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Oficina de formação: Critérios e estratégias de educação da democraticidade

Oficina de formação: Critérios e estratégias de educação da democraticidade
DURAÇÃO
30H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
INVESTIMENTO
sob consulta
PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

A crescente complexidade do mundo, de que falava a Carta da Disciplinaridade (no segundo «considerando» do seu Preâmbulo) e fala mais recentemente o Relatório da Comissão Internacional sobre os futuros da educação (com o título de «Reimaginar nossos futuros juntos), exige que os cidadãos saibam conviver com a complexidade, especialmente desafiante numa sociedade democrática. Infere-se assim a necessidade de uma educação para a democraticidade, que, por exemplo, está latente no recente Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, editado pelo Ministério da Educação em 2017.

Esta Oficina de formação pretende contribuir para uma compreensão da complexidade do mundo e das suas exigências para um convívio democrático que permita tomar consciência dos critérios pedagógicos que um educador ou professor (qualquer educador ou professor, pois a cidadania é transdisciplinar) deve respeitar para uma educação da democraticidade. E, uma vez definidos os critérios, poder-se-á explorar possíveis ações estratégicas (atitudes, comportamentos ou iniciativas concretas)queum educador ou professor (recorde-se: qualquer educador ou professor) pode adotar e promover tendo por objetivo a educação da democraticidade.

A Oficina pretende seguir os princípios metodológicos de uma investigação colaborativa sobre a prática, de modo que, como corresponde a uma Oficina de Formação, o foco estará em desenvolver uma reflexão (contínua e colaborativa) de todos os participantes.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário (Cód. Destinatários 15)

Área de formação: Ética e deontológica

Objetivos do curso

Com o objetivo geral de promover uma efetiva educação da democraticidade, os participantes, no final do curso, devem ser capazes de:

  1. Reconhecer a complexidade da sociedade, as suas causas e consequências.
  2. Diferenciar as características da democracia adequadas a uma política da complexidade.
  3. Refletir e interiorizar sobre os critérios que o educador deve praticar, promover e valorizar para a educação da democraticidade.
  4. Valorizar as competências identificadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória para a educação da democraticidade.
  5. Experimentar e partilhar estratégias promotoras da democraticidade dos alunos.

Percurso de aprendizagem

Módulo 1: Enquadramento teórico da democracia complexa no contexto de uma sociologia da complexidade. Discussão dos critérios para a educação a democraticidade.

Módulo 2: Proposta de investigação colaborativa. Identificação e partilha de práticas que estrategicamente promovem a democraticidade dos alunos.

Módulo 3: Apresentação e discussão de resultados.

Estratégia pedagógica

No Módulo 1 serão privilegiadas estratégias práticas (breves questionários, Philip 6-6, Diagrama de afinidades, por exemplo) que estimulem o diálogo, realizem o enquadramento teórico e contribuam para uma maior valorização dos critérios para a educação da democraticidade.

No Módulo 2 será apresentado um desafio de investigação colaborativa e utilizadas grelhas que auxiliem cada participante na definição de objetivos e estratégias pessoais. Este Módulo pretende iniciar e organizar o trabalho autónomo que será solicitado aos formandos.

O Módulo 3 prevê a apresentação e partilha das conclusões do trabalho realizado de investigação colaborativa, que espelhe a aplicação no terreno de estratégias concretas de promoção da democraticidade.

Trabalho Autónomo

Relatório de autoavaliação das práticas pedagógicas que promovem a democraticidade.

Trabalho de investigação sobre estratégias implementadas que contribuem para a educação da democraticidade, sustentada em registos que possam ser objetos de reflexão para todos os formandos.

AVALIAÇÃO

A avaliação dos formandos será realizada pela resposta aos inquéritos e apresentação de relatórios solicitados nos diversos módulos.

Equipa pedagógica

António Luís Montiel

Professor Auxiliar e Diretor da Licenciatura em Educação Básica do ISPA, Instituto Universitário. Doutorado em Filosofia da Educação e Professor Especialista em Orientação da Aprendizagem

Certificado e Acreditação

O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Testemunhos

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