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Oficina de formação: Contributos da avaliação formativa para uma educação personalizada e inclusiva

Oficina de formação: Contributos da avaliação formativa para uma educação personalizada e inclusiva
DURAÇÃO
30H
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
INVESTIMENTO
sob consulta

Detalhe/Condições de investimento

 

 

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

As mais recentes diretrizes para o desenvolvimento de competências transversais nos alunos (em sintonia com os DL 54 e 55 de 2018) requerem que sejam dadas oportunidades de inovação pedagógica aos professores, nomeadamente na prática da avaliação formativa necessária para uma autêntica diferenciação pedagógica e educação inclusiva.

 

Para o efeito contribuem múltiplas publicações e ações prolongadas de formação. No entanto, os professores podem experimentar dificuldades nas suas práticas para uma efetiva operacionalização da avaliação formativa.

 

Esta Oficina de formação pretende contribuir para uma tomada de consciência dessas dificuldades e a partilha de experiências, que permitam a cada formando conceber e introduzir nas suas práticas as metodologias e técnicas que lhes forem mais adequadas.

 

A Oficina pretende seguir os princípios metodológicos de uma investigação colaborativa sobre a prática, de modo que, como corresponde a uma Oficina de Formação, o foco estará em desenvolver uma reflexão (contínua e colaborativa) de todos os participantes.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário (Cód. Destinatários 15)

Área de formação: B – Prática pedagógica e didática na docência 

Objetivos do curso

Com o objetivo geral de promover uma efetiva prática de avaliação formativa, que contribua para uma autêntica diferenciação pedagógica e educação inclusiva., esta formação pretende:

1.         Valorizar a avaliação formativa para preservar os princípios orientadores de uma educação inclusiva.

2.         Categorizar os desafios do professor para implementar uma eficaz avaliação formativa.

3.         Identificar e partilhar práticas que possam ajudar cada docente a superar os desafios da avaliação formativa.

Percurso de aprendizagem

Módulo 1: Conceito, desafios e critérios de avaliação formativa para uma educação inclusiva.

Módulo 2: Proposta de investigação colaborativa. Autoavaliação e partilha das práticas de avaliação formativa e definição de objetivos e estratégias pessoais.

Módulo 3: Apresentação e discussão de resultados.

Estratégia pedagógica

No Módulo 1 serão privilegiadas estratégias práticas (breves questionários, Philip 6-6, Diagrama de afinidades, por exemplo) que estimulem o diálogo, realizem o enquadramento teórico e contribuam para uma maior valorização dos princípios e desafios da prática de uma efetiva avaliação formativa.

No Módulo 2 será apresentado um desafio de investigação colaborativa e utilizadas grelhas que auxiliem cada participante na autoavaliação e na definição de objetivos e estratégias pessoais. Este Módulo pretende iniciar e organizar o trabalho autónomo que será solicitado aos formandos.

O Módulo 3 prevê a apresentação e partilha das conclusões do trabalho realizado de investigação colaborativa, que espelhe a aplicação no terreno de estratégias concretas de avaliação formativa.

Trabalho Autónomo

Realização de um relatório de autoavaliação das práticas de avaliação formativa.

Trabalho de investigação sobre a prática de avaliação formativa, sustentada em registos que possam ser objetos de reflexão para todos os formandos.

Equipa pedagógica

António Luís Montiel

Professor Auxiliar e Diretor da Licenciatura em Educação Básica do ISPA, Instituto Universitário. Doutorado em Filosofia da Educação e Professor Especialista em Orientação da Aprendizagem

Certificado e Acreditação

O Certificado de Frequência/Aproveitamento será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.

 

Registo de acreditação: CCPFC/ACC-111716/21

 

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).