pós-Graduação:
Módulo | Horas de contacto | Horas trabalho autónomo | ECTS | Mais informações |
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Avaliação Psicológica da Criança | 32h | 60h | 4 | Saiba Mais |
Avaliação Psicológica do Adulto e do Idoso | 24h | 40h | 3 | Saiba Mais |
Avaliação Psicológica de Condutores | 21h | 50h | 3 | Saiba Mais |
WISC III | 15h | 30h | 2 | Saiba Mais |
Técnica Rorschach | 24h | 45h | 3 | Saiba Mais |
O acesso a diploma de pós-graduação é facultativa mas implica submeter-se a avaliação das aprendizagens.