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Critérios e estratégias de educação da democraticidade

Critérios e estratégias de educação da democraticidade
DURAÇÃO
Oficina de Formação
FORMATO
A distância
IDIOMA
Português
PLATAFORMA
Zoom
ACREDITAÇÃO
Ação acreditada pelo CCPFC
INVESTIMENTO
Sob Consulta
PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

A crescente complexidade do mundo, de que falava a Carta da Disciplinaridade (no segundo «considerando» do seu Preâmbulo) e fala mais recentemente o Relatório da Comissão Internacional sobre os futuros da educação (com o título de «Reimaginar nossos futuros juntos), exige que os cidadãos saibam conviver com a complexidade, especialmente desafiante numa sociedade democrática. Infere-se assim a necessidade de uma educação para a democraticidade, que, por exemplo, está latente no recente Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, editado pelo Ministério da Educação em 2017.

 

Esta Oficina de formação pretende contribuir para uma compreensão da complexidade do mundo e das suas exigências para um convívio democrático que permita tomar consciência dos critérios pedagógicos que um educador ou professor (qualquer educador ou professor, pois a cidadania é transdisciplinar) deve respeitar para uma educação da democraticidade. E, uma vez definidos os critérios, poder-se-á explorar possíveis ações estratégicas (atitudes, comportamentos ou iniciativas concretas) que um educador ou professor (recorde-se: qualquer educador ou professor) pode adotar e promover tendo por objetivo a educação da democraticidade.

 

A Oficina pretende seguir os princípios metodológicos de uma investigação colaborativa sobre a prática, de modo que, como corresponde a uma Oficina de Formação, o foco estará em desenvolver uma reflexão (contínua e colaborativa) de todos os participantes.

 

Destinatários

Professores e Educadores

Objetivos do curso

Com o objetivo geral de promover uma efetiva educação da democraticidade, os participantes, no final do curso, devem ser capazes de:

 

1.  Reconhecer a complexidade da sociedade, as suas causas e consequências.

2.  Diferenciar as características da democracia adequadas a uma política da complexidade.

3.  Refletir e interiorizar sobre os critérios que o educador deve praticar, promover e valorizar para a educação da democraticidade.

4.  Valorizar as competências identificadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória para a educação da democraticidade.

5.  Experimentar e partilhar estratégias promotoras da democraticidade dos alunos.

 

 

Percurso de aprendizagem

Módulo 1: Enquadramento teórico da democracia complexa no contexto de uma sociologia da complexidade. Discussão dos critérios para a educação a democraticidade.

No Módulo 1 serão privilegiadas estratégias práticas (breves questionários, Philip 6-6, Diagrama de afinidades, por exemplo) que estimulem o diálogo, realizem o enquadramento teórico e contribuam para uma maior valorização dos critérios para a educação da democraticidade.

 

Módulo 2: Proposta de investigação colaborativa. Identificação e partilha de práticas que estrategicamente promovem a democraticidade dos alunos.

No Módulo 2 será apresentado um desafio de investigação colaborativa e utilizadas grelhas que auxiliem cada participante na definição de objetivos e estratégias pessoais. Este Módulo pretende iniciar e organizar o trabalho autónomo que será solicitado aos formandos.

 

Módulo 3: Apresentação e discussão de resultados.

O Módulo 3 prevê a apresentação e partilha das conclusões do trabalho realizado de investigação colaborativa, que espelhe a aplicação no terreno de estratégias concretas de promoção da democraticidade.

 

Estratégia pedagógica

Oficina  de Formação

 

Trabalho autónomo

Relatório de autoavaliação das práticas pedagógicas que promovem a democraticidade.

Trabalho de investigação sobre estratégias implementadas que contribuem para a educação da democraticidade, sustentada em registos que possam ser objetos de reflexão para todos os formandos.

 

Regime de avaliação dos formandos

A avaliação dos formandos será realizada pela resposta aos inquéritos e apresentação de relatórios solicitados nos diversos módulos.

 

Certificado e Acreditação

Ação acreditada pelo CCPFC