Inteligência Emocional
Detalhe/Condições de investimento
No caso do pagamento fracionado, as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:
- primeira prestação - no ato de inscrição.
- segunda prestação - até à data de início do curso.
- terceira prestação - até à data de término do curso.
Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.
É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.
Número máximo de inscrições - 20 vagas
Descrição
No passado, a inteligência e emoção eram vistas como opostos. Atualmente, e de forma fundamentada, percebe-se como os processos cognitivos e emocionais estão interligados e determinam a forma como se pensa e se age.
Considerando a exigência do dia-a-dia organizacional, em que cada decisão conta e em que se colabora com muitas pessoas, complementarmente à competência técnica e experiência, as competências de inteligência emocional são determinantes na qualidade do desempenho, da interação e da liderança.
Com este curso tem acesso a um conjunto de recursos, validados cientificamente, que lhe permitem reconhecer e desenvolver as principais competências inerentes à inteligência emocional. Desta forma, torna-se mais capaz de regular elevados níveis de stress, gerir conflitos e comunicar com empatia.
Destinatários
Todos os profissionais que pretendam desenvolver ou potenciar as suas competências de inteligência emocional.
Objetivos do curso
- Fomentar bons níveis de autoconsciência e atenção plena, em que se é capaz de reconhecer, nomear, legitimar e explorar os pensamentos, emoções, sensações físicas e comportamentos presentes, no aqui e no agora, sem julgamento e com curiosidade.
- Introduzir práticas de regulação emocional, para desenvolver a capacidade de gerir a intensidade das emoções e tornar adaptativa a sua expressão.
- Promover a empatia, como critério base de relações de cooperação e entreajuda.
- Desenvolver a motivação intrínseca, criando estratégias para a abastecer diariamente e diminuindo a dependência de motivadores externos.
- Favorecer consciência social, em que se é capaz de reconhecer, nomear e lidar com as emoções e comportamentos de outros, mantendo um bom clima organizacional.
Percurso de aprendizagem
1º FASE - Formação presencial
Módulo 1: Autoconsciência | Ganhar Foco na Era da Distração
- Treino de auto-observação com atenção focada
- Promoção de literacia emocional | Emotions are data
Módulo 2: Regulação emocional | Aprender a surfar impulsos
- Treino de autorregulação: promover flexibilidade, capacidade de adaptação à mudança e gestão de conflitos.
- Mais decisões e comportamentos conscientes, menos reatividade
Módulo 3: Empatia | Fomentar o respeito pelo outro
- Empatia como base de uma cultura organizacional de cooperação
- Empatia: ponto de partida para uma comunicação eficaz
Módulo 4: Motivação intrínseca | A capacidade de nos auto motivarmos
- Aprender a abastecer motivação intrínseca
- Lidar com a frustração e a adversidade sem perder a motivação
Módulo 5: Competências sociais |Saber trabalhar em equipa
- Escuta ativa, competências de comunicação verbal e não verbal e empatia.
- Fomentar consciência social em contexto organizacional.
2ª FASE
Acompanhamento em grupo (a distância)
3ª FASE
Sessão FollowUp (Presencial)
Estratégia pedagógica
Com base em exercícios individuais e de grupo (jogos pedagógicos, role-play, estudos de caso, entre outros) é promovida a reflexão individual e em grupo.
Tendo por base a experiência vivida pelos participantes, são apresentadas as competências base da inteligência emocional e as respetivas práticas promotoras de desenvolvimento pessoal e profissional.
Equipa pedagógica
Filipa Jardim Silva
Profissional com experiência em PSICOLOGIA CLÍNICA em diversos contextos (Comunitário, Estatal, Privado, Empresarial) desde 2008 – Supervisão Clínica, Avaliação Psicológica e Acompanhamento Psicológico individual e em grupo, a crianças, adolescentes e adultos - e FORMAÇÃO em áreas de Psicologia Clínica e Potenciação de recursos pessoais (Soft Skills). Formação em Sistemas Familiares Internos (nível 1), Terapeuta EMDR nível 2 e Formação Pós-Graduada em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental Integrada (APTCCI). Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Europsy – Certificado Europeu de Psicologia.
Formação em Lean Management (nível 1) e em Inteligência Emocional pelo Search Inside Yourself Leadership Institute.
Fundou em 2020 a Academia Transformar, um coletivo de profissionais de saúde que hoje coordena. Colabora frequentemente com diversos órgãos de comunicação social e variadas entidades, assumindo-se uma embaixadora de mudanças sustentáveis e saúde integrada.
Certificado e Acreditação
O Certificado de Participação será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.
A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).
Requisitos técnicos
Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:
- Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
- Aplicação Zoom;
- Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.