page--front.tpl.php

Inteligência Emocional

Inteligência Emocional
DURAÇÃO
24H
FORMATO
Presencial
IDIOMA
Português

Detalhe/Condições de investimento

No caso do pagamento fracionado, as prestações devem ser liquidadas nos seguintes momentos:

  • primeira prestação - no ato de inscrição.
  • segunda prestação - até à data de início do curso. 
  • terceira prestação - até à data de término do curso.

 

Nota: Com o pagamento da primeira prestação e verificando-se a confirmação de realização do curso, entre os 9 e 3 dias antes da data de início, o aluno fica comprometido a liquidar o valor total do curso.

 

É aceite o cancelamento da inscrição até 10 dias antes da data de início, sendo o participante reembolsado na íntegra (100%). Cancelamentos efetuados entre 9 e 4 dias da data de início do curso, inclusive, o participante será reembolsado em 50%. Não haverá lugar a reembolso para desistências até 3 dias antes do início do curso e após confirmação do mesmo.

 

Número máximo de inscrições - 20 vagas

PÓS GRADUAÇÃO MODULAR
Não

Descrição

No passado, a inteligência e emoção eram vistas como opostos. Atualmente, e de forma fundamentada, percebe-se como os processos cognitivos e emocionais estão interligados e determinam a forma como se pensa e se age.

Considerando a exigência do dia-a-dia organizacional, em que cada decisão conta e em que se colabora com muitas pessoas, complementarmente à competência técnica e experiência, as competências de inteligência emocional são determinantes na qualidade do desempenho, da interação e da liderança.

Com este curso tem acesso a um conjunto de recursos, validados cientificamente, que lhe permitem reconhecer e desenvolver as principais competências inerentes à inteligência emocional. Desta forma, torna-se mais capaz de regular elevados níveis de stress, gerir conflitos e comunicar com empatia.

Destinatários

Todos os profissionais que pretendam desenvolver ou potenciar as suas competências de inteligência emocional. 

Objetivos do curso

  • Fomentar bons níveis de autoconsciência e atenção plena, em que se é capaz de reconhecer, nomear, legitimar e explorar os pensamentos, emoções, sensações físicas e comportamentos presentes, no aqui e no agora, sem julgamento e com curiosidade.
  • Introduzir práticas de regulação emocional, para desenvolver a capacidade de gerir a intensidade das emoções e tornar adaptativa a sua expressão.
  • Promover a empatia, como critério base de relações de cooperação e entreajuda.
  • Desenvolver a motivação intrínseca, criando estratégias para a abastecer diariamente e diminuindo a dependência de motivadores externos.
  • Favorecer consciência social, em que se é capaz de reconhecer, nomear e lidar com as emoções e comportamentos de outros, mantendo um bom clima organizacional.

Percurso de aprendizagem

1º FASE - Formação presencial

 

Módulo 1: Autoconsciência | Ganhar Foco na Era da Distração

  • Treino de auto-observação com atenção focada
  • Promoção de literacia emocional | Emotions are data

 

Módulo 2: Regulação emocional | Aprender a surfar impulsos

  • Treino de autorregulação: promover flexibilidade, capacidade de adaptação à mudança e gestão de conflitos.
  • Mais decisões e comportamentos conscientes, menos reatividade

 

Módulo 3: Empatia | Fomentar o respeito pelo outro

  • Empatia como base de uma cultura organizacional de cooperação
  • Empatia: ponto de partida para uma comunicação eficaz

 

Módulo 4: Motivação intrínseca | A capacidade de nos auto motivarmos

  • Aprender a abastecer motivação intrínseca
  • Lidar com a frustração e a adversidade sem perder a motivação

 

Módulo 5: Competências sociais |Saber trabalhar em equipa

  • Escuta ativa, competências de comunicação verbal e não verbal e empatia.
  • Fomentar consciência social em contexto organizacional.

 

2ª FASE

Acompanhamento em grupo (a distância)

 

3ª FASE

Sessão FollowUp (Presencial) 

Estratégia pedagógica

Com base em exercícios individuais e de grupo (jogos pedagógicos, role-play, estudos de caso, entre outros) é promovida a reflexão individual e em grupo.

Tendo por base a experiência vivida pelos participantes, são apresentadas as competências base da inteligência emocional e as respetivas práticas promotoras de desenvolvimento pessoal e profissional.

Equipa pedagógica

Filipa Jardim Silva

Profissional com experiência em PSICOLOGIA CLÍNICA em diversos contextos (Comunitário, Estatal, Privado, Empresarial) desde 2008 – Supervisão Clínica, Avaliação Psicológica e Acompanhamento Psicológico individual e em grupo, a crianças, adolescentes e adultos - e FORMAÇÃO em áreas de Psicologia Clínica e Potenciação de recursos pessoais (Soft Skills). Formação em Sistemas Familiares Internos (nível 1), Terapeuta EMDR nível 2 e Formação Pós-Graduada em Psicoterapia Cognitivo-Comportamental Integrada (APTCCI). Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Europsy – Certificado Europeu de Psicologia. 

Formação em Lean Management (nível 1) e em Inteligência Emocional pelo Search Inside Yourself Leadership Institute.

Fundou em 2020 a Academia Transformar, um coletivo de profissionais de saúde que hoje coordena. Colabora frequentemente com diversos órgãos de comunicação social e variadas entidades, assumindo-se uma embaixadora de mudanças sustentáveis e saúde integrada.  

Certificado e Acreditação

O Certificado de Participação será atribuído desde que a assiduidade seja igual ou superior a 90 % da carga horária total.

A Formação Ispa observará o previsto na lei de proteção de dados pessoais (Regulamento 2016/679 do Parlamento Europeu de 26 de abril de 2016, com execução assegurada pela Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto).

Requisitos técnicos

Os candidatos à frequência deste curso devem reunir os seguintes requisitos:

  • Ter acesso a um computador / telemóvel / tablet com ligação à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Internet Explorer, Firefox ou Safari;
  • Aplicação Zoom;
  • Ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador.