Oficina de formação: Critérios e estratégias de educação da democraticidade

Descrição
A crescente complexidade do mundo, de que falava a Carta da Disciplinaridade (no segundo «considerando» do seu Preâmbulo) e fala mais recentemente o Relatório da Comissão Internacional sobre os futuros da educação (com o título de «Reimaginar nossos futuros juntos), exige que os cidadãos saibam conviver com a complexidade, especialmente desafiante numa sociedade democrática. Infere-se assim a necessidade de uma educação para a democraticidade, que, por exemplo, está latente no recente Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, editado pelo Ministério da Educação em 2017.
Esta Oficina de formação pretende contribuir para uma compreensão da complexidade do mundo e das suas exigências para um convívio democrático que permita tomar consciência dos critérios pedagógicos que um educador ou professor (qualquer educador ou professor, pois a cidadania é transdisciplinar) deve respeitar para uma educação da democraticidade. E, uma vez definidos os critérios, poder-se-á explorar possíveis ações estratégicas (atitudes, comportamentos ou iniciativas concretas)queum educador ou professor (recorde-se: qualquer educador ou professor) pode adotar e promover tendo por objetivo a educação da democraticidade.
A Oficina pretende seguir os princípios metodológicos de uma investigação colaborativa sobre a prática, de modo que, como corresponde a uma Oficina de Formação, o foco estará em desenvolver uma reflexão (contínua e colaborativa) de todos os participantes.
Destinatários
Professores dos Ensinos Básico e Secundário (Cód. Destinatários 15)
Área de formação: Ética e deontológica
Objetivos do curso
Com o objetivo geral de promover uma efetiva educação da democraticidade, os participantes, no final do curso, devem ser capazes de:
- Reconhecer a complexidade da sociedade, as suas causas e consequências.
- Diferenciar as características da democracia adequadas a uma política da complexidade.
- Refletir e interiorizar sobre os critérios que o educador deve praticar, promover e valorizar para a educação da democraticidade.
- Valorizar as competências identificadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória para a educação da democraticidade.
- Experimentar e partilhar estratégias promotoras da democraticidade dos alunos.
Percurso de aprendizagem
Módulo 1: Enquadramento teórico da democracia complexa no contexto de uma sociologia da complexidade. Discussão dos critérios para a educação a democraticidade.
Módulo 2: Proposta de investigação colaborativa. Identificação e partilha de práticas que estrategicamente promovem a democraticidade dos alunos.
Módulo 3: Apresentação e discussão de resultados.
Estratégia pedagógica
No Módulo 1 serão privilegiadas estratégias práticas (breves questionários, Philip 6-6, Diagrama de afinidades, por exemplo) que estimulem o diálogo, realizem o enquadramento teórico e contribuam para uma maior valorização dos critérios para a educação da democraticidade.
No Módulo 2 será apresentado um desafio de investigação colaborativa e utilizadas grelhas que auxiliem cada participante na definição de objetivos e estratégias pessoais. Este Módulo pretende iniciar e organizar o trabalho autónomo que será solicitado aos formandos.
O Módulo 3 prevê a apresentação e partilha das conclusões do trabalho realizado de investigação colaborativa, que espelhe a aplicação no terreno de estratégias concretas de promoção da democraticidade.
Trabalho Autónomo
Relatório de autoavaliação das práticas pedagógicas que promovem a democraticidade.
Trabalho de investigação sobre estratégias implementadas que contribuem para a educação da democraticidade, sustentada em registos que possam ser objetos de reflexão para todos os formandos.
AVALIAÇÃO
A avaliação dos formandos será realizada pela resposta aos inquéritos e apresentação de relatórios solicitados nos diversos módulos.
Equipa pedagógica
António Luís Montiel
Professor Auxiliar e Diretor da Licenciatura em Educação Básica do ISPA, Instituto Universitário. Doutorado em Filosofia da Educação e Professor Especialista em Orientação da Aprendizagem
Certificado e Acreditação
O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).