Critérios e estratégias de educação da democraticidade
Detalhe/Condições de investimento
Fatura
Caso pretenda a emissão da fatura relativa aos pagamentos em nome de uma instituição/empresa deverá contactar-nos para o email fi@ispa.pt antes de realizar qualquer pagamento.
Os pagamentos nestas situações têm obrigatoriamente de ser realizados através de transferência bancária.
Possibilidade de fracionamento
No caso do pagamento fracionado as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até ao final do primeiro mês de formação
Nota: com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
Atenção: Caso já tenha sito aluno do ISPA ou da Formação ISPA, utilize as credenciais anteriormente atribuídas.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
A crescente complexidade do mundo, de que falava a Carta da Disciplinaridade (no segundo «considerando» do seu Preâmbulo) e fala mais recentemente o Relatório da Comissão Internacional sobre os futuros da educação (com o título de «Reimaginar nossos futuros juntos), exige que os cidadãos saibam conviver com a complexidade, especialmente desafiante numa sociedade democrática. Infere-se assim a necessidade de uma educação para a democraticidade, que, por exemplo, está latente no recente Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, editado pelo Ministério da Educação em 2017.
Esta Oficina de formação pretende contribuir para uma compreensão da complexidade do mundo e das suas exigências para um convívio democrático que permita tomar consciência dos critérios pedagógicos que um educador ou professor (qualquer educador ou professor, pois a cidadania é transdisciplinar) deve respeitar para uma educação da democraticidade. E, uma vez definidos os critérios, poder-se-á explorar possíveis ações estratégicas (atitudes, comportamentos ou iniciativas concretas) que um educador ou professor (recorde-se: qualquer educador ou professor) pode adotar e promover tendo por objetivo a educação da democraticidade.
A Oficina pretende seguir os princípios metodológicos de uma investigação colaborativa sobre a prática, de modo que, como corresponde a uma Oficina de Formação, o foco estará em desenvolver uma reflexão (contínua e colaborativa) de todos os participantes.
Destinatários
Professores e Educadores
Objetivos do curso
Com o objetivo geral de promover uma efetiva educação da democraticidade, os participantes, no final do curso, devem ser capazes de:
1. Reconhecer a complexidade da sociedade, as suas causas e consequências.
2. Diferenciar as características da democracia adequadas a uma política da complexidade.
3. Refletir e interiorizar sobre os critérios que o educador deve praticar, promover e valorizar para a educação da democraticidade.
4. Valorizar as competências identificadas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória para a educação da democraticidade.
5. Experimentar e partilhar estratégias promotoras da democraticidade dos alunos.
Percurso de aprendizagem
Módulo 1: Enquadramento teórico da democracia complexa no contexto de uma sociologia da complexidade. Discussão dos critérios para a educação a democraticidade.
No Módulo 1 serão privilegiadas estratégias práticas (breves questionários, Philip 6-6, Diagrama de afinidades, por exemplo) que estimulem o diálogo, realizem o enquadramento teórico e contribuam para uma maior valorização dos critérios para a educação da democraticidade.
Módulo 2: Proposta de investigação colaborativa. Identificação e partilha de práticas que estrategicamente promovem a democraticidade dos alunos.
No Módulo 2 será apresentado um desafio de investigação colaborativa e utilizadas grelhas que auxiliem cada participante na definição de objetivos e estratégias pessoais. Este Módulo pretende iniciar e organizar o trabalho autónomo que será solicitado aos formandos.
Módulo 3: Apresentação e discussão de resultados.
O Módulo 3 prevê a apresentação e partilha das conclusões do trabalho realizado de investigação colaborativa, que espelhe a aplicação no terreno de estratégias concretas de promoção da democraticidade.
Estratégia pedagógica
Oficina de Formação
Trabalho autónomo
Relatório de autoavaliação das práticas pedagógicas que promovem a democraticidade.
Trabalho de investigação sobre estratégias implementadas que contribuem para a educação da democraticidade, sustentada em registos que possam ser objetos de reflexão para todos os formandos.
Regime de avaliação dos formandos
A avaliação dos formandos será realizada pela resposta aos inquéritos e apresentação de relatórios solicitados nos diversos módulos.
Certificado e Acreditação
Ação acreditada pelo CCPFC